WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Passamento
Ano 1 - N° 26 - 12 de Outubro de 2007


Marcílio Faria de Carvalho
 

Desencarnou na sexta-feira passada, dia 5, nosso estimado confrade Marcílio Faria de Carvalho (foto), 56 anos, cujo corpo foi sepultado na mesma data, à tarde, na cidade de Apucarana (PR).

Marcílio nasceu em 19/11/1950, na capital de São Paulo, filho de Francisca Faria e João Martins de Carvalho e irmão de Luís, Jorge, João, Lúcia e Inês. Casado com Regina Áurea Pereira, de quem era divorciado, foi pai de dois filhos, Carlos Augusto, 28 anos, e Luiz Felipe, 27 anos.

Na área profissional, trabalhou em gráfica no começo da vida profissional. Depois foi vendedor e fabricante de bolsas. Em São José dos Campos, para onde se mudou em 1990, foi corretor de imóveis, e depois artesão, dedicando-se à manufatura de álbuns de fotografias.

Sua conversão ao Espiritismo deu-se após a morte de um grande amigo. Ele finalmente estava fazendo algo de que se orgulhava profissionalmente, com uma fábrica e uma loja de bolsas finas, pertencentes a esse amigo, do qual era uma espécie de braço direito. As coisas estavam cada vez melhores, até que o amigo foi assassinado em um assalto. O fato o abalou profundamente, advindo daí uma depressão que foi o motivo de ter sido levado pela esposa a um Centro Espírita, passando desde então a ler obras espíritas e a estudar a Doutrina Espírita, o que fez metodicamente sobretudo a partir de sua mudança para Londrina, em fins de 2000.

Em Londrina, engajou-se nas atividades do Centro Espírita Nosso Lar, onde participou ativamente de dois grupos – o Grupo de Estudos Espíritas “Abel Gomes” e o Círculo de Leitura “Anita Borela de Oliveira”.

Integrou a equipe dirigente da USEL – União das Sociedades Espíritas de Londrina, na gestão em que a entidade foi presidida por José Miguel da Silveira, e foi um dos participantes mais entusiasmados da SBEE, entidade que incentivou a criação de Grupos Familiares do Espiritismo nos bairros de Londrina, do que resultou a criação de várias Casas Espíritas.

Ultimamente atuava como voluntário numa equipe que visita semanalmente os enfermos internados no Hospital do Câncer de Londrina.

Seu falecimento ocorreu na fase pós-operatória de uma cirurgia cardíaca, quando ainda estava internado no Hospital João de Freitas, na cidade de Arapongas (PR). Com a demora de sua recuperação, adveio uma pneumonia que lhe foi fatal, advindo daí a desencarnação.

Ao Marcílio, que viu com entusiasmo o nascimento desta revista, o nosso abraço carinhoso, a nossa vibração, as nossas preces. Aos seus familiares – mãe, irmãos, filhos – e à ex-esposa, que ele jamais deixou de amar profundamente, a nossa saudação fraterna e a certeza de que o amigo querido em breve estará com as mãos na charrua, retomando as atividades que realizava com abnegação e boa vontade no plano em que nos encontramos.  


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita