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Cartas
Ano 1 - N° 32 - 25 de Novembro de 2007
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

De: Elza Guapo (Astorga, Paraná)
Segunda-feira, 19 de novembro de 2007, às 7:51

Caro amigo,
Mais uma vez recorremos aos seus conhecimentos. Tivemos um palestra aqui com Isabel Andrian, de Maringá. Ela é muito estudiosa. Eu não estive presente, pois se estivesse, teria sanado a dúvida já no momento. O pessoal disse que ela informou que Jesus teve várias encarnações.
Eu acho, pela lei da evolução, que Ele teve mesmo, mas em outros planetas e não aqui.
Gostaria de saber de você.
Um grande abraço
Elza

N.R.: Já respondemos à leitora, a quem dissemos que é evidente que Jesus teve inúmeras encarnações, porque, segundo a Doutrina Espírita, ninguém chega à meta da perfeição sem passar pelas inumeráveis existências corpóreas. A dúvida limita-se, portanto, ao local onde ele teria tido suas últimas encarnações. Uma já sabemos; foi como filho de Maria de Nazaré. Não há, porém, registros nas obras espíritas de outras encarnações dele em nosso planeta, antes ou depois dessa que conhecemos. Há autores  - que reputamos não confiáveis -  que dizem que ele foi Krishna e outros iluminados que viveram em épocas remotas. Tal fato é possível, mas é altamente improvável e não tem confirmação na obra de Kardec e na de seus continuadores.


De: Maria Aparecida de Castro (Araxá, Minas Gerais)
Domingo, 18 de novembro de 2007, às 19:42
Amigos,
Qual a diferença entre anjo guardião e guia espiritual?
Maria Aparecida

N.R.: Não há, segundo pensamos, diferença entre os dois termos. Conforme a questão 490 d´O Livro dos Espíritos, anjo de guarda ou anjo guardião é o Espírito protetor pertencente a uma ordem elevada, definição que se pode aplicar também a Guia espiritual, termo que Kardec utilizou algumas vezes, como podemos ver em Obras Póstumas, no capítulo “A minha primeira iniciação no Espiritismo” (FEB, 34ª edição, p. 273) e em O Céu e o Inferno, 2ª Parte, cap. VII, caso Xumène (FEB, 54ª edição, p. 376).  


De: Rodolfo Ruiz Bolívar (Santo André, SP)
Terça, 20 de novembro de 2007, às 17:18
Olá,

Por favor, poderia me dizer o endereço do Consolador em Santo André e o de São Paulo, e o telefone, se possível.
Grato.
Rodolfo

N.R.: A revista O Consolador tem sede em Londrina, Paraná. Os contatos conosco se fazem por meio do site www.oconsolador.com/. Se o objetivo do leitor é, porém, encontrar um Centro Espírita perto de sua residência, clique no link "Esclareça suas dúvidas" e verá ali um site que traz os endereços de todos os centros espíritas situados em São Paulo e nos demais estados do Brasil. O site é este: http://www.enderecocasaespirita.org.br/.


De: Dirceu Capuchinqui (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 15 de novembro de 2007, às 21:59

Olá,
Somos da Cadir Produções e estamos oferecendo cursos de Cenotécnicas.
Esses cursos envolvem: iluminação, sonoplastia e cenotécnica (maquinarias de palco).
Para maiores informações, visite nosso link em http://cenotecnica.multiply.com
Gratos.
Dirceu Capuchinqui
Elvis de Souza
(11) 3277-5575 – E-mail: cadirprod@superig.com.br


De: Edson Luís da Silva (Osvaldo Cruz, SP)
Domingo, 18 de novembro de 2007, às 14:01

Prezados confrades,
Enviamos um artigo escrito por Jorge José de Jesus Ricardo, de Balneário Camboriú (SC), que venceu o 1º Concurso Literário para a Terceira Idade, segundo informa o livro “Poesias, Contos, Crônicas”, publicado em Florianópolis pela Editora da UDESC em 1996. Seu autor faleceu logo depois, em 1999, sem "ter" envelhecido.
Edson Luís

N.R.: Dada a beleza do texto enviado pelo leitor, reproduzimos abaixo o artigo mencionado:

Ser idoso ou ser velho

Jorge José de Jesus Ricardo

IDOSA é a pessoa que tem muita idade; VELHA é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células; a velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso.

O mesmo acontece com as coisas: há coisas que são "idosas" (antigas) e há coisas que são velhas. Um vaso da Dinastia Ming (1368-1644) pode ser uma antigüidade, uma relíquia que não tenha preço; um outro, de apenas uns 50 anos ou menos, pode ser um vaso velho, relegado a um depósito.

Você é idoso quando pergunta se vale a pena; você é velho quando, sem pensar, responde que não.

Você é idoso quando está pronto a correr riscos; você é velho quando procura correr dos riscos.

Você é idoso quando sonha; você é velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende; você é velho quando já nem ensina.

Você é idoso quando pratica esportes ou, de alguma outra forma, se exercita; você é velho quando apenas descansa.

Você é idoso quando ainda sente AMOR; você é velho quando só sente ciúmes e possessividade.

Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida; você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.

Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs; você é velho quando seu calendário só tem ontens.

O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência; ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro e é no presente que os dois se encontram.

O velho é aquele que tem carregado o peso dos anos; que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa, o velho se acaba a cada noite que termina, pois, enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina, o velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.

O idoso tem planos, o velho tem saudades.

O idoso curte o que lhe resta de vida, o velho sofre o que o aproxima da morte.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos; o velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.
O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e prenhe de esperanças. Para ele, o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega. O velho cochila no vazio de sua vidinha e suas horas se arrastam destituídas de sentido.

As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso; as rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.

Em suma, idoso e velho, duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades bem diferentes no coração.

Sou idoso (tenho quase 70 anos), mas espero que nunca fique velho.  
 


De: Gina Ventura (Londrina, Paraná)
Segunda-feira, 19 de novembro de 2007, às 10:02

Amigos,
Gostaria de saber se esta revista, no momento, está sendo publicada semanalmente? Este grupo é daqui de Londrina?
Espero tua resposta.
Um grande abraço.
Gina


De: José Espedito de Araújo (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 19 de novembro de 2007, às 06:46

Caro companheiro,
Estudando o livro O que é o Espiritismo, que está disponível nesta revista, na Biblioteca Virtual de "O Consolador", verificamos que no texto abaixo uma palavra desvirtuou todo o zelo, clareza, simplicidade e didática do nosso irmão Allan Kardec no que se refere ao assunto Espiritismo e Espiritualismo.
Vejamos:
“SEGUNDO DIÁLOGO – O Céptico
Espiritismo e Espiritualismo
(...)
A.K. A palavra espiritualista, desde muito tempo, tem uma significação bem definida; é a Academia que no-la dá: ESPIRITUALISTA é aquele ou aquela cuja doutrina é oposta ao materialismo. Todas as religiões, necessariamente, estão baseadas no Espiritualismo. Quem crê haver em nós outra coisa além da matéria, é espiritualista, o que não implica na crença nos Espíritos e nas suas manifestações. Como vós o distinguiríeis daquele que o crê? Precisar-se-ia, pois, empregar uma perífrase e dizer: é um espiritualista que crê, ou não crê, nos Espíritos. Para as coisas novas, é preciso palavras novas, se quer evitar equívocos. Se eu tivesse dado à minha REVISTA a qualificação de Espiritualista, não lhe teria de, modo algum, especificado o objeto, porque, sem faltar ao meu  título, poderia não dizer uma palavra sobre os Espíritos e mesmo combatê-los. Eu li, há algum tempo em um jornal, a propósito de uma obra filosófica, um artigo onde se dizia que o autor o havia escrito sob o ponto de vista espiritualista. Ora, os partidários dos Espíritos ficariam singularmente desapontados se, na confiança dessa indicação, tivessem acreditado nela encontrar a menor concordância com suas idéias. Portanto, se adotei as palavras Espírita e Espiritualismo, é porque elas exprimem, sem equívoco, as idéias relativas aos Espíritos. Todo espírita é, necessariamente, espiritualista, sem que todos os espiritualistas sejam espíritas. Fossem os Espíritos uma quimera e seria ainda útil existirem termos especiais para aquilo que lhes concerne, porque são necessárias palavras para as idéias falsas como para as idéias verdadeiras.”

Qual o processo para disponibilizar na internet estas obras? Pois verificamos que não há como identificar a editora, o tradutor, embora a capa nos remeta à edição da FEB.
Tendo certeza do zelo, no que tange à divulgação da Doutrina Espírita quanto à informação correta, que o amigo dispensa, as devidas providências para que seja feita a correção serão tomadas.
Informamos que tivemos a curiosidade de verificar no portal da FEB, onde para nossa surpresa não está disponível este livro.
Em outros portais ele está disponível de conformidade com uma outra edição da FEB. Informamos um deles - http://www.adeportugal.org e com o texto correto: Espírita e Espiritismo e não Espiritualismo.

Permita-me companheiro de jornada, aproveitando esta oportunidade, acrescentar:
- Verificamos que a começar pela FEB, muitas páginas eletrônicas de federativas, etc., não disponibilizam esta obra (O que é o Espiritismo?) para estudo.
- Fico a perguntar, diante de tantas campanhas para a divulgação da Doutrina Espírita, o que é válido, se partíssemos tendo como orientação o bom senso encarnado Allan Kardec quando se refere no Livro dos Médiuns, conforme abaixo, será que não teríamos um terreno com uma base mais sólida para construirmos o edifício da própria divulgação, dentro dos princípios espíritas tão bem codificados por Allan Kardec? 
As respostas dadas por Kardec no livro O que é o Espiritismo - TERCEIRO DIÁLOGO - O PADRE nos orientaram através do estudo, meditação, discernimento e bom senso para deixarmos para trás a "crença" que abraçávamos até então (Igreja Católica Apostólica Romana) e assim sendo, prosseguirmos com a "certeza" dos postulados espíritas.
Vejamos o que sobre o livro mencionado recomendou Kardec:
“35. Aos que quiserem adquirir essas noções preliminares, pela leitura das nossas obras, aconselhamos que as leiam nesta ordem:
1º - O que é o Espiritismo? Esta brochura, de uma centena de páginas somente, contém sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita, um apanhado geral desta, permitindo ao leitor apreender-lhe o conjunto dentro de um quadro restrito. Em poucas palavras ele lhe percebe o objetivo e pode julgar do seu alcance. Aí se encontram, além disso, respostas às principais questões ou objeções que os novatos se sentem naturalmente propensos a fazer. Esta primeira leitura, que muito pouco tempo consome, é uma introdução que facilita um estudo mais aprofundado.
2º - O Livro dos Espíritos. Contém a doutrina completa, como a ditaram os próprios Espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas conseqüências morais. E a revelação do destino do homem, a iniciação no conhecimento da natureza dos Espíritos e nos mistérios da vida de além-túmulo. Quem o lê compreende que o Espiritismo objetiva um fim sério, que não constitui frívolo passatempo.
3º - O Livro dos Médiuns. Destina-se a guiar os que queiram entregar-se à prática das manifestações, dando-lhes conhecimento dos meios próprios para se comunicarem com os Espíritos. E um guia, tanto para os médiuns, como para os evocadores, e o complemento de O Livro dos Espíritos.
4º - A Revue Spirite. Variada coletânea de fatos, de explicações teóricas e de trechos isolados, que completam o que se encontra nas duas obras precedentes, formando-lhes, de certo modo, a aplicação. Sua leitura pode fazer-se simultaneamente com a daquelas obras, porém, mais proveitosa será, e, sobretudo, mais inteligível, se for feita depois de O Livro dos Espíritos.”  (O LIVRO DOS MÉDIUNS, “Do Método”, Allan Kardec.)

Obrigado pela oportunidade do aprendizado.
Um abraço,
José Espedito de Araújo

N.R.: O leitor tem inteira razão. Na Biblioteca Virtual de nosso site figura a obra citada – O que é o Espiritismo – que apresenta, de fato, o referido equívoco no trecho seguinte:  “Portanto, se adotei as palavras Espírita e Espiritualismo, é porque elas exprimem, sem equívoco, as idéias relativas aos Espíritos”. Em lugar do vocábulo grifado, deveria estar “Espiritismo”, uma falha lamentável que veio do texto publicado pelo Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP), tradução de Salvador Gentile (37ª edição, dezembro de 1997, p. 29).  
O portal que pôs a obra na rede mundial de computadores – e que acabou servindo de base à formação da Biblioteca Virtual desta revista – não tinha, evidentemente, conhecimento desse erro, que não foi percebido pelo tradutor, pelo revisor e pela pessoa responsável pela impressão da obra. Esclareça-se que nas edições da FEB e da Lake semelhante erro não existe.
Na segunda parte da mensagem, o leitor destaca a importância da obra, que, como bem observou, foi sugerida pelo próprio Codificador do Espiritismo como sendo a primeira leitura a ser feita pelos neófitos em matéria de Espiritismo, razão pela qual a estamos estudando metodicamente nas edições semanais de nossa revista. 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita