Cartas

Ano 19 - N° 920 - 27 de Abril de 2025

De: Felipe Gallesco (São Paulo, SP)

Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 16:44

Olá, amigos.

Tudo bem?

Hoje o site do Juventude Espírita – para acessar, clique aqui – sofreu um ataque hacker bem-sucedido, que deixou o site fora do ar por 1 hora. Depois vimos que nos últimos 22 dias o site sofreu 1.554 ataques. O estrago só não foi maior, pois identificamos no começo.

Eu fiz um aviso, que serve também de alerta para outros sites espíritas. Para ler, clique em Juventude Espírita

A divulgação é importante para outros trabalhos espíritas online conhecerem e se protegerem.        

Muito obrigado.

Abraços

Felipe Gallesco

Editor do Juventude Espírita


Resposta do Editor
:

Estes ataques ao Juventude Espírita são semelhantes, se não idênticos, aos que tiraram do ar por longo tempo o site Autores Espíritas Clássicos, mantido pelos Irmãos W., que no momento não temos conseguido acessar, certamente devido aos lamentáveis fatos, cuja origem é desconhecida, mas certamente deve fazer parte da campanha que adversários do Espiritismo insistem em manter, objetivando calar o trabalho que realizamos na divulgação dos ensinamentos espíritas. Ao amigo Felipe Gallesco, a nossa solidariedade e a esperança de que tais fatos não se repitam nem abalem o nosso trabalho.

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 11:03

Assunto: Indriso sobre a decadência

 

Decadência “Espiritual” (1)

 

Quando “parlar” perde a liberdade, (2)

O sensor autocrático perde a respeitabilidade.

Reação em cadeia, perde compensação e autoridade.

Outrossim, a legitimidade e a honorabilidade.

Tudo faz para que prevaleça uma única narrativa.

Cassar a liberdade de expressão é sua iniciativa fundamental.

Mas, apelar para a força bruta terá uma decadência desastrosa. (3)

Isso não é novidade, créditos para os juristas como Modesto Carvalhosa.

 

Referências:

(1) Decadência “Espiritual”. Aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. LINK 1

(2) Com as palavras reforçamos a resistência na luta contra uma dominação cruel. LINK 2

(3) “O estado social valerá o que nós valemos. Se nós somos retos, justos, esclarecidos, o Estado será grande; se formos pequenos, ignorantes e viciosos, o próprio Estado será frágil e miserável. Portanto, o progresso social só é possível com o progresso de cada um de nós.” LINK 3

Saudações,

Luiz Carlos Formiga

 

De: Luísa Santini (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 23 de abril de 2025, às 12:02

Assunto: Frases para refletir sobre o luto coletivo

Diante da comoção pela morte do Papa Francisco, muitos fiéis estão em busca de consolo espiritual. Em momentos difíceis como esse, a poesia pode ser uma boa forma de expressar os sentimentos e se conectar com Deus.

No devocional recém-lançado "NoviSalmos" (Rocco), o teólogo e cordelista Fábio Sombra transforma salmos bíblicos em versos rimados de fé e esperança para convidar os cristãos a orar, contemplar e renovar a confiança nos planos divinos.

Sugiro, entre tantos, a leitura do salmo "Para quem partiu deste mundo", que oferece acolhimento e serenidade para todos os católicos e cristãos na partida do Papa:


Para quem partiu deste mundo

Para tudo existe um tempo,

Pra quem chega e pra quem for.

Você parte agora e leva

Nosso afeto e nosso amor;

Que tenha um futuro manso

E mereça seu descanso

Junto ao trono do Senhor.


Publicado pela Editora Rocco, o livro “NoviSalmos” pode ser adquirido na Amazon, na Rocco E-Commerce e nas principais livrarias do Brasil.

Abraços,

Luísa

 

De: Mateus Lincoln (Brasília, DF)

Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 21:59

Legado de Francisco: Novo papa herdará estrutura mais plural e ambiente polarizado

Artigo assinado por Márcio Coimbra, CEO da Casa Política e Presidente-Executivo do Instituto Monitor da Democracia, afirma que “desde sua eleição em 2013, como o primeiro papa jesuíta e latino-americano, o pontificado de Francisco foi marcado por um estilo pastoral inovador e um compromisso com a transformação institucional da Igreja Católica. Com ênfase na misericórdia, justiça social e reforma da Cúria Romana, seu papado buscou equilibrar tradição e modernidade, promovendo uma Igreja mais inclusiva e voltada para as "periferias existenciais". No entanto, sua condução também enfrentou críticas de setores conservadores e desafios persistentes, como os escândalos de abuso sexual e polarização dentro da Igreja. Analisar seu legado exige considerar tanto seus avanços simbólicos quanto tensões entre reforma e continuidade no catolicismo”.

Na conclusão do artigo, ele diz: “Ao fim e ao cabo, o Papa que se despede deixa um legado importante para o catolicismo, tendo conseguido mover suas estruturas parcialmente, porém, em pontos basilares. Aquele que virá encontrará um ambiente muito diferente daquele com que Francisco se deparou e podemos considerar isso um sinal positivo, algo que aproximou os católicos da Igreja de Pedro”.

Mateus Lincoln

Assessoria de Imprensa

 

De: Caroline Arnold (São Paulo, SP)

Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 13:00

Assunto: Clássico cristão reúne lições que não envelhecem

"O Peregrino", clássico cristão, de autoria de John Bunyan, reúne lições de sabedoria sobre o caminho da fé.

Na obra, o autor exalta que cada peregrino trilha a jornada espiritual de maneira diferente, e mostra que é preciso abrir mão de determinadas companhias para conquistar a evolução.

"O Peregrino" foi reeditado pela Edipro, com prefácio do teólogo e filósofo Jonas Madureira. Inspiração para aqueles que buscam trilhar a própria jornada de fé, a obra é um clássico de 1678 que atravessa os séculos sem envelhecer. 

A nova versão do livro pode ser adquirida na Amazon.

Abraços,

Caroline Arnold

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Segunda-feira, 21 de abril de 2025, às 09:19

Assunto: A Doutrina dos Espíritos

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

Conhecer o Espiritismo é uma honra que nem todos valorizam, porque, alguns, apressados em transformar o mundo sem a correspondente mudança interior, vilipendiam-no, combatem-no por meio dos atos, embora dizendo-se vinculados a doutrina, o que lamentarão mais tarde, quando realmente despertarem para a imortalidade na qual se encontram situados.

Que permaneçam irretocáveis os servidores de Jesus na luta auto iluminativa, esparzindo a doutrina espírita em toda a parte por intermédio do pensamento, das palavras e dos atos.

(Do livro “Entrega-te a Deus”, de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 11:22

Assunto: Há espíritos ligados aos embriões congelados?

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

O campo da reprodução humana assistida tem ampliado os horizontes na solução da infertilidade de homens e mulheres, por meio da técnica de fertilização in vitro. Os laboratórios proporcionam hoje condições para a fecundação do óvulo, podendo os embriões serem implantados no útero materno ou submetidos ao congelamento e preservados em nitrogênio líquido.

E como seria a vinculação do espírito ao embrião, que pode permanecer congelado por décadas? Estaria ele ligado às primeiras células desde a fecundação? Permaneceria inativo no período do congelamento do embrião ao qual está ligado? A ligação seria após a fecundação, ou mesmo ao ser implantado no útero materno?

Um artigo científico recentemente publicado no Jornal de Estudos Espíritas chamou nossa atenção e resolvemos também fazer uma reflexão sobre o tema, que virou o Especial da atual edição do jornal Correio Fraterno. Para acessar, clique aqui

Um abraço,

Izabel Vitusso

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita