RICARDO DI
BERNARDI
rhdb11@gmail.com
Florianópolis,
SC (Brasil)
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Pedagogia
espírita:
o que
é, o que não é!
A educação
espírita apresenta-se
como uma
proposta pedagógica. Permite, a
Pedagogia
Espírita, aperfeiçoar
nossa prática
espírita
adequando-a à
ideia do grande
educador Kardec, deixando
de lado a
"saudade do
altar",
afastando-nos do
igrejismo e da
institucionalização
religiosa.
2- Na realidade,
o próprio
Espiritismo
é também uma
proposta
pedagógica,
cultural,
universal, e
aberta, como
queria Kardec.
3- A Pedagogia
Espírita - (PE)
Não se propõe a
fazer
proselitismo,
não é nenhum
catecismo
espírita,
não se propõe a
uma educação
religiosa,
não é um
movimento
sectário,
autoritário ou
centrado em uma
pessoa ou
instituição.
4- Antes de
mencionarmos a
origem da
pedagogia
Espírita convém
considerar as
ideias de
Sócrates e
Platão como
precursoras.
5- Conforme
observei no
primeiro
Congresso
Brasileiro de
Pedagogia
Espírita, PE:
Poderíamos
considerar uma
fase gestacional
antes do
nascimento da
PE; este período
é composto por
antecessores
muito
identificados
com a ideia de
Kardec (Rivail
para os
pedagogos, pois
era seu nome
verdadeiro). Os
antecessores
foram, na ordem,
Comenius,
Rousseau, Pestalozzi
e, naturalmente,
Rivail.
6- No entanto, o
grande
nascimento foi
no Brasil, cujo
“parto” foi
efetuado por
Herculano Pires,
ao publicar o
livro PEDAGOGIA
ESPÍRITA.
7- Os princípios
básicos da
pedagogia
Espírita podem
ser assim
resumidos:
1º- Todo
indivíduo tem
uma dimensão
espiritual, ou
seja, tem uma
alma.
2º- A criança é
um Espírito
reencarnado.
3º- Em função
dos princípios
anteriores,
considera a
Pedagogia
Espírita
que todo
indivíduo, nesta
existência, está
em aprendizado e,
no intercurso de
existências,
portanto, toda
criança é um ser
interexistencial.
4º- A vida é um
aprendizado
constante, rumo
à perfeição, que
é o destino de
todos os seres.
5º- A finalidade
da nossa
existência é a
identificação
com a centelha
divina que
existe em nossa
essência. (SELF
= Inconsciente
Puro = Deus em
Nós.)
6º- Em última
análise o
processo
educativo
é sempre de
autoeducação.
7º- Cumpre ao
educador, através
da pedagogia e,
sem
imposição, cultivar a
semente da
autoeducação do
educando.
8º- O auxílio
educativo ao
próximo poderá e
deverá ser uma
relação
pedagógica
universal.
8-
Princípios PEDAGÓGICOS
da PEDAGOGIA
ESPÍRITA:
Gestando desde
Sócrates,
passando por
Kardec até o seu
nascimento com
Herculano Pires,
a tríade dos
princípios
pedagógicos da
PE compõe-se de:
1- Pedagogia da
Liberdade - o
educando é livre
para aderir ao
processo
evolutivo que
lhe ofertamos.
(Nada tem esta
referência com
falta de
limites.)
2- Pedagogia da
Ação - é agindo,
experimentando,
que o educando
desenvolve suas
potencialidades.
3- A Pedagogia
do amor - A
relação
pedagógica deve
ser
alicerçada no
amor para tocar
os recônditos
profundos na
alma do
educando.
9- PODE-SE
UTILIZAR OS
PRINCÍPIOS DA
PEDAGOGIA
ESPÍRITA PARA
ENSINAR O
CONTEÚDO
ESPÍRITA AOS
EDUCANDOS QUE O
DESEJAREM, MAS
NÃO
INPOSITIVAMENTE
A TODOS.
A pedagogia
Espírita,
conforme se
concluiu no 1º
Congresso
brasileiro, deve
operar com um
ensino
inter-religioso,
informando ao
educando o
conteúdo de
todas as
religiões, e
naturalmente o
conteúdo
espírita, de
forma correta e
aprofundada.
10- Os Campos de
Atuação da
pedagogia
Espírita são basicamente:
1º A família
2º O Centro
Espírita
3º A Escola
Espírita
4º A
Universidade
Espírita
11-
Justificando a
Terminologia:
Pedagogia
Espírita
11.1 - O uso de
uma denominação
mais abrangente
levaria a uma
perda de
identidade da
proposta.
11.2 - A
proposta
codificada por
Kardec traz uma
visão específica
do mundo, bem
como uma
visão racional
do intercâmbio
com o mundo
extrafísico.
11.3 - Conforme
se definiu no 1º
Congresso
Brasileiro de
Pedagogia
Espírita, ao se
declarar este
movimento
pedagógico como
espírita, é
preciso ter uma
visão correta do
Espiritismo -
que é uma visão
universal e
aberta -, como
postulou Kardec.
O autor é
médico homeopata, escritor
e conferencista
espírita.