Artigos

por Eleni Frangatos

 

Minha primeira ida a um Centro Espírita!


Quais os motivos que levam alguém a visitar e conhecer um Centro Espírita:

- Simples curiosidade?

- Acompanhando alguém da família ou pessoa amiga?

- A pessoa encontra-se sem rumo na vida, sufocada por mil problemas sobre os quais perdeu o controle?

- “Coisas” esquisitas estão acontecendo com ela e a assustam?

Vejamos, então, como começar a ajudar você, caro leitor, com algumas informações elementares.

 

O que é uma casa espírita?

Uma Casa ou Centro Espírita é um lugar onde você poderá receber um passe e ouvir uma preleção. É um lugar onde Espíritos Bons e elevados atuam sobre você para mudar e para pacificar a tormenta espiritual e emocional em que você se encontra. Essa onda de tormentos, se já se manifesta há algum tempo, pode até mesmo produzir doenças graves no seu corpo físico. Os males da alma são causadoras de doenças como a depressão, o câncer e por aí afora.

 

Como devo proceder numa casa espírita?

Repare que, quase sempre, existem na casa espíritas pedidos de SILÊNCIO. Então, entenda que você está numa Casa de Deus onde atuam os Bons Espíritos e é muito normal que o silêncio se faça, respeitando a Espiritualidade que se encontra trabalhando dentro do Centro Espírita para o seu bem e o bem de todos os presentes, trabalhadores da casa ou não. Evite ficar conversando na sala de palestras, que antecede a Sala de Passe, mesmo que o tom de voz seja baixinho. Aproveite esses minutos para se pacificar e deixar-se envolver na atmosfera espiritual do ambiente.

Não tenha medo de que haja Espíritos maus na Casa Espírita. Os Centros Espíritos têm, à volta da Casa e nas ruas que os circundam, hostes de Espíritos Bons zelando pela segurança da Casa e, claro, por sua segurança espiritual também. Por isso, fique em paz.

 

Como é a preparação para o passe?

Numa sala própria para isso - geralmente um auditório para palestras - as pessoas vão chegando e tomando seus assentos e permanecem em silêncio. Algumas leem uma revista ou livro espírita que, em geral, se encontram na mesma sala.

A seguir, inicia-se a preleção na qual um palestrante escalado pelo Centro, devidamente preparado e já com estudos adiantados, disserta sobre um determinado tema. Em geral, a palestra dura cerca de 30 a 45 minutos e termina com uma oração, preparando as pessoas para o recebimento do passe, que é oferecido a todos, mas é você quem decide se deseja ou não receber essa forma de atendimento, que é tão comum nos Centros Espíritas.

Caso decida pelo passe, os trabalhadores da Casa o orientarão para se encaminhar até a Sala de Passe. Tudo isso é feito em silêncio. Ao adentrar a Sala de Passe, você notará que ela se encontra um pouco escurecida, apenas para que a concentração do Passista ou Fluidoterapeuta seja mais fácil do que se estivesse sob luz forte.

Você será instruído para se sentar numa cadeira e, em geral, os Passistas ou Fluidoterapeutas, postados geralmente atrás da cadeira, iniciarão a aplicação do passe, sobrepondo as mãos acima de sua cabeça para a transmissão da energia espiritual, sem, contudo, tocá-lo.

Em seguida, ao sair, lhe será oferecida, numa bandeja, um copinho com água fluidificada para que você beba. Encerra-se então o atendimento e você estará livre para se retirar quando lhe aprouver.

 

Depois do que viu, se optar por frequentar o Centro, que fazer?

Dirija-se à Secretaria, se houver (lembre-se de que aqui difere um pouco, porque há Centros muito pequenos e outros enormes. Então, a estrutura administrativa difere um pouco). Não existindo Secretaria, fale com algum trabalhador, para que ele ou ela o instrua sobre como proceder, caso você queira frequentar o Centro, seja para receber o passe, seja para participar dos estudos que o Centro Espírita oferece gratuitamente.

 

Aviso importante

O Centro Espírita não cobra por nada que oferece. As casas espíritas não cobram nem pedem dinheiro a ninguém, e nenhuma pessoa está autorizada a fazê-lo em seu nome.

Se recebe doações em forma de roupas, calçados ou alimentos não perecíveis para formar as cestas básicas que são distribuídas a famílias socialmente carentes, o Centro Espírita agradece, mas não obriga ninguém a isso.

Caso você queira tornar-se sócio da instituição, deve fazê-lo única e exclusivamente na Secretaria do centro espírita, ciente de que as mensalidades pagas pelos sócios destinam-se à manutenção do centro e custeio de despesas como água e luz, por exemplo.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita