WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Espiritismo responde
Ano 1 - N° 37 - 6 de Janeiro de 2008

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
  

Umberto me pergunta como explicar pela visão espírita as doenças e as condições miseráveis de muitos seres humanos.

Na Terra estamos sujeitos a provas e expiações. A lei de causa e efeito rege nossos destinos, como Jesus teve ocasião de explicar em mais de uma ocasião.

Muitas doenças e condições de vida miseráveis não passam de provas solicitadas pelos próprios Espíritos quando fazem sua programação reencarnatória, visto que sabem eles perfeitamente que riqueza e pobreza nada mais são do que provas importantes em nosso processo evolutivo.

É evidente que essas condições podem também dar-se por expiação. Jesus não disse que todo aquele que se exaltar será humilhado? Pois bem, quando os talentos nos vêm às mãos e não nos tornamos dignos deles, pode ocorrer que numa outra existência corpórea eles nos faltem.

Assim é que o fazendeiro desumano, duro, que não respeita seus servidores, virá a nascer em ambiente semelhante ao que ele impôs aos subalternos.

A existência difícil, diz o Espiritismo, é mais profícua ao desenvolvimento espiritual. Eis por que muitos pedem a oportunidade de vivenciá-la, olhando mais do alto seus verdadeiros interesses. O materialista pensaria o contrário, mas os cristãos, tanto quanto os espíritas, não são materialistas.
 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita