Entrevista

por Orson Peter Carrara

Uma instituição com grande missão e dedicados seareiros

 
Técnica em contabilidade e bancária aposentada, Sueli Andrade Januário (foto) é natural de Mogi Mirim (SP), onde também reside. Vinculada à Associação Espírita Jesus e Caridade, da qual é vice-presidente, ela nos apresenta o Lar Espírita Maria de Nazaré, de sua cidade, que atende pessoas com deficiência neurológica em regime de longa permanência. Uma história para ser conhecida. Confira na presente entrevista:

 

Como você se tornou espírita? 

Nasci em uma família espírita.

Como foi seu envolvimento com o Lar Maria de Nazaré?

Comecei sendo voluntária.

Quando o Lar foi fundado? E por quem?

Foi fundado em 4/08/1973 pelo Sr. José Antonio de Andrade Junior, mais conhecido como Juca Andrade.

Faça uma síntese biográfica do Sr. Juca Andrade.

Ele nasceu em Monte Santos de Minas (MG), no dia 5/02/1895 e faleceu em 19/07/1978. Foi funcionário da Estrada de Ferro Mogiana até se aposentar. Fundou a Assoc. Espírita Jesus e Caridade em 26/07/1933 com vários amigos espíritas da cidade de Mogi Mirim. Em 1934 fundou o Albergue Noturno e em 1958 fundou Vila Paim, para acolhimento de idosos. Em 1973, no dia 4 de agosto, fundou o Lar Espírita Maria de Nazaré, em funcionamento até os dias atuais.

Qual o perfil da instituição e seu público alvo? 

Nosso perfil é de um Hospital especializado para pessoas com deficiência neurológica, em regime de longa permanência.

O quadro de funcionários tem quais especialidades? 

Sendo uma instituição de saúde, há nela uma equipe multidisciplinar, que integra enfermeiros, auxiliar e técnico de enfermagem, médico, nutricionista, farmacêutica, psicóloga, fisioterapeutas e assistente social. Mas também, claro, uma equipe administrativa, além dos que atuam na lavanderia, na limpeza e na cozinha.

Como é mantida a instituição? 

Por meio de convênios SUS, Prefeituras de Mogi Mirim e Jaguariúna, além de eventos abertos ao público, justamente para geração de receitas que completem o orçamento mensal.

De sua vivência com a instituição, que você gostaria de destacar? 

O trabalho humanizado que dedicamos aos pacientes e a resposta que vem deles, apesar da deficiência, em suas atitudes e gestos amáveis.

De suas lembranças nessas décadas de lutas e conquistas, qual narrativa pode trazer aos nossos leitores? 

De todas as dificuldades pelas quais a instituição passou, sempre houve apoio de parceiros e pessoas que se identificam com a causa da instituição. Sempre surge uma solução, muitas vezes inesperada, norteando para a melhor decisão e, claro, para o bem-estar dos acolhidos.

Como enxerga a integração da cidade com a obra social da entidade?

Muito solidária com a causa da instituição, que é manter os cuidados básicos para com o deficiente intelectual.

Algo mais que gostaria de acrescentar? 

Quero convidar os leitores para que acompanhem nossa instituição nas redes sociais pelo nosso site e se tornem também voluntários ou parceiros. Segue nosso contato pelo WhatsApp:  19 99 738 8850.

Suas palavras finais. 

Agradecemos a oportunidade da entrevista para apresentar a instituição e divulgar nossos trabalhos em prol da saúde mental.


Nota do entrevistador:

Assista ao vídeo institucional sobre o Lar Espírita Maria de Nazaré clicando neste LINK.

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita