Sexo e Obsessão
Manoel
Philomeno de Miranda
(Parte 1)
Iniciamos hoje o estudo
metódico e sequencial do livro Sexo
e Obsessão, obra
de autoria de Manoel Philomeno de Miranda,
psicografada por Divaldo P. Franco e
publicada originalmente em 2002.
Questões preliminares
A. Por que ao Espírito tanto faz reencarnar
como homem ou como mulher?
A razão disso é fácil de compreender. Como
lhe cumpre progredir em tudo, cada sexo,
como cada posição social, lhe proporciona
provações e deveres especiais e, com isso,
ensejo de ganhar experiência. Aquele que só
como homem reencarnasse apenas saberia o que
sabem os homens. O sexo é departamento
orgânico programado pela vida para a
reprodução da espécie. Assexuado, o Espírito
renasce numa como noutra polaridade, a fim
de adquirir experiências e compreensão de
deveres, que são pertinentes a ambos os
sexos. A intrepidez masculina e a docilidade
feminina são capítulos que dão ao Espírito
equilíbrio e harmonia. Dessa forma, em uma
reencarnação pode o Espírito tomar um corpo
masculino e noutra um feminino, ou realizar
um vasto programa de renascimento em um sexo
para depois começar os processos
experimentais em outro, sem qualquer
prejuízo emocional para a sua estrutura
íntima. (Sexo
e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de
Miranda.)
B. Que consequências podem resultar do sexo
mal conduzido?
O sexo mal conduzido, em razão do
envolvimento emocional e das dilacerações
espirituais que produz em outrem, como
naquele que o utiliza mal, abre campo para
terríveis conúbios obsessivos, ao mesmo
tempo que, praticado de forma vil, atrai
Espíritos igualmente atormentados e doentes
que se vinculam ao indivíduo, levando-o a
processos de parasitose terrível e de
difícil libertação.Desvios sexuais,
aberrações nas práticas do sexo, condutas
extravagantes e desarticuladoras das funções
estabelecidas pelas Leis da Vida, geram
perturbações de longo curso, que não se
recompõem com facilidade, senão ao largo de
dolorosas reencarnações expungitivas e
purificadoras. Tormentos da libido e da
função sexual têm suas matrizes nos
comportamentos anteriores que o Espírito se
permitiu, quando, em outras reencarnações,
abusou da faculdade procriativa, aplicando-a
para o prazer exorbitante, ou explorou
pessoas que se lhe tornaram vítimas,
estimulou abortamentos e se permitiu
experiências perversas e anormais, ou
derrapou nos excessos com exploração de
outras vidas... Todas essas condutas
arbitrárias fixaram-se nos tecidos sutis do
perispírito, impondo necessidades falsas,
que agora os pacientes procuram atender,
ampliando o complexo campo de problemas
íntimos. (Sexo
e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de
Miranda.)
C. Qual é, segundo Manoel Philomeno de
Miranda, o objeto desta obra?
Neste livro, Manoel Philomeno de Miranda faz
um estudo cuidadoso sobre sexo e obsessão,
baseado em fatos reais, que ele pôde
acompanhar desde há vários anos. Esse é o
objeto da obra cujo estudo ora iniciamos.
Nela, o autor focaliza a vida e o
comportamento de um sacerdote católico, o
padre Mauro, que ainda se encontra na Terra,
onde recebeu Espíritos que reencarnaram para
resgates imperiosos e inadiáveis conforme se
comprometera na esfera espiritual. O seu lar
de crianças deficientes hoje hospeda
inúmeras antigas vítimas suas, que lhe
recebem carinho e afeto, recuperando-se das
alucinações que se permitiram, ele mesmo
estando em processo de refazimento
espiritual, avançando, porém, para os anos
da velhice com paz no coração e com a
consciência tranquilizada em razão do bem
que vem executando. (Sexo
e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de
Miranda.)
Texto para leitura
1. Os
Espíritos reencarnam como homens ou como
mulheres –
Nas questões 200, 201 e 202 d´O Livro dos
Espíritos, de Allan Kardec, lemos que
são os mesmos os Espíritos que animam os
homens e as mulheres e que, quando no estado
de erraticidade, pouco importa ao Espírito
reencarnar no corpo de um homem ou de uma
mulher. O que o guia na escolha são as
provas por que haja de passar. Os Espíritos
reencarnam como homens ou como mulheres,
porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre
progredir em tudo, cada sexo, como cada
posição social, lhes proporciona provações e
deveres especiais e, com isso, ensejo de
ganharem experiência. Aquele que só como
homem reencarnasse só saberia o que sabem os
homens. O sexo é departamento orgânico
programado pela vida para a reprodução da
espécie. Assexuado, o Espírito renasce numa
como noutra polaridade, a fim de adquirir
experiências e compreensão de deveres, que
são pertinentes a ambos os sexos. A
intrepidez masculina e a docilidade feminina
são capítulos que dão ao Espírito equilíbrio
e harmonia. Dessa forma, em uma reencarnação
pode o Espírito tomar um corpo masculino e
noutra um feminino, ou realizar um vasto
programa de renascimento em um sexo para
depois começar os processos experimentais em
outro, sem qualquer prejuízo emocional para
a sua estrutura íntima. Fadado ao progresso,
que é ilimitado, o Espírito deve vivenciar
cada reencarnação enobrecendo as funções de
que se constitui o seu corpo, de modo a
desenvolver os valores que lhe dormem em
latência. Graças à conduta moral em cada
polaridade, mais fácil se lhe torna, quando
edificante, escolher o próximo cometimento.
No entanto, quando se permite corromper ou
desviar-se do rumo das suas funções, gera
perturbações emocionais e psíquicas que lhe
impõem duros processos de recuperação, de
que não se pode furtar com facilidade. A
correta aplicação das forças genésicas
propicia ao Espírito alegria de viver e
entusiasmo no desempenho das tarefas que lhe
dizem respeito, constituindo-se em emulação
para o progresso e a felicidade. (Sexo
e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de
Miranda.)
2. Matrimônio
e monogamia são conquistas valiosas –
O sexo é um dos capítulos mais complexos de
algumas ciências psíquicas, como a
Psicologia, a Psicanálise e a Psiquiatria,
em razão das disfunções e dos desconsertos
que ocorrem em muitas vidas como resultado
das experiências atormentadas próximas ou
remotas, que lhes geraram desequilíbrios e
inarmonias, hoje refletidos em seu
comportamento. Valiosos capítulos da
Medicina são dedicados às psicopatologias
sexuais, que se apresentam como aberrações
morfológicas e psicológicas, levando o
indivíduo a estados graves de conduta e de
vida. Eminentes estudiosos da sexologia vêm
procurando desmistificar as funções sexuais,
que a ignorância medieval vestiu de
fantasias e de pecados, gerando perturbações
emocionais muito graves nas criaturas
humanas. Como decorrência da nobre proposta,
a liberação sexual, exagerando as suas
licenças morais, vem trazendo transtornos
graves e desarmonias profundas em muitos
indivíduos que vivem conflitivamente em
razão das dificuldades para se adaptarem às
exigências comportamentais do momento. É
natural, pois, que, num momento de transição
de valores, campeiem o absurdo e o
fantasioso, tentando adquirir cidadania
moral, ao tempo em que empurram os cidadãos
na direção do fosso da promiscuidade e do
desespero, da fuga pelo tabaco, pelo álcool,
pelas drogas aditivas, pela alucinação, pelo
suicídio. Torna-se indispensável quão
imediata uma nova ética moral, a fim de que
os valores nobres granjeados pela sociedade
no curso dos milênios, não se percam no
chafurdar das paixões e no desprestígio das
instituições, como o matrimônio, a família,
a castidade, a saúde comportamental, o grupo
social. O matrimônio e a monogamia são
conquistas valiosas logradas pelo ser humano
após torpes experiências de convivência
doentia através dos tempos. Tentar
reduzi-los a lembranças do passado é uma
aventura macabra cujas consequências são
imprevisíveis para a própria sociedade. (Sexo
e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de
Miranda.)
3. Consequências
do sexo mal conduzido –
Vive-se, na Terra, a hora do sexo. O sexo
vive na cabeça das pessoas, parecendo haver
saído da organização genésica onde se sedia.
Naturalmente, o pensamento é força atuante e
desencadeadora da função sexual. Reduzir o
indivíduo apenas às imposições reais ou
estimuladas do sexo em desalinho, conforme
vem acontecendo, é transformá-lo em escravo
de uma função pervertida pela mente e
atormentada pelas fantasias mórbidas. O ser
humano são os seus valores éticos, suas
aspirações, seus sonhos, suas lutas, suas
grandezas e também aprendizagens dolorosas.
Graças a todos esses fenômenos do cotidiano,
ele cresce e se aprimora, saindo dos limites
em que se encarcera para os incomparáveis
voos da amplidão. Sitiá-lo no gozo sexual e
asfixiá-lo nos vapores da libido perturbada
constitui agressão injustificável às suas
conquistas emocionais, psíquicas e
intelectuais, que lhe dão sabedoria para
discernir e para realizar. Progredindo
sempre, o Espírito jamais retrograda no seu
processo reencarnatório. Nada obstante, em
razão de conduta irregular pode estacionar,
aguardando reparação dos erros graves
cometidos, quando já não mais se deveria
permiti-los. Nesse desenvolvimento
intelecto-moral, vincula-se àqueles a quem
ama ou de quem se distanciou pelo crime e
pela iniquidade, experimentando o apoio dos
afetos e a perseguição dos inimigos, que não
o perdoam pelas ofensas de que foram
vítimas. É nesse campo de lutas que surgem
as lamentáveis e dolorosas obsessões de
graves consequências. O sexo mal conduzido,
em razão do envolvimento emocional e das
dilacerações espirituais que produz em
outrem, como naquele que o utiliza mal, abre
campo para terríveis conúbios obsessivos, ao
mesmo tempo que, praticado de forma vil,
atrai Espíritos igualmente atormentados e
doentes que se vinculam ao indivíduo,
levando-o a processos de parasitose terrível
e de difícil libertação.(Sexo e Obsessão,
prefácio de Manoel Philomeno de Miranda.)
4. Cada
pessoa responde pelo que inspira e pelo que
faz –
Desvios sexuais, aberrações nas práticas do
sexo, condutas extravagantes e
desarticuladoras das funções estabelecidas
pelas Leis da Vida, geram perturbações de
longo curso, que não se recompõem com
facilidade, senão ao largo de dolorosas
reencarnações expungitivas e purificadoras.
Tormentos da libido e da função sexual têm
suas matrizes nos comportamentos anteriores
que o Espírito se permitiu, quando, em
outras reencarnações, abusou da faculdade
procriativa, aplicando-a para o prazer
exorbitante, ou explorou pessoas que se lhe
tornaram vítimas, estimulou abortamentos e
se permitiu experiências perversas e
anormais, ou derrapou nos excessos com
exploração de outras vidas... Todas essas
condutas arbitrárias fixaram-se nos tecidos
sutis do perispírito, impondo necessidades
falsas, que agora os pacientes procuram
atender, ampliando o complexo campo de
problemas íntimos. O respeito e a
consideração pelas funções sexuais
constituem a melhor terapia preventiva para
a manutenção da saúde moral, assim como o
esforço para a recomposição do caráter,
quando alguém já se permitiu corromper, ao
lado da terapêutica especializada, fazem-se
imprescindíveis para a conquista da
harmonia. Ninguém se engane quanto aos
compromissos do sexo perante a vida e cuide
de não enganar a outrem. Cada um responde
sempre pelo que inspira e pelo que faz. O
sexo não foi elaborado para o prazer vulgar,
senão para as emoções superiores na
construção das vidas, ou para as sensações
compensativas quando amparado pelas dúlcidas
vibrações do amor, mantendo a afetividade e
a alegria de viver. (Sexo
e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de
Miranda.)
5. Sexo
e obsessão são o objeto desta obra –
Neste livro, Manoel Philomeno de Miranda faz
um estudo cuidadoso sobre sexo e obsessão,
baseado em fatos reais, que ele pôde
acompanhar desde há vários anos. A obra
focaliza a vida e o comportamento de um
sacerdote católico, o padre Mauro, que ainda
se encontra na Terra, havendo recebido os
Espíritos que reencarnaram para resgates
imperiosos e inadiáveis conforme se
comprometera na esfera espiritual. O seu lar
de crianças deficientes hoje hospeda
inúmeras antigas vítimas suas, que lhe
recebem carinho e afeto, recuperando-se das
alucinações que se permitiram, ele mesmo
estando em processo de refazimento
espiritual, avançando, porém, para os anos
da velhice com paz no coração e com a
consciência tranquilizada em razão do bem
que vem executando. A cidade perversa, a que
o autor se referirá em pormenores na
presente obra, vem lentamente sendo
esvaziada pelo amor de Deus, já que os seus
habitantes, em número bastante expressivo,
encontram-se reencarnados, desde há algumas
dezenas de anos, dando curso às aberrações e
hediondezes que se permitiam quando lá
estavam. Segundo Philomeno, a denominada
mudança de comportamento dos anos sessenta,
com a liberação sexual, tem muito a ver com
a inspiração e chegada desses Espíritos que
estão retornando à Terra, a fim de
desfrutarem da oportunidade de renovação
antes da grande depuração que experimentará
o planeta, transferindo-se de mundo de
provas e de expiações para mundo de
regeneração. A chance de que desfrutam
é-lhes valiosa, porquanto, não sendo
aproveitada conforme deve, cassar-lhes-á
outros ensejos, que somente serão
recuperados em outras penosas situações em
Orbes inferiores. Este é, pois, o grande
momento para todos nós, que aspiramos por
uma vida melhor e mais ditosa. Reflexionar
e agir de maneira correta em relação às
funções sexuais é dever de todo ser que
pensa e que compreende a finalidade da
existência humana. Nesta hora de conturbação
moral e de violência, de agressividade, de
aberrações sexuais, de descontrole geral e
de sofrimentos de todo porte, cumpre-nos, a
todos, somar esforços em favor dos
princípios da dignidade humana e da
honradez, do equilíbrio no comportamento e
da educação das gerações novas, único meio
de oferecer ao futuro uma sociedade menos
conturbada e deslindada dos terríveis
cipoais da obsessão. À educação moral cabe a
tarefa de construir um novo homem e uma nova
mulher, que formarão uma nova e saudável
sociedade para o porvir. (Sexo
e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de
Miranda.)(Continua
no próximo número.)