WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 1 - N° 23 - 21 de Setembro de 2007
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

De: Claudemir Pereira Marques (Juara, Mato Grosso)
Quinta, 13 de setembro de 2007, às 15:41

Olá queridos irmãos nos ideais espíritas,
Gostaria de receber informativos deste site. Faço parte da Casa Espírita Vinha de Luz na cidade de Juara-MT.
Um abraço fraterno e que Jesus continue nos iluminando.
Claudemir

N.R.: Esclarecemos ao leitor que esta revista põe semanalmente na rede mundial de computadores uma nova edição, mas as edições anteriores e tudo o que o site contém permanecem na rede, à disposição do internauta, que pode imprimir, baixar e utilizar como queira as matérias aqui veiculadas. É preciso unicamente que o leitor acesse o site, porque não temos por norma enviar os textos a quem quer que seja. É o internauta que deve buscá-los acessando o site www.oconsolador.com 
 


De: José Cardoso dos Reis (Fátima, Bahia)
Domingo, 9 de setembro de 2007, às 14:01

Sr. Diretor,
Peço orações para abrandar a natureza de M. Desterrai os maus desejos dele, desterrai todas as maldades dele, que ele tem com J. (Segue-se a descrição de vários fatos relacionados com o caso.)
José Cardoso dos Reis   
N.R.: Já lembramos ao leitor a norma que esta revista segue em casos como o que ele descreve. Consta do link Esclareça suas dúvidas, referido na página inicial desta revista, a seguinte informação: “Para pedido de preces, assistência e socorro espiritual, procure uma instituição espírita próxima de sua casa.” 
O link adiante vai ajudá-lo a encontrá-la :
http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Ivan Franzolim (São Paulo, SP)
Sábado, 15 de setembro de 2007, às 15:56

Caros confrades,
Ficou excelente a reportagem sobre o 5º Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita!
Obrigado pelo apoio.
Ivan


De: Lucilene Passarin (Londrina, Paraná)
Segunda, 10 de setembro de 2007, às 15:54

Olá, amigos,
Eu gostaria de saber se existe algum dado sobre a Biografia de André Luiz. Eu consultei a página de Biografias e não vi  nada sobre ele. Por favor, se puderem me indicar algo eu agradeço de coração. Fiquem em paz.
Lucilene

N.R.: Na edição número 12, de 4/7/2007, desta revista, a leitora encontrará duas matérias contendo notícias biográficas a respeito de André Luiz. Uma é o artigo “André Luiz: Cruz ou Chagas?”, de Jáder Sampaio. A outra, intitulada “Notas biográficas sobre André Luiz”, figura na parte final do texto pertinente ao livro “Nosso Lar”, cujo estudo foi concluído na referida edição.


De: Ana Lúcia Alves da Silva (Recife, Pernambuco)
Terça, 11 de setembro de 2007, às 13:41

Sr. Diretor,
Gostaria de obter o endereço do Centro Itupiara no Rio de Janeiro.
Ana Lúcia


De: Maria Cândida de Faria (São Paulo, SP)
Domingo, 16 de setembro de 2007, às 11:56
Sr. Diretor,
Primeiramente, parabéns por este site. Gostaria de saber por que foi tirado o link "Música para ouvir enquanto estiver lendo". Eu gostava muito das músicas.
Agradecida,
Cândida

N.R.: O link e o repertório de músicas citados pela leitora jamais saíram de nosso site. Aliás, desde que foi lançada na internet, em momento nenhum esta revista esteve fora do ar. Problemas de acesso ao site estiveram sempre relacionados com o servidor utilizado pelo internauta, jamais com o site www.oconsolador.com


De: Dermeval Carinhana Junior (Campinas, São Paulo)
Sexta, 14 de setembro de 2007, à 00:20

Caros companheiros espíritas,
Gostaria de apresentar aos amigos o trabalho que desenvolvemos no campo da radiofonia: a WEB Rádio Espírita Campinas. Trata-se de uma rádio via internet que pode ser acessada de qualquer ponto do mundo, inclusive por conexões discadas (telefone). Para acessá-la, basta entrar em nossa página na internet (www.adecampinas.org.br). Além dos programas ao vivo, que no momento são dois (veja programação abaixo) é possível o acesso, a qualquer momento, a programas anteriores, que se encontram gravados em nossa página. Essa semana, em um de nossos programas, o "Opinião Espírita", temos a satisfação de tratar sobre o Simpósio de Comunicação recentemente realizado pelas ADE´s SP e Campinas.
Assim, esperamos tê-los conosco nessa oportunidade, a fim de podermos trocar novas idéias, uma vez que é possível a participação dos ouvintes através da própria internet.
Nosso abraço,
Dermeval Carinhana
ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas
Web Rádio Espírita Campinas
www.adecampinas.org.br

De: Luiz Antonio Meneguetti (Campinas, São Paulo)
Domingo, 16 de setembro de 2007, às 11:35

Sr. Diretor,
Tenho visto os cardinais serem representados de muitas maneiras (inclusive em Portugal). Entre elas: 1., 2., 3. ... (só com ponto após o número);  1º, 2º, 3º,... (com o º após o número, mas sem ponto) – na imprensa oficial do Brasil, os textos legais são escritos dessa forma;   1.º, 2.º, 3.º,... (com ponto logo após o número, seguido do º);  1º., 2º., 3º. ... (com ponto após o º).
As máquinas de datilografia (as poucas que ainda existem) trazem uma variação, com um traço (-) abaixo do º (não consegui reproduzir no meu teclado...). Já cheguei a ver com dois (=) abaixo do º, seguindo a linha seu equivalente feminino.  Vi também outras formas, mas não vou me estender no assunto.
Na internet, alguns especialistas, respondendo sobre o assunto têm assumido esta ou aquela forma como correta, sem justificar sua opção, nem oferecer a base de apoio formal ou informal de sua opinião.
Pergunta: Posso entender que a forma é representação convencional (essa é a minha opinião) e utilizar a de minha preferência, ou existe uma considerada correta na língua portuguesa (se for questão de língua)? Pode informar o embasamento da resposta?
Agradeço a gentileza do costumeiro atendimento.
Luiz Antonio Meneguetti

N.R.: Respondendo à pergunta do leitor, eis o que tenho visto no uso dos ordinais: 4o  é a forma usual, natural e mesmo automática fornecida pelo programa Microsoft Word; 4o. é igual à anterior com adição de um ponto; 4.o é forma adotada na Gramática Metódica da Língua Portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida (ed. Saraiva, 36a edição, pp. 159 a 1630; e 4o  é a forma adotada no Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida (ed. Caminho Suave, pp. 209 e 211), no Manual de Redação e Estilo, de Eduardo Martins (ed. O Estado de S. Paulo, 3 a edição, pp. 199 e 200) e ainda no Manual Ordenado de Normas sobre o Tratamento da Redação Oficial - MONSTRO, vol. I, cap. 11, de Ernani Garcia dos Santos, publicado pela Secretaria da Receita Federal. A primeira forma -  4- , embora seja a mais simples e a mais comum hoje em dia, pode, no entanto, confundir-se com a expressão indicativa de graus (no caso, 4 graus). Como o próprio Napoleão Mendes de Almeida, o gramático mais respeitado deste país, usou duas formas diferentes, penso que, excluída a primeira, é válido utilizar qualquer delas, visto que não existe, ao que me consta, nenhuma norma aplicável ao assunto. Tudo se resume, então, a uma questão de gosto.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita