Espiritismo
para crianças

por Marcela Prada

 

Tema: Evolução, superação


Tem uma pedra perto de mim


Certa vez, uma sementinha brotou da terra e começou a crescer. Ficou muito feliz ao ver a luz e a beleza da paisagem ao seu redor. Com alegria, a plantinha esticava seu corpinho e abria suas pequenas folhas para conseguir desenvolver-se e aproveitar tudo o que a vida tinha de bom para lhe oferecer.

Em poucos dias, a plantinha já tinha crescido bastante e até dobrado de tamanho. Ela estava muito animada. Tudo ia bem, até que, um dia, a plantinha sentiu um incômodo quando tentava se esticar para crescer.

Quanto mais ela tentava, mais o incômodo piorava.

Ela, então, percebeu que se encontrava encostada em uma pedra, que parecia enorme e pesada. A plantinha não conseguia empurrá-la. Pela primeira vez, ela se sentiu triste e suas folhas até murcharam.

Havia uma planta adulta perto da plantinha. Percebendo a situação, ela perguntou:

— O que foi, plantinha? Está tudo bem com você?

— Não, nada está bem! — disse a plantinha, muito desanimada — Não consigo mais crescer. Acho que vou morrer com este tamanho. Não tenho mais o que fazer. Tem uma pedra enorme perto de mim!

A planta mais velha compreendeu a dificuldade dela, afinal também tinha enfrentado seus desafios na vida. Ela conversou bastante com a plantinha e explicou que sua espécie tinha muita força e muito potencial, e ela não devia desistir.

A plantinha ganhou novo ânimo ao conversar com a vizinha e, no dia seguinte, voltou a tentar de novo.

Não era fácil, mas com o passar do tempo ela foi conseguindo. Ela esticou suas raízes para ficar bem firme na terra, desenvolveu outros ramos para crescer sem se machucar na pedra e, aos pouquinhos, as coisas foram melhorando.

Quando ela desanimava, a planta mais velha, lá do alto, dizia:

— Cresça, plantinha, cresça! Não desanime! Não desista! Vai dar tudo certo! Você vai ver!

Um dia, veio um vento muito forte e, depois dele, um enorme temporal. As plantas foram sacudidas, tiveram folhas arrancadas e galhos quebrados.

A plantinha se assustou, mas agora ela já não era mais tão pequena. Estava mais resistente e não se machucou com a tempestade. Ela nunca tinha imaginado que a pedra poderia ajudá-la algum dia, mas foi o que aconteceu. Além de barrar o vento forte, a pedra servia como apoio para a plantinha não tombar.

Tudo passou...

A plantinha continuou desenvolvendo-se. Quanto mais ela crescia, mais feliz se sentia.

Ela ficou adulta e se tornou uma linda árvore. Seus galhos davam frutas, e passarinhos e outros animaizinhos se abrigavam nela. Do alto, ela conseguia ver uma linda paisagem.

A planta que era sua vizinha se tornou sua grande amiga. Elas conversavam sobre muitas coisas, menos sobre a pedra. A pedra tinha ficado tão pequena perto do tronco grande e forte da árvore, que ela nem se lembrava mais dela.

A árvore teve muitas dificuldades na vida além da pedra, mas com boa vontade, e fazendo o que devia ser feito, ela conseguiu superar todas elas. 


 


Material de apoio para evangelizadores:

Clique para baixar: Atividades

marcelapradacontato@gmail.com


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita