WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Brasil
Ano 1 - N° 41 - 3 de Fevereiro de 2008

FERNANDA BORGES
fernanda@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)

 

Mais uma casa espírita com sede própria em Londrina
 

O Centro Espírita Casa Fabiano de Cristo, que já funciona há
alguns anos, situa-se no Jardim Olímpico, Zona Norte da
cidade. Hugo Gonçalves foi o palestrante convidado

 

Cerca de 100 pessoas assistiram à palestra de inauguração da sede própria de mais um centro espírita em Londrina (fotos). Desta vez, a região beneficiada é a Zona Norte, no Jardim Olímpico, onde trabalhadores da Casa Fabiano de Cristo vêm atuando há cerca de 12 anos. O imóvel fica situado na Rua Roberto Bervegliere, 350. A direção da instituição está a cargo do confrade Manoel Figueiredo.
 

Uma emocionante palestra foi ministrada por Hugo Gonçalves, que os amigos espíritas do Norte do Paraná chamam carinhosamente de “paizinho”, dirigente do Centro Espírita Allan Kardec e do Lar Infantil Marília Barbosa, ambos situados na cidade de Cambé (PR), além de fundador e diretor do jornal espírita “O Imortal”.
 

O grupo de trabalhadores da nova casa possui um histórico de lutas e conquistas. Durante a palestra, Figueiredo apresentou parte das ações já realizadas pela instituição. Segundo ele, há 12 anos, um trabalho que era realizado no Albergue Noturno Raul Faria Carneiro, situado na Rua Araguaia - Vila Nova, em Londrina – transformado agora no Lar dos Vovôs –, passou a ser realizado numa das ruas do Conjunto Habitacional João Turquino (Zona Norte), bairro vizinho ao Jardim Olímpico. “No bairro nós distribuíamos um sopão para os moradores carentes. Um dia, presenciamos um senhor caindo do telhado de uma casa; então perguntamos para a sua esposa o que é que tinha acontecido e ela nos disse que ele tinha caído de fome.”

Manoel falou sobre a importância do trabalho da caridade e alertou os confrades espíritas quanto aos obstáculos que podem surgir no caminho daqueles que buscam realizar um trabalho sério e importante para os necessitados. “O desânimo bateu várias vezes na nossa porta, mas não deixamos   ele   entrar.   A   preguiça  e  a

A música de Renato Panho precedeu a palestra de Hugo Gonçalves

Flagrante parcial do público

Hugo Gonçalves, aos 94 anos de idade,
foi a atração do evento

Manoel Figueiredo e Hugo Gonçalves

Hugo Gonçalves (sentado), Manoel Figueiredo (à direita) e outros confrades após a inauguração do centro

indiferença têm atormentado a vida de alguns colegas, mas nada nos fez desistir e há todos esses anos temos visitado essa comunidade”, salientou.


A Casa Fabiano de Cristo já possui grupos de trabalhadores que atuarão em atendimentos específicos a pelo menos 20 gestantes. Também serão ministrados grupos de evangelização infantil para cerca de 180 crianças do bairro. Cerca de 150 adultos também devem participar das demais atividades da casa.
 

Ao todo já foram investidos R$ 150 mil reais na construção do imóvel. A Casa conta com cinco salas, um salão, uma cozinha, dois banheiros, um escritório, uma dispensa, além de uma recepção onde também funcionará a biblioteca, tudo isso distribuído em 280 metros quadrados de construção. O investimento partiu de um projeto de responsabilidade social da empresa Dixie Toga, de Londrina, além de uma colaboração do ex-jogador de futebol Élber.
 

O diretor da casa lembrou que no início dos trabalhos realizados no bairro o grupo chegou a atender as pessoas nas ruas e nas calçadas de uma escola pública. “Hoje, pela misericórdia divina, pela bondade do Pai, a casa está aqui pronta. Também existe um proposta da Secretaria Municipal de Educação para que a Casa atenda, todos os dias, durante três turnos, as crianças da rede pública de ensino no contraturno escolar. Nós sabemos que para uma obra ser concretizada assim, a espiritualidade já programa isso há anos. Estamos muito felizes”, disse.
 

Depois da palestra de Hugo Gonçalves, Manoel e o palestrante psicografaram algumas mensagens de amigos espirituais que se encontravam presentes no evento, todas com votos de força e coragem para continuar as atividades com a população carente do bairro. Após prestigiarem algumas músicas cantadas pelo confrade Renato Panho e sua filha Isabela Panho, os participantes se reuniram numa confraternização, momento em que foram servidos salgados e refrigerantes.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita