WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 480 - 28 de Agosto de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Neiva Rosane Richter (Canoas, RS)
Quinta-feira, 18 de agosto de 2016 às 11:03:59
Por que no livro Conduta Espírita, de André Luiz, a mulher ganhou um capítulo especial? Por que só a ela está dirigida a obrigação da educação dos filhos?
Agradeço a atenção.
Neiva 

Resposta do Editor: 

Embora André Luiz tenha atribuído à mulher a importante missão de “guardiã do instituto da família”, a leitura atenta dos capítulos 5, 19 e 21 do livro Conduta Espírita mostra-nos que André afirma claramente que incumbe aos pais, e não apenas à mãe, a importante tarefa de educação dos filhos, tal como é ensinado pelos Espíritos superiores na questão 582 d´O Livro dos Espíritos, em que é dito que a paternidade é, ao mesmo tempo, uma verdadeira missão e um importantíssimo dever que o casal assume perante as Leis que regem a vida.
 

 

De: Marconi de Oliveira Miranda (Juiz de Fora, MG)
Domingo, 21 de agosto de 2016 às 18:07:22
Na época da expansão da Doutrina Espírita, nos tempos de Kardec, era muito comum o fenômeno das mesas volantes. Se hoje se reunirem diversas pessoas ao redor de uma mesa, ainda é possível a comunicação daquela forma? Se não é possível, por quê?
Marconi 

Resposta do Editor: 

A pergunta feita pelo leitor foi apresentada a Kardec e por ele respondida em seu livro O que é o Espiritismo, no trecho que adiante reproduzimos: 

V. — Entretanto, bem vedes que já passou a moda das mesas girantes que durante certo tempo fizeram furor; hoje já ninguém se ocupa com elas. Por que se dá isso, quando é uma coisa séria?

A. K. — Porque das mesas girantes saiu uma coisa ainda mais séria: uma ciência completa, uma perfeita doutrina filosófica, do máximo interesse para os homens que refletem. Quando estes nada mais tiveram a aprender no giro das mesas, não mais com elas se ocuparam. Para as pessoas fúteis, que nada querem aprofundar, esse fenômeno era um passatempo, um divertimento que abandonaram quando dele se aborreceram; são pessoas com as quais a ciência não conta. O período de curiosidade teve seu tempo; sucedeu-lhe o da observação. O Espiritismo entrou, então, no domínio da gente séria, que não o toma como objeto de divertimento, mas, sim, como meio de instruir-se. Porém, essas pessoas que o consideram como coisa grave, não se prestam a qualquer experiência de curiosidade, e ainda menos a satisfazer a daqueles que se apresentam com pensamentos hostis; como não brincam, não se prestam a servir de brinquedo para os outros; eu pertenço a esse número. (O que é o Espiritismo, cap. I, Primeiro diálogo: O Crítico.)
 

 

De: Margaret M. (Belo Horizonte, MG)
Sábado, 20 de agosto de 2016 às 10:19:48
Ganhei esta mensagem: “Que as sombras do passado nos fustiguem, mas jamais nos esqueçamos de reacender a própria luz.”
Gostaria de uma explicação.
Margaret 

Resposta do Editor: 

O verbo fustigar significa, entre outras coisas, vergastar, açoitar, zurzir, castigar, maltratar. A mensagem mencionada recomenda que, apesar do nosso passado delituoso, que muitas vezes nos oprime, nos humilha, nos faz desanimar, é preciso manter acesa a nossa luz, isto é, ter clareza em nossa caminhada ao longo da vida.
 

 

De: Everaldo L. da Silva (Taubaté, SP)
Quarta-feira, 24 de agosto de 2016 às 08:40:25
Prezados irmãos!!! encontrar o site O Consolador é uma grata surpresa!!! têm sido muito úteis os estudos, as crônicas e entrevistas.
Parabéns, muita Paz!!
Everaldo
 

 

De: Luiz Gouveia (Guarulhos, SP)
Segunda-feira, 22 de agosto de 2016 às 15:06:19
Assunto: Especial 479 - Fascinação e o respeito à Ciência na atualidade
Realmente, nós que amamos a doutrina espírita devemos tomar cuidado com as nossas colocações para que aqueles que refutam as ideias espíritas não possam ter a chance de nos colocar em uma posição de alucinados. Assim estou com o Alexandre onde não podemos comprar e nem vender gato por lebre.
Luiz
 

 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Quarta-feira, 24 de agosto de 2016 às 20:43:40
Cosmofobia. Como entender a casa do Pai?
Senhores, venho através desta fazer uma pergunta muito delicada sobre a casa do Pai. Sabendo que planetas são encontrados a cada ano, o universo monstro... Quando o homem foi à lua centenas de pessoas se mataram de desgosto pelo assunto. Como o Espírito imortal encarnado deve encarar e se sentir frente este tema?
Desde já muito obrigado.
Sergio Henrique

Resposta do Editor:

As descobertas feitas pela Ciência devem ser encaradas com naturalidade. No tocante à possibilidade de existência de outros planetas em condições de habitabilidade, toda comprovação a esse respeito apenas reforça o que o próprio Jesus declarou ao dizer que na Casa do Pai há muitas moradas. A pluralidade dos mundos habitados é um dos princípios fundamentais do Espiritismo.
 

 

De: Rita Aparecida da Fonseca (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 21 de agosto de 2016 às 15:36:43
Boa tarde.
Por que, quando estou estudando os livros, começo a vivenciar mais ou menos o tema? Refiro-me, por exemplo, aos livros de Joanna e de André Luiz. Podem me esclarecer, por favor?
Obrigada.
Rita  

Resposta do Editor: 

O fato indica que a leitora se deixa enlevar pelo tema dos livros que lê, envolvendo-se por completo no enredo da obra. Essa é a explicação que supomos para o fato relatado. Não nos parece que seja uma forma de mediunidade, porque não existe no caso intermediação entre o plano material e o espiritual. O que pode haver, no caso, é uma espécie de desdobramento, não de fenômeno mediúnico.
 

 

De: Samuel Diogo Zangirolani (Rio Bonito, RJ)
Terça-feira, 23 de agosto de 2016 às 10:57:15
Assunto: Livros publicados pela EVOC
Gostaria de adquirir os livros: Uma estrela em forma de flor e Poemas de Amor. Como proceder para comprá-los?
Samuel 

Resposta do Editor: 

Os dois livros editados pela EVOC no formato digital podem ser baixados gratuitamente e, se o leitor preferir, levados a uma empresa gráfica para serem impressos na forma de livro, podendo também o próprio leitor imprimi-los. A EVOC não comercializa seus livros.
 

 

De: Flávio Silveira (Florianópolis, SC)
Terça-feira, 23 de agosto de 2016 às 13:38:01
Prezados,
Sabem dizer onde posso comprar o livro AS PALAVRAS CANTAM, de Chico Xavier? só falta este livro para fechar a coleção física. O livro está fora de edição.
Flávio 

Resposta do Editor: 

Não temos a resposta à pergunta do leitor. Parece que o livro citado está realmente esgotado. Contudo o leitor poderá baixá-lo em nossa Biblioteca Virtual e, em seguida, imprimi-lo na forma de livro, a um custo bem razoável, como temos feito com obras da EVOC que imprimimos para doação à Biblioteca do Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina.

Eis o link que remete à Biblioteca Virtual:
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/principal.html

 

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita