WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 466 - 22 de Maio de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Reinaldo Nogueira de Azevedo (Serra, ES)
Quarta-feira, 18 de maio de 2016 às 10:27:30
Bom dia a todos, estou em dúvidas sobre quem foi que deu prosseguimento na Igreja depois de Jesus: foi Pedro ou Tiago irmão de Jesus? E se Tiago era irmão de Jesus.
Obrigado, bom dia.
Reinaldo
 

Resposta do Editor: 

Segundo Atos dos Apóstolos, quinto livro do Novo Testamento, escrito pelo evangelista Lucas, e a obra mediúnica Paulo e Estêvão, de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier, foi Pedro, indubitavelmente, o grande líder da comunidade cristã que se formou após a crucificação de Jesus.

Quanto aos chamados “irmãos” de Jesus, sugerimos ao leitor que leia o texto que publicamos na edição 370 desta revista, na seção O Espiritismo responde. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano8/370/oespiritismoresponde.html
 

 

De: Jader y Castro (Sobradinho, RS)
Segunda-feira, 16 de maio de 2016 às 07:34:56
Bom dia. Talvez minha dúvida seja pueril, mas gostaria de saber se há uma resposta. O que pode acontecer ao espírito que desencarna sob efeito de coma induzido e ligado à aparelhagem de suporte para sustentação da vida orgânica.
Desde já muito obrigado.
Jader 

Resposta do Editor: 

Dependendo do nível evolutivo da pessoa em estado de coma, induzido ou não, essa condição pode até facilitar o desprendimento do Espírito, caso lhe sobrevenha a morte corpórea e a consequente desencarnação. Sobre o tema estado de coma sugerimos ao leitor que leia o texto que publicamos na seção O Espiritismo responde da edição 235. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/235/oespiritismoresponde.html
 

 

De: Moacir de Oliveira Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 18 de maio de 2016 às 12:55:16
Gostaria de tirar uma dúvida relativa à invocação de espíritos: Kardec na codificação não relata cuidados relativos a invocações, relata que o procedimento deve ser feito com amor, bons sentimentos seguido de uma orientação e auxílio do espírito protetor, porém nas obras complementares relata-se sempre o cuidado quase como uma proibição de invocação fora da casa espírita. A dúvida é esta: ficamos com Kardec ou com as obras complementares?
Moacir 

Resposta do Editor: 

Não existem restrições à invocação desse ou daquele Espírito. Restrição há quanto às chamadas evocações, o que é bem diferente. Invocar é solicitar auxílio. Evocar é chamar, é pedir a presença de alguém. Nosso entendimento no tocante ao tema está expresso no texto “As evocações espíritas e suas desvantagens”, publicado na edição 101 desta revista. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/101/esde.html

 

 

De: Marconi de Oliveira Miranda (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 14 de maio de 2016 às 22:20:02
Gostaria de esclarecimento sobre a questão 244 do Livro dos Espíritos, item b. Não somos dignos para nos comunicar com Deus diretamente? Em uma prece, portanto, não podemos nos reportar a Ele?
Marconi 

Resposta do Editor:

A questão 244, item b, d´O Livro dos Espíritos diz o seguinte:

- Deus transmite diretamente a ordem ao Espírito, ou por intermédio de outros Espíritos? “Ela não lhe vem direta de Deus. Para se comunicar com Deus, é-lhe necessário ser digno disso. Deus lhe transmite suas ordens por intermédio dos Espíritos imediatamente superiores em perfeição e instrução.”

Na resposta acima está dito com toda a clareza que é necessário ser digno disso o Espírito que pretenda comunicar-se com Deus. Isso, porém, não impede que oremos ao Pai, certos de que, conforme ensina o Espiritismo, todas as preces sinceras que fazemos são ouvidas e também atendidas. As orações dirigidas a Deus são registradas por Entidades ou prepostos que fazem com que elas cheguem até o Criador e recebam, então, a atenção que merecem.
 

 

De: Simone Vieira (Divinópolis, MG)
Sexta-feira, 13 de maio de 2016 às 20:07:37
Boa noite, gostaria de saber como faço para receber esta revista semanal, e se pode ser via correios?
Simone 

Resposta do Editor: 

Nossa revista circula apenas na Web e não tem formato impresso. Para lê-la é preciso, pois, acessar nosso website: www.oconsolador.com

A leitora pode acompanhar também na Web os destaques da edição de cada semana, os quais são publicados aos sábados, às 17h, no blog Espiritismo Século XXI. Eis o link que remete ao blog: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/
 

 

De: Wilson Garcia (Recife, PE)
Quarta-feira, dia 18 de maio de 2016 às 11:50
Veja em nosso blog
expediente-on-line - http://goo.gl/ocPbnn - o texto que publicamos hoje com o título “O lado cinzento da mediunidade no espiritismo contemporâneo”, que comenta as mensagens supostamente mediúnicas atribuídas a Rizzini, Herculano Pires e Arnaldo Rocha que ridicularizam os médiuns, a mediunidade e a própria doutrina.
Abraços.
Wilson Garcia 

Nota do Editor: 

As mensagens mencionadas no artigo em foco têm um único objetivo: dar apoio à ridícula tese de que Chico Xavier e Allan Kardec são um mesmo Espírito. Segundo Wilson Garcia, “os componentes do círculo dos adoradores de Chico andam à cata de mensagens nas quais revelam que seus supostos autores espirituais, todos eles, em vida, contrários à ideia de Chico-Kardec prontamente se arrependeram ao aportar no outro plano e agora a defendem”.
 

 

De: Pedro Fagundes Azevedo (Porto Alegre, RS)
Sexta-feira, 13 de maio de 2016 à 00:02
Caro irmão:
Finalmente, aos poucos, a imprensa leiga vem abrindo espaço ao Espiritismo. Folha de São Paulo, um dos maiores e melhores jornais do país, tem agora uma seção intitulada “Morte Sem Tabu”, a cargo de Camila Appel, que vem dando um bom destaque aos assuntos espirituais. Assim, tomei a iniciativa de entrar em contato com a Camila para descrever o que seria uma sessão espírita de caridade cristã e o resultado foi esta matéria publicada ontem no blog da Folha de São Paulo.
Fraterno abraço.
Pedro Fagundes Azevedo 

Nota do Editor: 

O texto publicado no blog citado pelo leitor é reproduzido em seguida, para conhecimento dos nossos leitores: 

Mediunidade 

Por Camila Appel

Pedro Fagundes Azevedo, jornalista e ex-presidente da Legião Espírita de Porto Alegre, enviou o depoimento abaixo ao blog. Ele relata uma experiência como dialogador numa sessão mediúnica. Pedro me contou, por e-mail, que o dialogador é aquele que “troca ideias com o espírito que está falando através do médium psicofônico, com o objetivo de auxiliá-lo a sair de uma situação de angústia e sofrimento”.

Envie seu depoimento ao blog escrevendo para mortesemtabu@gmail.com. Os relatos das mais diversas crenças e opiniões serão aceitos, sem discriminação. Estou em licença-maternidade. Para conhecer mais sobre meu trabalho neste blog, navegue pelas abas laterais. Há cem artigos publicados, separados por temas. Um abraço, Camila 

Um depoimento sobre mediunidade – “Em situação de extrema gravidade, com muita falta de ar, o paciente está na UTI com um tubo na traqueia para possibilitar a respiração mecânica. Passam os minutos e, ao fazer um novo exame, o médico plantonista constata o óbito. Diz aos auxiliares que o enfermo morreu, autoriza o desligamento dos aparelhos e a retirada do tubo de respiração artificial. Acontece, porém, que esse paciente não sabia que a vida continua após a morte. E assim, agora como espírito, com grande aflição, reage violentamente às determinações do médico. Sente-se vivo e preso àquele angustiante quadro mental. E com muita raiva por terem retirado a intubação e aumentado sua falta de ar. De nada adianta a aproximação de espíritos de luz, tentando explicar sua nova situação e confirmando: você já morreu. Ele não acredita em ninguém – pois tem certeza de que a morte acaba com tudo e não quer aceitar que agora está separado do corpo material. (Este, conforme diz a Bíblia , “é pó e ao pó retorna”).

Nesse estado de profunda confusão mental, o espírito é trazido por outros espíritos socorristas  à nossa sessão mediúnica de caridade, manifestando toda sua revolta e seu mal-estar enquanto fala, incorporado no médium de psicofonia. Então, eu, como dirigente dessa sessão e dialogador com os espíritos,  percebo que pouco adiantaria, no momento, confirmar que ele já morreu, pois isso iria aumentar ainda mais a sua revolta e perturbação. Prefiro dizer que o seu tratamento mudou por completo e que ele agora está aos cuidados de uma outra equipe de médicos e enfermeiros. Beneficiado pelas preces silenciosas do grupo  que está sentado em torno de uma mesa e também  pelo psiquismo sadio da médium através da qual está falando, o espírito passa a sentir-se melhor, mais tranquilo e, aos poucos, vai percebendo a sua nova realidade. Já consegue ver e falar com o nosso dirigente espiritual, que era médico na última vida material em Porto Alegre e continua sendo médico do lado de lá, com o mesmo jaleco branco que usava quando encarnado. Depois dessa melhora, o paciente é encaminhado a uma das várias dependências do hospital existente no plano espiritual. Aí seu o tratamento se completará com o amor de Jesus e todas as explicações necessárias quando chegar o momento adequado. Ao ter alta, será levado a uma das “muitas moradas da casa do Pai”, de que nos fala o Evangelho, onde vai entender o resultado da semeadura das suas ações na vida material recém encerrada. E também vai se preparar para uma nova reencarnação que lhe será mais útil e mais espiritualizada.

Estas sessões mediúnicas de caridade nas casas filiadas às Federações Espíritas dos vários estados brasileiros destinam-se ao intercâmbio com os espíritos (que nada mais são do que pessoas comuns, fora do seu corpo material). Servem para socorrer aqueles espíritos que se encontram perturbados e/ou em sofrimento, nas mais variadas situações, como no exemplo aqui descrito. São reuniões privativas, em face do seu caráter de cura e orientação, requerendo conhecimento e preparo de todos os participantes. Ocorrem todas as semanas nos centros kardecistas, com a maior naturalidade, distantes de qualquer sensacionalismo ou curiosidade. Sem qualquer outro objetivo que não seja o de fazer o bem, sem olhar a quem e sem nada esperar em troca. É a prática comum do “ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo”.

Recomendo a leitura do livro “Diálogo com as Sombras”, de Hermínio Miranda, disponível por inteiro grátis na Internet. Seu autor narra  as tentativas de auxilio fraterno a espíritos obsessores, perseguidos, juristas, religiosos, materialistas, vingadores, intelectuais, ateus, magos e feiticeiros, etc. Somos, aproximadamente, 7 bilhões de espíritos encarnados na Terra que constituem a população visível do planeta. Mas, André Luiz (espírito) nos informa, através de Chico Xavier, que a população desencarnada que habita em torno da Terra, (considerando as diversas moradas espirituais circunvizinhas e os diversos estágios evolutivos) é cerca de 5 vezes maior que a população encarnada. Ou seja, a informação é de 1964, mas se pudéssemos atualizar os números: se hoje estamos em 7 bilhões de encarnados, a população do plano espiritual, falando apenas das proximidades da Terra, beira os 35 bilhões, em permanente idas e vindas de uma dimensão a outra. Se a humanidade terrena, analfabeta em termos de espiritualidade, pudesse compreender essa realidade, a vida seria bem melhor neste planeta”. (Por Pedro Fagundes Azevedo, jornalista, ex-presidente da Legião Espírita de Porto Alegre.)
 

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita