Continuamos a apresentar o estudo do livro O Espiritismo na sua expressão mais simples, publicado no ano de 1862 por Allan Kardec. Este estudo é feito com base na tradução para o idioma português efetuada por Salvador Gentile.
Questões preliminares
A. Em que se funda o Espiritismo?
A doutrina espírita está fundada sobre a existência, as manifestações e o ensinamento dos Espíritos e se acha exposta, de maneira completa, em O Livro dos Espíritos para a parte filosófica, em O Livro dos Médiuns para a parte prática e experimental, e em O Evangelho segundo o Espiritismo para a parte moral. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
B. O Espiritismo é uma descoberta moderna?
Não. Os fatos e os princípios sobre os quais repousa o Espiritismo perdem-se na noite dos tempos. Encontram-se seus traços nas crenças de todos os povos, em todas as religiões e na maioria dos escritos sagrados e profanos. O que aconteceu é que, antes, os fatos, incompletamente observados, frequentemente foram interpretados segundo as ideias supersticiosas da ignorância, e não lhes foram deduzidas todas as consequências. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
C. O que a doutrina espírita tem, então, de moderno?
O que é moderno no Espiritismo é a explicação lógica dos fatos, o conhecimento mais completo da natureza dos Espíritos, do seu papel, do seu modo de ação, a revelação de nosso estado futuro, enfim sua constituição como ciência e como doutrina e suas diversas aplicações. Os Antigos conheciam o princípio, os Modernos conhecem os detalhes. Na Antiguidade, o estudo desses fenômenos constituía privilégio de certas castas, que não os revelavam senão aos iniciados nos seus mistérios, mas hoje esse estudo é acessível a qualquer pessoa. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
Texto para leitura
43. As instruções dadas pelos Espíritos de uma ordem elevada sobre todos os assuntos que interessam à Humanidade e as respostas que deram às perguntas que lhes foram propostas, tendo sido recolhidas e coordenadas com cuidado, constituem toda uma ciência, toda uma doutrina moral e filosófica sob o nome de Espiritismo. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
44. O Espiritismo é, pois, a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensinamento dos Espíritos. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
45. Essa doutrina se acha exposta, de maneira completa, em O Livro dos Espíritos para a parte filosófica, em O Livro dos Médiuns para a parte prática e experimental, e em O Evangelho segundo o Espiritismo para a parte moral. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
46. Como já vimos, o Espiritismo teve seu ponto de partida no fenômeno vulgar das mesas girantes; mas como esses fatos falam mais aos olhos que à inteligência e despertam mais curiosidade que sentimento, com a curiosidade satisfeita temos tanto menor interesse neles quanto não os compreendamos. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
47. Não ocorreu o mesmo quando a teoria veio explicar-lhes a causa; quando se viu que dessas mesas girantes, com as quais se divertiu por um instante, saiu toda uma doutrina moral que fala à alma, dissipando as angústias da dúvida e satisfazendo a todas as aspirações deixadas no vago por um ensinamento incompleto sobre o futuro da Humanidade, as pessoas sérias acolheram a nova doutrina como um benefício. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
48. Desde então, longe de declinar, ela cresce com uma rapidez incrível; no espaço de alguns anos, ela reuniu, em todos os países do mundo e sobretudo entre as pessoas esclarecidas, inumeráveis partidários que aumentam todos os dias numa proporção extraordinária. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
49. Podemos, pois, dizer, em face disso, que o Espiritismo conquistou direito de cidadania, assentado que está sobre bases que desafiam os esforços de seus adversários mais ou menos interessados em combatê-lo. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
50. Como sabemos, os ataques e as críticas ao Espiritismo não afrouxaram sua marcha um só instante. Ora, como dizem os espíritas, se o Espiritismo se propaga apesar da crítica, é que as pessoas o acham bom e preferem sua lógica e seu raciocínio aos dos seus contraditores. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
51. O Espiritismo, contudo, não é uma descoberta moderna. Os fatos e os princípios sobre os quais repousa perdem-se na noite dos tempos. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
52. Encontram-se seus traços nas crenças de todos os povos, em todas as religiões e na maioria dos escritos sagrados e profanos. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
53. O que aconteceu é que antes os fatos, incompletamente observados, frequentemente foram interpretados segundo as ideias supersticiosas da ignorância, e não lhes foram deduzidas todas as consequências. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
54. Ora, o Espiritismo está fundado sobre a existência de Espíritos. A conclusão é, portanto, óbvia: sendo os Espíritos as almas dos homens, desde que há homens há Espíritos. O Espiritismo não os descobriu, nem os inventou. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
55. Se as almas ou Espíritos podem manifestar-se aos chamados vivos, é porque isso está na Natureza, e certamente assim eles procederam em todos os tempos; e também de todos os tempos, e por toda parte, encontram-se provas dessas manifestações, que são muitas, sobretudo nos relatos bíblicos. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
56. O que é moderno no Espiritismo é a explicação lógica dos fatos, o conhecimento mais completo da natureza dos Espíritos, do seu papel, do seu modo de ação, a revelação de nosso estado futuro, enfim sua constituição como ciência e como doutrina e suas diversas aplicações. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
57. Os Antigos conheciam o princípio, os Modernos conhecem os detalhes. Na Antiguidade, o estudo desses fenômenos constituía privilégio de certas castas, que não os revelavam senão aos iniciados nos seus mistérios. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
58. Na Idade Média, aqueles que deles se ocupavam ostensivamente eram olhados como feiticeiros e, por isso, levados à fogueira; mas hoje não há mistérios para ninguém, não se queima mais ninguém e tudo se passa à luz do dia, estando todos em condições de se esclarecer e de praticar, porque os médiuns se encontram por toda parte. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
59. A própria doutrina que os Espíritos ensinam nada tem de nova e é possível encontrá-la, por fragmentos, na maioria dos filósofos da Índia, do Egito e da Grécia, e toda inteira no ensinamento do Cristo. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
60. Que vem, pois, fazer o Espiritismo? Ele vem confirmar por novos testemunhos, e demonstrar por fatos, verdades desconhecidas ou mal compreendidas, além de restabelecer, em seu verdadeiro sentido, aquelas que foram mal interpretadas. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
61. O Espiritismo nada ensina de novo, é verdade; mas ninguém há de contestar a relevância de provar, de maneira patente e irrecusável, a existência da alma, sua sobrevivência ao corpo, sua individualidade depois da morte, sua imortalidade, as penas e as recompensas futuras. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
62. Quantas pessoas creem nessas coisas, mas nela creem com vago preconceito de incerteza, dizendo a si mesmas, seu foro íntimo: "Se, todavia, isso não o for!" Quantos foram conduzidos à incredulidade porque se lhes apresentou o futuro sob um aspecto que a razão não podia admitir! (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
63. Pelos fatos e por sua lógica, o Espiritismo vem dissipar a ansiedade da dúvida, e conduzir à fé aqueles que dela se afastaram. Em nos revelando a existência do mundo invisível que nos cerca, e no meio do qual vivemos sem disso nos darmos conta, faz-nos conhecer, pelo exemplo daqueles que viveram, as condições de nossa felicidade ou de nossa infelicidade futuras, explicando-nos a causa de nossos sofrimentos neste mundo e o meio de abrandá-los. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.)
64. Sua propagação terá, assim, por efeitos inevitáveis a destruição das doutrinas materialistas, que não podem resistir à evidência. (O Espiritismo na sua expressão mais simples - Histórico do Espiritismo.) (Continua no próximo número.)