– Qual o papel do
diálogo e da repreensão
na educação da criança?
O diálogo vai
acostumando a criança a
apresentar idéias, suas
opiniões e concepções,
diante de idéias,
opiniões e concepções de
outras pessoas,
começando com seus pais
e familiares. O diálogo
torna-se notável
instrumento democrático
para o posicionamento da
criança perante os
adultos, profundamente
educativo, impedindo a
formação de
personalidades
caprichosas, que só
estão satisfeitas quando
podem ditar a última
palavra, sempre.
A repreensão é, por sua
vez, um instrumento a
ser utilizado quando o
diálogo com as boas
conclusões não surte
efeito, ou quando a
criança se fecha às
possibilidades da boa
conversa. A repreensão,
em si mesma, é uma
chamada de atenção,
sem que haja,
obrigatoriamente,
qualquer postura de
violência.
Do livro Desafios da
Educação, 1a
edição, questão 5, de
Camilo, psicografado por
J. Raul Teixeira e
publicado pela Editora
Fráter Livros Espíritas,
de Niterói-RJ.