Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Ensinar valores cristãos às crianças 


Que fechem a farmácia, a escola deve continuar funcionando
. Eurípedes Barsanulfo 


São os pais que ensinam valores cristãos aos filhos. São modelos quando mostram paciência, tolerância e bondade em casa, ensinando às crianças, diante dos desafios e dificuldades de cada dia, confiança em Deus.

Cresci vendo meus pais temerem a Deus e confiarem seus caminhos à inspiração de Jesus. Muito devotos de Maria, desde pequena aprendi ternura e respeito pela Mãe do Cristo.

Quantas vezes, durante minha infância e adolescência, eu os vi, a independer da dificuldade da circunstância, cheios de fé, incentivando-nos o poder da oração, a insistência na criação de um ambiente de paz e confiança, passos singelos, mas essenciais para formar pessoas que amam e seguem a Deus.

Diante das incertezas, o medo ganha estatura. Nesses casos, sempre recordo o exemplo de Jesus acalmando a tempestade. Um quadro que revivi muito na minha casa de criança… Agricultores, meus pais se fortaleciam, sobretudo nos tempos difíceis, na guiança de Deus, na fé em Jesus.

No cotidiano, todos nós podemos ensinar coisas simples do ponto de vista espiritual às crianças. Demonstrar, por exemplo, respeito por todas as formas de vida e incentivar de modo persistente a empatia. Isso pode ser ensinado através de pequenos gestos, como ajudar um vizinho em necessidade ou tratar os animais com carinho. Quando as crianças observam esses comportamentos na prática, elas aprendem a importância de agir com compaixão e respeito.

A prática do perdão também é essencial. Quando você perdoa alguém, está mostrando à criança que todos cometem erros e que o amor e a compaixão são mais poderosos do que o rancor, o ressentimento. Pais que querem passar valores espirituais aos filhos devem ensinar, principalmente na infância, a importância de pedir desculpas e de aceitar as desculpas dos outros, fortalecendo, assim, o entendimento de que o perdão é uma parte fundamental dos relacionamentos, da boa convivência…

Se queremos que nossos filhos assimilem virtudes e se tornem bons cristãos, precisamos com determinação integrar a espiritualidade nas atividades diárias, pois isso é uma forma poderosa de ensinar. O hábito da prece cotidiana, o costume de expressar gratidão ao final do dia, a tolerância com as diferenças, podem fazer uma grande diferença. Essas práticas singelas, mas profundamente espirituais, ensinam as crianças a valorizar as bênçãos de cada dia e a desenvolver uma conexão consciente com o que é sagrado. Amar a Deus sobre todas as coisas e desde o começo da vida para guiar uma boa vida, sem esquecer que aqui estamos de passagem…   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita