WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 10 - N° 481 - 4 de Setembro de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Lucia Moniz (Queluz, Portugal)
Quinta-feira, 25 de agosto de 2016 às 20:14:25
Em tempos, lá muito longe, acreditei em muita coisa. Hoje penso: que Deus é este que permite tanta violência sobre tudo o que criou? Ou será que não criou?
Lucia 

Resposta do Editor: 

A dúvida contida na mensagem acima foi objeto nesta revista de inúmeras considerações, como a que expusemos no editorial “A violência no mundo em que vivemos”. Eis o link que permite acessá-lo: http://www.oconsolador.com.br/ano5/210/editorial.html

É claro que o Criador não nos fez violentos, pois aprendemos no Espiritismo que nós, os Espíritos, fomos criados simples e ignorantes.

O caminho adotado pelos Espíritos parte, pois, de uma escolha, decorre do uso do chamado livre-arbítrio, e não de uma determinação divina. Evidentemente, à medida que os indivíduos progridem moralmente, o mal vai cedendo lugar ao bem, o que revela seu caráter de transitoriedade.

No livro O Consolador, em resposta à pergunta: “Se o determinismo divino é o do bem, quem criou o mal?”, Emmanuel escreveu:   

“O determinismo divino se constitui de uma só lei, que é a do amor para a comunidade universal. Todavia, confiando em si mesmo, mais do que em Deus, o homem transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias a essa mesma lei, efetuando, desse modo, uma intervenção indébita na harmonia divina.

Eis o mal.

Urge recompor os elos sagrados dessa harmonia sublime.

Eis o resgate.

Vede, pois, que o mal, essencialmente considerado, não pode existir para Deus, em virtude de representar um desvio do homem, sendo zero na Sabedoria e na Providência Divinas.” (O Consolador, questão 135.)

Sobre o tema, sugerimos também à leitora que leia o texto “O bem e o mal”, publicado na edição 33 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/33/esde.html
 

 

De: Fernando da Silva Pudo (Bertioga, SP)
Quarta-feira, 31 de agosto de 2016 às 17:18:12
Boa tarde, eu cheguei até esta revista através de um link do Evangelho Aleatório. Sou um dos dirigentes da Casa Espírita Vinha de Luz e gostaria de saber como usar o seu link no blog que vamos montar.
Desde já agradeço a sua atenção.
Fernando 

Resposta do Editor:

O leitor fica autorizado a utilizar no seu blog toda e qualquer matéria publicada nas edições semanais de nossa revista. Nosso website é www.oconsolador.com

Quanto ao “Evangelho com busca aleatória”, eis o link que pode ser utilizado para acessá-lo: http://www.oconsolador.com.br/mensagens.asp?r=1

Pedimos apenas que o blog mencione a fonte do qual ele faz parte.
 

 

De: Arlindo Cortes Nascimento (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 29 de agosto de 2016 às 21:14:19
Sr. Diretor, boa noite.
De que modo devemos interpretar, à luz do Espiritismo, a velha máxima “mente sã em corpo são” e qual o nosso compromisso quanto a ela?
Desde já, agradeço.
Arlindo 

Resposta do Editor: 

A questão proposta pelo leitor é o tema da seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Eis o link que remete diretamente ao texto publicado: http://www.oconsolador.com.br/ano10/481/oespiritismoresponde.html
 

 

De: P. A. (Salvador, BA)
Terça-feira, 30 de agosto de 2016 às 11:22:36
Bom dia, venho pedir uma ajuda a vocês amigos. Estou desempregada há três meses e por isso não tenho vergonha de estar aqui pedindo sua ajuda. Necessito arrumar um serviço o mais rápido possível.
P. A.
 

Resposta do Editor:

Infelizmente, em questões como a exposta pela leitora, nada podemos fazer, a não ser enviar-lhe nossas vibrações e sugerir que não desanime e continue em sua faina em busca da colocação e do emprego de que necessita.
 

 

De: Terezinha Tortelli Comin (Jaraguá do Sul, SC)
Segunda-feira, 29 de agosto de 2016 às 14:41:48
Assunto: O Espiritismo responde
Quem foi irmão Clarêncio enquanto encarnado?
Terezinha 

Resposta do Editor: 

Não temos conhecimento da informação solicitada pela leitora. Se algum leitor souber e puder esclarecer, ficaremos imensamente gratos.
 

 

De: Antônio Carlos Guimarães (Lambari, MG)
Terça-feira, 30 de agosto de 2016 às 10:17
Assunto: O Evangelho segundo o Espiritismo - elaboração, edição e estruturação
Kardec, que, por orientação de seus guias, vinha silenciosamente trabalhando numa obra revolucionária, sabia que o Espiritismo ainda não chegara a um momento de maturidade, mas também tinha consciência e privilegiadas informações espirituais de que tal livro seria capaz fazer com que a obra espírita desenvolvesse os seus ramos.
Esse livro era o IMITATION DE L'ÉVANGILE SELON LE SPIRITISME, que mais tarde teria seu nome alterado para L'Évangile selon le Spiritisme (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO). Com esta obra de Kardec, escrita e organizada sob a orientação do Espírito de Verdade, nasce a terceira estaca de sustentação do Espiritismo: o aspecto religioso.
É de se notar que o Espírito de Verdade — guia espiritual de Allan Kardec — lhe dissera:  Para ti, chamar-me-ei A Verdade e todos os meses, aqui, durante um quarto de hora, estarei a tua disposição.
No entanto, por mais de um ano, período que durou a elaboração de Imitation de L'Évangile, verifica-se que o Espírito Verdade esteve constantemente ao lado de Kardec, o que mostra a importância dessa obra no conjunto da Codificação Espírita.
Confira como se deu a elaboração, edição e estruturação de O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, na palestra proferida ontem por ANTÔNIO CARLOS GUIMARÃES, na CASA ESPÍRITA FRANCISCO DE PAULA VÍTOR, em Lambari, MG. Aqui: http://www.guimaguinhas.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=5744492

Saudações.
Guimarães
 

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, sábado, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita