WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 10 - N° 479 - 21 de Agosto de 2016
MARCEL BATAGLIA
marcelbataglia@gmail.com
Balneário Camboriú, SC (Brasil)
 

  


Uma instituição espírita exemplar

Várias frentes de trabalho compõem as atividades do Centro Espírita Amor e Caridade, da cidade paulista de Bauru

 

Em 1919 um grupo de funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil reuniu-se a fim de estudar os ensinamentos da Doutrina Espírita. Desse fato resultou a criação do Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC), de Bauru (SP), fato que ocorreu no dia 2 de dezembro de 1919. O CEAC é, como se vê, uma das mais antigas e empreendedoras instituições espíritas brasileiras.

No dia 19 de abril de 1922, o CEAC conquistou a sede própria, adquirida com doações de diretores, frequentadores e simpatizantes.

Os trabalhos do centro espírita iniciaram-se com a Comissão de Socorro, grupo responsável pelo atendimento de famílias carentes, com distribuição de gêneros alimentícios, roupas e medicamentos. Essa atividade foi regulamentada em novembro de 1944 com o nome de Assistência aos Necessitados.

Nos primeiros anos a instituição desenvolvia as seguintes atividades: Estudo doutrinário; Escola de Catecismo Jesus (iniciação espírita para a infância), iniciado em 14/4/1935; Grupo Espírita União, iniciado em 23/5/1946; Grupo Esperantista (cursos de esperanto), iniciado em 27/7/1946; Grupo Bezerra de Menezes (tratamento espiritual para enfermos), iniciado em 18/8/1947.

Em 1948 o CEAC assumiu a responsabilidade de direção e manutenção do Albergue Noturno de Bauru, que era antes mantido pela Prefeitura Municipal. A demanda pelo Albergue era muito grande àquela época devido ao entroncamento de três ferrovias em Bauru, com o que milhares de migrantes em trânsito ficavam desabrigados à procura de trabalho.

Ao longo dos anos, o trabalho do CEAC cresceu muito nas duas áreas que constituem o objetivo da entidade: divulgação doutrinária e assistência e promoção social. No campo doutrinário são realizados cursos, seminários, reuniões públicas, trabalhos mediúnicos e de assistência espiritual que atendem milhares de pessoas semanalmente. No campo social, além do Albergue, há hoje uma creche e seis núcleos que atendem na periferia centenas de famílias carentes. Há também o acompanhamento hospitalar e a assistência a gestantes, o que mobiliza inúmeros voluntários.

Creche Nova Esperança

Núcleo Nova Esperança

Projeto Girassol

Projeto Colmeia

Voluntários em ação

Sede do Projeto Seara de Luz

Atividade intensa no campo assistencial 

A Creche Nova Esperança atende 160 crianças em período integral, de 1 a 5 anos, divididas em Berçário II, Maternal I, II, III e IV, Jardim I e II. O projeto oferece atendimento médico e odontológico gratuitamente e cada turma possui uma professora com formação específica e recreadoras orientadas pela coordenação.

Os trabalhos realizados por meio dos núcleos, cada vez mais amplos, são:

1. Núcleo Jardim Ferraz: Programa Crianças em Ação, realizado em parceria com a SEBES – Secretaria do Bem-Estar Social com o intuito de desenvolver o serviço CFVCA – Centro de Fortalecimento e Vínculos para Crianças/Adolescentes de 5 a 14 anos.

2. Núcleo Ferradura Mirim: sede do projeto Seara de Luz que proporciona café da manhã, almoço, lanche, escovação, artesanato, esporte, lazer, informática, grupo de vivência, recreação, passeios, hora da história, festas comemorativas e aniversários.

3. Núcleo Fortunato Rocha Lima: com sede no bairro Fortunato Rocha Lima, abriga o projeto Girassol, que tem como atividades a Evangelização e o Grupo da Mocidade; Complementação Pedagógica; Bazar; Atendimento à Saúde; Atendimento Assistencial; Curso de Gestante; Oficinas de teatro, informática, costura, reciclável, artes, desenho, de esportes e outros trabalhos manuais.

4. Núcleo Parque das Nações: atendendo o bairro Parque das Nações, o Projeto Crescer desenvolve atividades pedagógicas; reforço escolar; atividades lúdicas; esportivas, informática, artes e artesanato.

5. Núcleo Vila São Paulo: com o projeto Colmeia, o bairro Vila São Pão recebe os serviços do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. Seu maior objetivo é criar vínculos entre os assistidos e a instituição, despertando-os em todos os aspectos.

6. Núcleo Nova Esperança: o bairro Vila Nova Esperança, através deste núcleo, desenvolve as atividades de informática; manicure; pintura em tecido; bijuterias; customização em havaianas e evangelização infantil.

Outras frentes de trabalho

Além desses núcleos, o trabalho do Centro Espírita Amor e Caridade estende-se também a mais três frentes de trabalho:

O Grupo Irmã Scheilla, os “Amarelinhos” como são conhecidos, trabalham incessantemente em prol dos pacientes do Hospital de Base; Maternidade Santa Isabel; Hospital Manoel de Abreu, Pronto Socorro; Instituto Lauro de Souza Lima e o Berçário do Paiva, incluindo pacientes dependentes químicos.

A segunda frente de trabalho é o Projeto Gestar do Grupo Anália Franco tendo como objetivo a identificação de problemas sociais envolvendo gestantes carentes e seus bebês.

A terceira e não menos importante tarefa do CEAC é o Albergue Noturno que faz cerca de 30 atendimentos/dia com alimentação, pernoite e encaminhamentos. Com o passar dos anos, o serviço assistencialista foi adquirindo aos poucos o caráter promocional com a instalação do Centro de Triagem (1974) e com a criação da Casa de Convivência (1990). Em funcionamento ininterrupto, durante o dia funcionários fazem o atendimento e à noite equipes de voluntários composta por 54 pessoas atendem, orientam, fornecem passes, roupas e até oportunidade no mercado de trabalho.

Assim é feito o trabalho do CEAC, de muita dedicação, amor e força de vontade de voluntários com mesmo ideal, a caridade desinteressada – um exemplo que deveria ser imitado pelos demais Centros Espíritas de nosso país.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita