Cartas

Ano 19 - N° 924 - 25 de Maio de 2025

De: Centro de Cultura Espírita (Caldas da Rainha, Portugal)

Quarta-feira, 21 de maio de 2025, às 10:53       

A RTP-1, de Portugal, está apresentando às segundas-feiras às 23h (horário de Portugal), 19h (horário de Brasília), a série "Para Além do Cérebro", com apoio da Fundação Bial, Portugal.

“Para Além do Cérebro” é uma série documental que mergulha na investigação científica dedicada à mente humana e às suas múltiplas dimensões. Ao longo de 16 episódios, 50 cientistas e especialistas explorarão temas como a telepatia, mediunidade, experiências de quase morte e memórias de vidas passadas. Desafiando tabus, a série propõe uma nova forma de pensar a consciência e a realidade humana, colocando a mente como o epicentro de algumas das descobertas mais fascinantes do nosso tempo.

O episódio 1 versou sobre Ciência e Espiritualidade. O episódio 2, sobre telepatia.

Para assistir aos episódios já apresentados e os futuros, clique em RTP Portugal

Saudações,

CCE Caldas da Rainha

 

De: Izabel Vitusso (São Bernardo do Campo, SP)

Sexta-feira, 16 de maio de 2025, às 09:27

Assunto: A partida e o legado de Divaldo Pereira Franco

Olá! Bom dia!

A desencarnação de Divaldo Pereira Franco, aos 98 anos, no dia 13 de maio, reacende em nós espíritas o valor de uma entrega genuína no trabalho do bem.

O médium baiano deixou sua marca na história da divulgação do espiritismo, não só pelas centenas de obras psicografadas e inspiradoras conferências em congressos no Brasil e pelo mundo afora, mas também por seu grande trabalho social na Mansão do Caminho, na Bahia.

Ele adotou cerca de 700 crianças, que lhe deram mais de 200 netos e bisnetos, acolhidos numa obra gigantesca, que atende atualmente mais de 3 mil jovens, em Salvador, num complexo que oferece escolas, que atendem da creche ao ensino médio.

Divaldo foi professor, médium, escritor, orador, considerado um dos maiores divulgadores da doutrina espírita.

Dentre as publicações do Correio Fraterno sobre ele, uma delas registra sua reação diante de uma das primeiras crianças abandonadas à frente da Mansão do Caminho. Para acessar, clique aqui

A sensibilidade e o humanismo de Divaldo Franco foram retratados em filme, livros e peças teatrais. Seu nome será sempre lembrado pelo seu vigor físico, que o acompanhou numa jornada de várias atividades, que levaram emoção, consolo e conhecimento.

Que seu caminho seja iluminado e que seja recebido com muito carinho e gratidão por todos aqueles que por ele tenham sido auxiliados no seu incansável propósito de uma vida dedicada por quase 80 anos ao próximo e à doutrina espírita.

Um abraço,

Izabel Vitusso

 

De: Misael Freitas (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 19 de maio de 2025, às 11:36

Assunto: As ideias inovadoras são manifestações de Deus no plano terreno

O empresário Daniel Cardoso acredita que as ideias não são apenas frutos da mente humana, mas expressões do divino e manifestações de Deus no plano terreno. Para ele, a inspiração que leva à criação de negócios, produtos ou projetos é um sinal da presença de Deus agindo por meio do ser humano.

Essa espiritualidade prática também se reflete na visão de prosperidade: quando os negócios são guiados por princípios éticos e alinhados com um propósito maior, os resultados positivos se tornam uma consequência natural da conexão com o sagrado.

Tais ideias são expostas por ele em seu novo livro: “Inovação transcendente - Uma ideia é capaz de transformar o mundo”, publicado pela Citadel Grupo Editorial

Abraços,

Misael Freitas

 

De: Remanso Fraterno (Niterói, RJ)

Segunda-feira, 19 de maio de 2025, às 20:06

Assunto: O Remanso Fraterno precisa de você

Mais de 11 milhões de brasileiros não sabem ler ou escrever. E muitos deles são apenas crianças.

Analfabetismo não é só uma ausência de letras. É uma infância roubada, um futuro apagado, um ciclo de exclusão que começa cedo e pode durar para sempre.

Assim, 4 em cada 10 crianças brasileiras de até 8 anos não conseguem ler nem escrever adequadamente. Isso significa menos oportunidades, mais evasão escolar e vidas inteiras limitadas por uma realidade que poderia ser diferente.

No Remanso Fraterno, combatemos essa injustiça com educação, acolhimento e ação social concreta.

Alfabetizamos com cuidado. Apoiamos famílias vulneráveis. Preparamos crianças e jovens para o futuro.

Mas não conseguimos sozinhos. Cada real investido em educação é uma vida transformada.

Juntos podemos garantir um futuro mais justo para quem mais precisa!

Por favor, ajude-nos a repassar essa campanha ou doe em: Remanso Fraterno

Eis nosso endereço e nossos contatos:

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601 - Várzea das Moças - Niterói/RJ

WhatsApp: +55 21 97281-9518

Instagram: @remansofraterno

Facebook: remansofraterno

Saudações,

Remanso Fraterno

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 20 de maio de 2025, às 08:02

Assunto: Cairbar Schutel, uma visão à frente de seu tempo para divulgar o espiritismo

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

O Baú de Memórias da atual edição do jornal Correio Fraterno traz a história do menino órfão, criado pelo avô estrangeiro, que fundou uma revista para reproduzir no Brasil o que se escrevia sobre a ciência espírita lá fora.

Conhecido como O Pai da Pobreza de Matão e O Bandeirante do Espiritismo, Cairbar Schutel iluminou os caminhos não só dos que o procuravam em busca de receitas e medicamentos gratuitos no pequeno município de Matão, em São Paulo.

Sua contribuição foi também vital para a divulgação da doutrina espírita e dá frutos até hoje, como o jornal O Clarim, que fundou em 1905, e a Revista Internacional de Espiritismo – RIE, que este ano está completando 100 anos de circulação.

Acho que você vai também gostar de conhecer sua exemplar história. Para acessar, clique aqui

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Carlos Roberto Neher (Porto Alegre, RS)

Terça-feira, 20 de maio de 2025, à 00:09

Assunto: Submissão de obra para leitura crítica e reflexão – “A Obsessão Técnico-Psíquica”

Prezados,

Venho por meio deste e-mail compartilhar, em anexo, a obra “A Obsessão Técnico-Psíquica – O Transpor da Velha Barreira Doutrinária”, de minha autoria, recentemente publicada de forma independente.

Não se trata de um pedido de apoio institucional ou editorial. Minha intenção é submeter o conteúdo à apreciação crítica de instituições sérias do pensamento espírita, a fim de provocar reflexão, diálogo e, quem sabe, abrir espaço para atualizações necessárias ao pensamento espiritualista diante da realidade digital contemporânea.

O livro é fruto de mais de três décadas de atuação direta com o público, combinadas a vivências mediúnicas e reflexões sobre os impactos da tecnologia nas dinâmicas obsessivas modernas. Nele, proponho a ideia de uma obsessão técnico-psíquica, onde algoritmos, redes sociais e dispositivos digitais operam como vetores de influência espiritual e psicológica coletiva, muitas vezes de maneira inconsciente.

Caso considerem pertinente, estou aberto a críticas, pareceres e encaminhamentos — inclusive à possibilidade de disponibilizar a obra gratuitamente a centros e instituições que desejem debatê-la ou compartilhá-la.

Planto aqui esta semente, sem expectativas, mas com esperança.

Fraternalmente,

Carlos Neher

 

Resposta do Editor:

Agradecemos ao caro leitor e amigo o compartilhamento de seu novo livro.

 

De: Victória Gearini (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 16 de maio de 2025, às 12:00

Assunto: A importância da presença feminina na vida cristã

No livro "O grito de uma mulher sábia", o pastor, conferencista e líder eclesiástico Eliseu Vicente compartilha mensagens de sabedoria sobre a vida cristã na contemporaneidade. A partir da história de uma figura feminina, cujo nome não é citado na Bíblia, ele reforça a importância da presença da mulher na atividade religiosa.

Citada no capítulo 20 do Livro de 2º Samuel, a personagem apelou por misericórdia para sua região ser poupada de um genocídio, demonstrando a habilidade para reverter o mal em bem, além do poder da persuasão. Com objetivo de traçar paralelos de aprendizado entre diferentes épocas, o autor revisita esse momento para encorajar os leitores a se exporem mesmo diante das adversidades e a encararem os desafios com humildade.

O livro pode ser encontrado na Amazon.

Abraços,

Victória Gearini 

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita