Espiritismo
para crianças

por Célia Xavier de Camargo

A experiência
 
Certo dia, o professor conversava com os alunos quando um deles lhe disse, desanimado:
— Professor Joel, eu não entendi a razão de ter tirado nota tão baixa! Achei que tinha respondido direitinho, mas me dei mal. Fiquei muito triste!...

— Lucas, você não pensou direito ao responder as perguntas. Se tivesse pensado melhor, teria acertado. Vocês precisavam refletir na pergunta e, depois, encontrar a melhor resposta, entendeu? — o professor informou ouvindo a reclamação do garoto.
— Mais ou menos, professor. Acho que não entendi o que o senhor queria!
— Isso mesmo, Lucas. A questão era para vocês pensarem e responderem da melhor maneira possível.
Os alunos trocaram um olhar como sem entender. O mestre fitou-os e propôs:
— Que tal se nós fizermos uma experiência?
Os alunos concordaram com a sugestão. Então, o professor balançou a cabeça e enfiou as mãos nos bolsos das calças e tirou as notas de dinheiro que trazia. Depois, separou as cinco que eram iguais em importância.
— Bom! Vamos ver quem quer participar da experiência. Preciso de cinco alunos.
Vários alunos levantaram a mão, e o professor escolheu cinco entre eles. Depois, explicou:
— Vou entregar uma nota de 10,00 reais a cada um dos alunos participantes. Na próxima semana, vocês deverão me devolver os 10,00 reais e mais o que conseguirem apurar com o trabalho de vocês, certo?
Os garotos concordaram e toda a classe bateu palmas. O mestre informou:
— Vocês, os demais alunos, serão os juízes, apurando quem trabalhou melhor com a importância que recebeu. Então, bom final de semana para todos!

Os alunos deixaram a sala pensando. O que fazer com os 10,00 reais?!... Mas isso era problema para os alunos que estavam participando da brincadeira.
O 1º, Roberto, era um menino muito pobre. Ao chegar a casa, viu que a mãe estava sem nada para o almoço. Enfiou a mão no bolso da calça e, sentindo a nota, resolveu que não tinha importância não ganhar, mas naquele momento precisava entregar a nota à mãe, de modo a comprar algo para o almoço da família.
O 2º garoto, Miguel, chegou a casa pensando em como fazer a nota produzir mais. Lembrou-se de que sua mãe gostava de fazer doces, então disse à mãe:
— Mãe, eu ganhei 10,00 reais e preciso aumentá-los, e lembrei que seus doces são muito bons! Poderia fazê-los?
A mãe concordou. Logo após o almoço arrumou a cozinha e saiu para comprar o que precisava. Ela gastou exatamente os dez reais e voltou para casa. Colocou os ingredientes no fogo e, após algum tempo, um cheiro bom de doce se espalhava no ar. Ela tirou a panela do fogo e colocou o doce numa bandeja, espalhou bem e depois cortou os doces. Logo eles estavam secos e com cheiro apetitoso. Miguel pegou uma cesta, colocou os doces dentro e saiu a vendê-los. Meia-hora depois, voltou sem nada, e com o bolso cheio de dinheiro. Os 30 doces renderam 30,00 reais!
O 3º, João, pensava em como fazer render seu dinheiro. Chegando a casa, porém, viu sua mãe aflita. O filho de três anos caíra e se machucara, e a mãe precisava comprar remédios para ele. João sentiu a nota no bolso e respirou fundo; enfiou a mão no bolso e entregou a nota para a mãe. Aliviada, ela foi à farmácia, trouxe remédio para tirar a dor do filho e ficou feliz. Logo, o pequeno estava dormindo, aliviado.
O 4º, Gabriel, deixou a escola pensando o que fazer com seu dinheiro. Passando por uma pracinha, viu seus amigos jogando bolinhas de gude valendo dinheiro. Então, resolveu fazer o mesmo. Na sua vez, ganhou mais algumas moedas. Animado, prosseguiu. Só que perdeu o que ganhou e também o que recebera. Sem nada no bolso, voltou para casa muito triste.
O 5º, Murilo, sabia que a situação em casa era grave. Não havia dinheiro para nada. Com seu pai e sua mãe desempregados, a família não tinha o que comer e seus irmãos choravam de fome. Então, Murilo entregou os 10,00 reais para a mãe comprar algo que os alimentasse. Naquele dia, Murilo sentiu-se feliz ao ver o rosto alegre dos pequenos. Havia perdido a oportunidade de fazer render seu dinheiro, porém estava com a consciência tranquila.
No dia marcado pelo professor, após as aulas, os alunos escolhidos teriam que explicar como usaram a nota de 10 reais, e cada um deles foi falando o que fizera com o dinheiro que tinha recebido. No final, o professor indagou aos alunos o que acharam do resultado da experiência. Cada um deu sua opinião sobre o que tinham feito com os 10,00 reais. E o mestre explicou:
— Perceberam? Cada um teve que usar a cabeça para resolver como usar o dinheiro que tinha recebido. Fiquei contente ao ver que, em geral, eles agiram pensando na família, e não neles mesmos, notaram?
Todos concordaram. Mas Aline levantou a mão e considerou:
— De modo geral eles usaram bem seu dinheiro. No entanto, tem alunos que pensaram mais nas necessidades da família do que neles. Achei isso muito importante, professor! Com exceção de Gabriel que se deu mal, por ter pensado só nele mesmo. Ficou encantado por ganhar mais dinheiro, que era dele, não se preocupando com mais ninguém. Acho que ele mereceu perder.
Baixando a cabeça, envergonhado, Gabriel concordou com a colega, dizendo:
— Tem razão, Aline. Vendo como os demais gastaram o dinheiro, entendi que eles foram muito melhores que eu, e aprendi quanta necessidade existe que nós desconhecemos.
Os alunos bateram palmas e o professor agradeceu a colaboração de todos.
— Entenderam o que eu desejava na prova? Que refletissem sobre as situações de cada um e apresentassem a melhor solução!
 

MEIMEI
 

(Recebida por Célia X. de Camargo, em Rolândia, em 21/11/2016.)

 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita