WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 1 - N° 44 - 24 de Fevereiro de 2008
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

De: Rita Maria de Macedo Alves (Presidente Prudente, SP)
Terça-feira, 19 de fevereiro de 2008, às 22:10:26
Sr. Diretor,

Estou gostando muito das análises de obras pretensamente espíritas. Eu adoro ler, mas tenho receio de comprar livros novos, de médiuns novatos, porque tenho lido coisas de desanimar. Chego a pensar que estamos na hora das trevas... Bom que indiquem bons livros, pergunto-lhes se estes indicados na seção Livros Novos já foram lidos por alguém da redação. Finalizando, gostaria de solicitar o site da Livraria Lachatre. Agradeço imensamente a atenção e parabéns pelo Consolador. Ele ajuda-nos a não desanimar diante de tanta coisa que tenho visto nas casas espíritas.

Rita Maria

N.R.: Os livros divulgados na seção Livros novos desta revista não são antecipadamente lidos pela equipe de redação desta revista. Excetuados os casos notórios em que os autores encontram-se sob suspeição, o critério adotado pela editora da seção é a seriedade dos autores e das editoras das obras ali divulgadas. No jornalismo de qualquer natureza, é preciso separar a informação da crítica. A publicação de uma obra espírita é uma notícia que, em princípio, não deve ser sonegada ao leitor. Quanto à análise do seu conteúdo, eis uma tarefa que cabe ao próprio leitor e aos críticos literários. Infelizmente, a crítica literária é algo escasso em nosso meio e muitos não conseguem entendê-la, apesar da reiterada recomendação de Kardec e dos Espíritos superiores de que devemos analisar em profundidade as produções mediúnicas.
 


De: Ana Lúcia (Recife, Pernambuco)
Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008, às 13:46:30
Prezados confrades,

Como posso ajudar meu irmão a sair do alcoolismo se ele não quer nem ouvir falar em tratamento espírita?
Ana Lúcia 

N.R.: Na edição n° 38, de 13 de janeiro de 2008, esta revista publicou uma matéria especial sobre o tema “Alcoolismo e obsessão”. É claro que para tratar do alcoolismo não é necessário usar os recursos espíritas. Muitas pessoas, no mundo todo, conseguem curar-se sem conhecer a Doutrina Espírita. No entanto, os recursos espíritas podem ajudar muito nesse tratamento, como foi explicado naquela matéria. Se a pessoa não quer fazer o tratamento na Casa Espírita, ela poderá ser ajudada a distância, por meio das vibrações em seu benefício, as quais, conforme a experiência tem revelado, poderão levá-la, em determinado prazo, a querer tratar-se. O chamado passe a distância tem efeitos comprovados e, nesse caso, é um recurso a que a leitora poderá recorrer, em benefício do seu ente querido. 
 


De: Maria Isabel Saraiva (Leiria, Portugal)
Sábado, 16 de fevereiro de 2008, às 15:55:28
Sr. Diretor,

Há muito que leio vosso Jornal electrónico, mas só hoje envio felicitações pelo trabalho.
Gostaria de saber se há alguma regra especial para enviar notícias sobre instituições espíritas de Portugal

Saudações fraternas
Isabel

 

N.R.: A leitora pode manter contato direto com a editora da seção “Movimento Espírita na Europa”, Rosana Voigt Silveira – rosana@oconsolador.com.br – enviando-lhe diretamente, por e-mail, as notícias referentes ao movimento espírita de sua região. Esta revista tem, como todos sabem, o máximo interesse em divulgar os eventos que ocorrem no meio espírita no mundo todo.

 


De: Silvia Aguiar (Ciudad de Guatemala, Guatemala)
Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008, às 13:38:28
Sr. Diretor,

Meu filho de 14 anos desde os 7 escuta alguém ou às vezes mais de uma pessoa, insultando a Deus. Há 4 anos busquei me integrar na doutrina espírita e recebi conselhos de como agir (orações, evangelho no lar), pois com remédios e psicólogos nada foi resolvido. Isso atrapalhava ele muito nos estudos, pois não tinha paz. Com o Espiritismo em nossas vidas tudo melhorou muito, mas de vez em quando essa voz volta, e sempre e sempre o assunto é relacionado com Deus. Gostaria de mais informações sobre obsessão na infância. Muito obrigada.
Silvia  

N.R.: Sobre o tema obsessão em crianças, Suely Caldas Schubert escreveu o livro “Mediunidade e Obsessão em Crianças”, publicado pela Editora Didier e divulgado em nossa revista. Eis o site da editora: www.mariadenazare.com.br/editora_didier/.
 


De: Mara Brito (Pelotas, Rio Grande do Sul)
Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008, às 20:12:25
Prezados confrades,

Escrevo porque estou um tanto quanto curiosa para saber mais sobre o Espiritismo! Minha irmã foi a uma casa que estuda os livros de Allan Kardec, e chegou contando maravilhas e os prodígios que passaram a acontecer na vida dela.
Sempre fui evangélica e até fiz faculdade teológica, mas estou há três anos afastada e na verdade não sei se ainda quero voltar para a mesma.
Por favor! Gostaria que vocês me falassem um pouco sobre a religião espírita, onde fica aqui em Pelotas, como funciona, enfim.
Um forte abraço e obrigada pela atenção!
Mara

N.R.: No site http://www.enderecocasaespirita.org.br/ a leitora encontrará os endereços dos centros espíritas que existem em Pelotas, e neles poderá dirimir as dúvidas que tenha a respeito da doutrina espírita.
 


De: Oscar Aglio (San Martín de Valdeiglesias, Espanha)
Domingo, 17 de fevereiro de 2008, às 11:15

Queridos amigos de O Consolador, muchas gracias por vuestro trabajo. Vuestra revista es perfecta. Os envío esta noticia por si la queréis publicar. Desde la web de nuestro periodico "El Ángel del Bien" podeis descargar gratis Audio-Libros "Nuestro Hogar" "Los Mensajeros Espirituales" y "El Libro de los Mediums" www.angeldelbien.blogspot.com . Abrazos fraternales.
Oscar Aglio – Centro Espírita Entre el Cielo y la Tierra.(Madrid)
 


De: Domingos Flávio H. da Silva (São Leopoldo, Rio Grande do Sul)Sábado, 16 de fevereiro de 2008, às 22:41
Prezados confrades,
Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de criar esta revista, que descobri há 15 dias em uma pesquisa na internet.
Ela tem ótimo formato e a importância de ser semanal, o que garante sempre assuntos atuais.
Abraços a todos
Domingos Flávio
 


De: Bárbara Ribeiro Gomes (Lençóis Paulista, SP)
Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008, às 10:27

Sr. Diretor,
Trabalho em uma escola de ensino fundamental, onde recebemos uma aluna deficiente visual. Gostaria de saber onde posso fazer o curso de braile.
Desde já, obrigada.

Bárbara

N.R.: Bem perto de Lençóis Paulista existe o Lar Escola Santa Luzia para Cegos, em Bauru (SP), onde a leitora poderá fazer o curso de braile e obter informações sobre outras escolas do gênero existentes no interior paulista.
 


De: Simone Araújo (Santos, SP)
Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008, às 20:49:28
Sr. Diretor,

Gosto muito do Centro Espírita "O Consolador". Cheguei aí com muita tristeza e amargura e adorei o ambiente. Faz tempo que não freqüento o Centro, mas não esqueço de vocês um só momento. Comecei a desenvolver minha mediunidade e também gostaria de saber como posso fazer para voltar à prática de desenvolvimento mediúnico ajudando o meu próximo, pois sinto muita falta disso.
Simone

N.R.: A leitora confundiu o endereço desta revista com o endereço do Núcleo Espírita O Consolador, situado na Rua Júlio Mesquita, 203, Vila Matias, em Santos (SP), onde ela poderá obter a informação desejada sobre seu retorno às atividades mediúnicas.
 


De: Sônia Regina Lomardo (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 19 de fevereiro de 2008, às 18:51:40
Sr. Diretor,

Gostaria de receber por e-mail a crônica publicada sobre o ressentimento. Desde já agradeço.
Sônia Regina

N.R.: Já enviamos à leitora os dois artigos em que Eugênia Pickina tratou do tema ressentimento. Para o esclarecimento dos leitores, os artigos intitulam-se A necessidade humana da misericórdia e Retenção de ressentimento – um bloqueio para o amor, publicados respectivamente nas edições 27 e 41 de nossa revista.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita