WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Passamento
Ano 1 - N° 10 - 20 de Junho de 2007
EUNICE DE OLIVEIRA CAZETTA
eunicecazetta@yahoo.com.br

Londrina, Paraná (Brasil)


Pedro Cândido Romero
 

Foi sepultado ontem, dia 19, às 10h25, no Parque das Oliveiras, em Londrina (PR), o corpo de nosso estimado confrade Pedro Cândido Romero, um dos baluartes do movimento espírita da cidade, cujo falecimento ocorreu no dia anterior, à tarde. Natural de Franca (SP), onde nasceu em 29 de maio de 1928, Pedro veio ainda criança para Londrina,

com os pais e irmãos, em busca de uma melhor oportunidade, que a região norte do Paraná ofereceu a tantos imigrantes. Corria o ano de 1938 quando seus familiares chegaram à região.

Em Londrina constituiu família e dedicou-se profissionalmente à área de construção de casas e prédios, destacando-se também por sua participação nas atividades de assistência social, em que se empenhou a vida inteira.

Ele e sua irmã Nair tornaram-se espíritas na década de 1950. Em seguida, Pedro engajou-se na sucursal londrinense da Legião da Boa Vontade, que ajudou muitas pessoas carentes aqui e no Brasil inteiro.

Mais tarde, já integrado nas atividades da União Espírita de Londrina, atualmente Centro Espírita Nosso Lar, foi dirigir o Albergue Noturno Raul Faria Carneiro, situado na Rua Araguaia, na Vila Nova, então departamento do "Nosso Lar". Dirigiu o Albergue por cerca de dez anos ininterruptamente, só deixando essa função quando passou a dirigir o Lar Anália Franco de Londrina, tarefa a que se dedicou nos últimos trinta anos de sua existência, a qual somente foi interrompida pela enfermidade que acabou retirando o amigo do nosso convívio.

Embora sem nenhum alarde, a notícia de seu falecimento levou muitas pessoas ao Parque das Oliveiras, onde se realizaram o velório e o sepultamento. Momentos antes da inumação do seu corpo, nosso confrade Pedro Vanderlei Paulino disse comoventes palavras a respeito do amigo, antes de Dalva Arantes e Terezinha Demartino, estimadas amigas do Pedro, fazerem preces em intenção do falecido, as quais foram acompanhadas com emoção pelos presentes.

À beira do túmulo, pouco antes do sepultamento, Astolfo Olegário de Oliveira Filho prestou a homenagem dos espíritas de Londrina ao confrade Pedro Cândido Romero, lembrando seu trabalho e sua trajetória nas atividades a que se dedicou desde os tempos da L.B.V. até a fundação do Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, uma das heranças mais valiosas, no campo espírita, deixadas pelo confrade.

De sua família, permanecem entre nós, encarnados, a esposa Acácia, os filhos Celso, Erli, Celi e Marquito, além de netos, sobrinhos e irmãos, aos quais enviamos nosso abraço e votos de muita paz.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita