WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 1 - N° 43 - 17 de Fevereiro de 2008

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br

Matão, São Paulo (Brasil)

Como é bom ler!

Ocupei-me de dois ótimos livros no final de ano de 2007. Ambos de excelente conteúdo para estudarmos e refletirmos sobre os princípios do Espiritismo. Especialmente para pensar sobre a reencarnação, este notável princípio básico da Doutrina Espírita, perfeitamente ajustado à justiça e roteiro incomparável para entendermos os complexos da vida humana. 

O primeiro deles é o novo livro da lavra do incomparável escritor Hermínio Miranda, que tantas obras já nos ofereceu, fruto de sua saga de inveterado pesquisador. Admirável ler a produção de Hermínio. O livro A Noviça e o Faraó, editado pela Lachâtre, é obra com mais de 350 páginas e constitui interessante estudo sobre um caso de recordação de vidas passadas. Em páginas que muito prendem a atenção, o autor apresenta Bentreshit, uma bela e jovem sacerdotisa do Templo de Osíris, em Abidos; e também Seti I, um faraó empreendedor e guerreiro, dos mais bem-sucedidos do antigo Egito. O amor entre eles, no entanto, era completamente proibido pelas leis do Templo. A dolorosa punição foi uma separação forçada que durou 3.000 anos. O reencontro se deu na Inglaterra, em pleno século XX. Esta pode parecer apenas uma linda história de amor e, realmente, o é. Muito além disso, é a mais espetacular prova da reencarnação de que se tem notícia, narrada pela pena genial de Hermínio Miranda. A Noviça e o Faraó, a extraordinária história de Omm Sety, é o relato da história realmente fantástica de Dorothy Eady, uma menina cujas influências de uma antiga encarnação no Egito transformaram-na numa das maiores autoridades da arqueologia contemporânea. 

É empolgante, na obra, verificar as recordações da personagem e sua influência na atualidade. Baseado em documentos e pesquisas, pois se trata de um relato real, a obra de Hermínio faz pensar. Queremos recomendar, com ênfase, aos leitores. 

Mas também outro belo romance foi psicografado pelo amigo Antonio Demarchi, outro nome que já nos apresentou ótimas obras. Trata-se do livro Amor, Sublime Amor, editado pela editora CEAC, obra que lemos em um único lance, tamanha a atração que nos prende da primeira à última página, com esclarecedores conceitos doutrinários, analisando igualmente os princípios doutrinários do Espiritismo e seus desdobramentos nos acontecimentos do cotidiano. Muito bom livro! Em síntese, a saga mostra um jovem médico, trabalhando em conceituado hospital de São Paulo, com um futuro brilhante, que abandona suas funções, os amigos, a família, e vai a uma pequena cidade do interior trabalhar no serviço de saúde municipal, substituindo o antigo e único médico da cidade, falecido. Que razões o levariam a isso? Seu irmão gêmeo, também médico, tem planos bem diferentes, não obstante a afeição que os une. Outra obra que gostaríamos de enfatizar para que o leitor não deixe de ler.  

Ler, ler continuamente. Estudar para compreender. Eis o caminho que a Doutrina Espírita nos oferece para entender a vida e seus mecanismos. A clareza do Espiritismo não deixa margens a dúvidas. Ajuda-nos inteiramente na compreensão dos sábios caminhos traçados por Deus para construção da felicidade dos próprios filhos. 

Nossos cumprimentos aos autores e editoras. São obras que ampliam o conhecimento espírita. Que bom! Fazemos votos que tais obras se espalhem com muita velocidade para beneficiar muita gente que se debate nas aflições da incompreensão das adversidades e desafios que os afrontam. Bendito Espiritismo que tanto nos esclarece!      
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita