WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 1 - N° 39 - 20 de Janeiro de 2008

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)

 

A tragédia do circo de Niterói

No dia 17 de dezembro, de 1961, ocorreu comovedora tragédia na cidade de Niterói com o incêndio do Circo Norte Americano, recentemente focalizada pelo Programa Linha Direta, da TV Globo.

Segundo o Espírito Humberto de Campos, pelo médium Chico Xavier, no livro Crônicas de Além Túmulo, os que morreram queimados e pisoteados nesse doloroso acontecimento, ou mesmo os acidentados, foram aqueles que, no ano de 177 de nossa era, colocaram cerca de mil crianças e mulheres cristãs para morrerem queimadas numa arena de um circo na Gália, região da França, na época do Império Romano.

É bem verdade que o Espiritismo nos explica a causa dos sofrimentos das criaturas humanas como conseqüência das faltas cometidas por elas nesta existência ou em encarnações passadas.

Esse esclarecimento está de pleno acordo com o ensinamento de Jesus: “A cada um será dado segundo as suas obras”, ou seja, ninguém paga pelo erro cometido pelo pai, pela mãe, pelos avós ou até, como muitos acreditam, por Adão e Eva. Ora, se a justiça humana pune o culpado e não o inocente, como Deus, sendo a Justiça Suprema, punirá você, que não tem culpa por uma coisa que seu pai fez de errado, ou pelos erros cometidos por Adão e Eva?

O Espiritismo também esclarece: a lei que age sobre o indivíduo é a mesma que age sobre a família, a nação e as raças, formando individualidades coletivas. Existem, portanto, as faltas do indivíduo, as da família e as de um país, e cada uma dessas faltas – qualquer que seja o seu aspecto – é reparada pela aplicação da mesma lei de ação e reação ensinada por Jesus. Diz até um ditado que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

Portanto, a reparação dos erros praticados por um grupo de pessoas é solidária, isto é, os mesmos Espíritos que erraram juntos, como não vão para o inferno, pois ele nunca existiu, se reúnem na Terra em nova reencarnação para sofrerem o retorno do mal praticado, reparando suas faltas anteriores. E isso foi o que aconteceu no incêndio do circo, quando a Justiça Divina, através da reencarnação, reaproximou os responsáveis em diversas posições da idade física para dolorosa expiação, libertando suas consciências das culpas passadas. 


GERSON SIMÕES MONTEIRO é presidente da Fundação Cristã-Espírita Paulo de Tarso, do Rio de Janeiro, RJ, e diretor da Rádio Rio de Janeiro.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita