A lição do bom
samaritano
Jesus contou a
parábola do bom
Samaritano
(Lucas, 10: 25 a
37), depois que
um doutor da lei
levantou-se,
tentando-o, e
dizendo: Mestre,
que farei para
herdar a vida
eterna?
Jesus lhe disse:
Que está escrito
na lei? Como
lês?
E respondendo,
ele disse:
Amarás ao
Senhor, teu
Deus, de todo o
teu coração, e
de toda a tua
alma, e de todas
as tuas forças,
e de todo o teu
entendimento e
ao teu próximo
como a ti mesmo.
E disse-lhe:
Respondeste bem;
faze isso e
viverás.
Ele, porém,
querendo
justificar-se a
si mesmo, disse
a Jesus: E quem
é o meu próximo?
E, respondendo,
Jesus disse:
Descia um homem
de Jerusalém
para Jericó, e
caiu nas mãos
dos salteadores,
os quais o
despojaram e,
espancando-o, se
retiraram,
deixando-o
meio-morto.
E,
ocasionalmente,
descia pelo
mesmo caminho
certo sacerdote;
e, vendo-o,
passou de largo.
E, de igual
modo, também um
levita, chegando
àquele lugar e
vendo-o, passou
de largo.
Mas um
samaritano que
ia de viagem
chegou ao pé
dele e, vendo-o,
moveu-se de
íntima
compaixão.
E,
aproximando-se,
atou-lhe as
feridas,
aplicando-lhes
azeite e vinho;
e, pondo-o sobre
a sua
cavalgadura,
levou-o para uma
estalagem e
cuidou dele;
E, partindo no
outro dia, tirou
dois dinheiros,
e deu-os ao
hospedeiro, e
disse-lhe: Cuida
dele, e tudo o
que de mais
gastares eu to
pagarei, quando
voltar.
– Qual, pois,
destes três te
parece que foi
próximo daquele
que caiu nas
mãos dos
salteadores?
E ele disse: O
que usou de
misericórdia
para com ele.
Disse, pois,
Jesus: Vai e
faze da mesma
maneira.
Direto ao
assunto
– No
tempo de Jesus,
os discursos
eram feitos de
maneira
diferente do que
são feitos hoje.
O assunto
principal era
colocado logo no
início da fala.
Tinha-se como
costume falar em
parábolas,
historinhas com
assuntos
extraídos dos
costumes e da
vida da época,
que muito
facilitava a
compreensão do
homem daquele
tempo.
Ao contrário de
hoje, o orador
podia ser
interrompido a
qualquer momento
da sua
conversação. Por
isso, vemos no
Evangelho que
Jesus foi
interrompido
inúmeras vezes
quando falava e
muitas dessas
vezes pelos
chamados
doutores da lei,
que faziam
perguntas
capciosas, com a
finalidade de
colocar o Mestre
em contradição,
coisa que jamais
conseguiram e
isso os deixava
furiosos.
Pouca
espiritualidade
– Os
doutores da lei
tinham profundo
conhecimento das
leis de Moisés e
demais livros do
Velho
Testamento.
Jesus deixou bem
claro que não
tinha vindo para
derrogar as
leis, mas para
dar-lhes
cumprimento e,
naturalmente,
nova
interpretação:
de leis baseadas
no olho por
olho, dente por
dente, para leis
baseadas na
caridade, na
humildade e no
amor ao próximo.
Essas leis a que
eles se apegavam
estão contidas
nos primeiros
cinco livros do
Antigo
Testamento,
atribuídos a
Moisés: Gênesis,
Êxodo, Levítico,
Número e
Deuteronômio - o
chamado
Pentateuco, ou a
Torá.
Como Jesus os
classificou, os
doutores da lei
eram hipócritas
e usavam a
religião para
proveito
próprio.
Samaritanos, a
“escória”
– A Samaria
situava-se ao
Norte de Israel,
entre a Judeia e
a Galileia,
região de
montanhas e
montes. Eram
malvistos por só
admitirem o
Pentateuco, que
continha as leis
de Moisés, e
rejeitarem todos
os outros livros
que foram
posteriormente
anexados. Seus
livros sagrados
eram escritos em
caracteres
hebraicos da
mais alta
antiguidade.
Para os judeus
ortodoxos, os
samaritanos eram
heréticos e,
portanto,
desprezados,
anatematizados e
perseguidos.
A fim de não
terem que ir a
Jerusalém para
as celebrações
das festas
religiosas, os
samaritanos
construíram
imenso templo
próprio e
adotaram certas
reformas. A
Samaria
tornou-se a
capital do reino
dissidente do
reino de Israel.
Os hebreus
evitavam cruzar
a região.
Caridade e
religião
– Jesus,
o pedagogo por
excelência, usou
a figura do
samaritano para
mostrar ao
orgulhoso e
prepotente
doutor da lei o
verdadeiro
sentido da
caridade, que
independe da
religião.
A parábola do
bom samaritano
nos mostra que
as coisas do
Espírito são
reveladas aos
simples; que não
basta memorizar
as Escrituras,
mas cumprir os
seus
ensinamentos;
que devemos amar
indistintamente
e perdoar
indefinidamente.
Educador por
excelência,
Jesus nos
mostrou, nesta
admirável
parábola, que o
viajante ferido
é a Humanidade;
o sacerdote e o
levita são os
ministros
religiosos, que
pregam, falam
bonito, mas agem
de acordo com as
suas
conveniências.
O samaritano é
Jesus; o azeite
é o símbolo da
fé; o vinho, o
suco da vida; os
dois dinheiros,
a caridade e a
sabedoria; o
mais que o
enfermeiro
gastar, a
abnegação, a
vigília, a
paciência, a
dedicação; o
hospedeiro
simboliza os que
recebem os
ensinamentos de
Jesus.
Ensinamentos de
Jesus, na
Samaria
–
O sentimento de
ódio pelos
samaritanos era
tão arraigado
que mesmo os
discípulos de
Jesus
demonstravam
insatisfação
quando tinham
que atravessar a
região da
Samaria. O
Mestre,
modificando os
costumes da
época, cruzava a
região, sem
problemas.
Uma das vezes em
que Jesus passou
pelas montanhas
da Samaria,
esteve junto ao
Poço de Jacó,
onde manteve
diálogo com a
mulher
samaritana.
(João, 4: 9 a
14)
– Dá-me de
beber.
– Como, sendo tu
judeu, me pedes
de beber a mim,
que sou mulher
samaritana?
– Se tu
conheceras o dom
de Deus e quem é
o que te diz
Dá-me de beber,
tu lhe pedirias,
e ele te daria
água viva.
– Senhor, tu não
tens com que a
tirar, e o poço
é fundo; onde,
pois, tens a
água viva? És tu
maior que Jacó,
o nosso pai, que
nos deu o poço,
bebendo ele
próprio dele, e
os seus filhos,
e o seu gado?
– Qualquer que
beber dessa água
tornará a ter
sede, mas aquele
que beber da
água que eu lhe
der nunca terá
sede, porque a
água que eu lhe
der se fará nele
uma fonte de
água a jorrar
para a vida
eterna.
Na sequência do
diálogo, uma
importante
afirmação de
Jesus (João, 4:
19 a 24):
Disse-lhe a
mulher: Senhor,
vejo que és
profeta. Nossos
pais adoraram
neste monte, e
tu dizes que é
em Jerusalém o
lugar onde se
deve adorar?
– Mulher, crê-me
que a hora vem
em que nem neste
monte nem em
Jerusalém
adorarás o Pai.
Vós adorais o
que não sabeis;
nós adoramos o
que sabemos
porque a
salvação vem dos
judeus. Mas a
hora vem, e
agora é, em que
os verdadeiros
adoradores
adorarão o Pai
em espírito e
verdade, porque
o Pai procura a
tais que assim o
adorem.
Deus é Espírito,
e importa que os
que o adoram o
adorem em
espírito e
verdade.