Cartas

Ano 19 - N° 925 - 1º de Junho de 2025

De: Ailton Gonçalves Carvalho

Terça-feira, 15 de abril de 2025, às 10:55

Recentemente uma criança de 8 anos, levada por desafio na Internet, veio a óbito. Ingeriu uma substância que tirou sua vida. Podemos caracterizar essa situação como suicídio indireto, inconsciente?

Ailton


Resposta do Editor:

Somente dias atrás, devido a uma falha cometida pelo Gmail, é que localizamos a mensagem acima, datada de 15 de abril. A falha foi ter o Gmail colocado as mensagens recebidas não na Caixa de Entrada (como deveria ter sido feito), mas sim apenas na caixa Todos os e-mails (uma espécie de backup das mensagens recebidas e enviadas).

Contudo, devido a uma circunstância providencial, pudemos ver, embora com grande atraso, a mensagem.

Em resposta, já enviada ao prezado leitor, cujo domicílio ignoramos, externamos nosso pensamento de que a morte da criança, causada por uma imbecilidade, se for analisada à luz da justiça divina, deve ser atribuída mais ao autor do desafio e menos à criança, em face de sua pouca idade.

Fosse a vítima uma pessoa adulta, certamente a ideia de suicídio involuntário seria cabível. Mas, no caso em exame, não. O fato constitui, em verdade, uma prova duríssima para todos, especialmente para os pais da criança, e deve servir de alerta quanto ao cuidado que todos devemos ter com relação à internet. Expostas a ela, sem nenhum controle ou orientação, as crianças correm realmente sérios riscos.

 

De: Mauro R. Silva

Segunda-feira, 24 de março de 2025, às 08:08

Bom dia.

Frequento uma fraternidade espirita pequena, em uma cidade do interior carioca e alguns membros, por causa de um estudo, pretendem fazer uma segunda reunião na casa.

Minhas dúvidas seriam:

Essa 2ª reunião pode ser feita no mesmo dia?

O estudo é teórico e prático sobre a mediunidade, há a obrigatoriedade de um membro, que já participa da reunião normal, também participar desta outra com algum sentido?

A nossa casa faz atendimento, na grande maioria dos que nos procuram, aos necessitados e obsediados, segundo informação do nosso mentor. Essa 2ª reunião, por ser só de estudo, pode servir de algum desajuste à casa ou às pessoas que dela participem?

Fico no aguardo, agradecendo pela atenção.

Obrigado.

Mauro


Resposta do Editor:

Tal como mencionado na mensagem acima transcrita, somente dias atrás, devido a uma falha cometida pelo Gmail, é que localizamos a mensagem acima, datada de 24 de março. A falha foi ter o Gmail colocado as mensagens recebidas não na Caixa de Entrada (como deveria ter sido feito), mas sim apenas na caixa Todos os e-mails (uma espécie de backup das mensagens recebidas e enviadas).

Contudo, devido a uma circunstância providencial, pudemos ver, embora com grande atraso, a mensagem.

Respondendo ao caro leitor, cujo domicílio ignoramos, entendemos que não vemos problema nenhum na realização de uma reunião de estudos depois de concluída a reunião normal que já é realizada. Quanto aos participantes, se forem os mesmos ou não, isso não nos parece relevante. Apenas nas sessões de desobsessão é que se torna importante saber se determinadas pessoas se encontram preparadas para a tarefa. Nas reuniões de estudo, essa preocupação não deve existir. 

 

De: Léo Martins (Gravataí, RS)

Sexta-feira, 23 de maio de 2025, às 17:09

Quando chegamos ao depto. reencarna tório, onde temos a oportunidade de escolheremos nossos pais, somos notificados do que acontecerá em nosso futuro já na Terra?

O que eles habitualmente nos salientam?

Nos alertam de possibilidade de separação de nossos pais?

Nos dão uma prévia de data ao retorno ao plano espiritual?

Aguardando por suas habituais manifestações, desde já agradeço.

Leo


Resposta do Editor:

O tema programação reencarnatória foi esmiuçado, com a clareza devida, no especial O acaso não existe; a vida é causal, não casual, publicado na edição 122 desta revista, que o leitor pode acessar clicando neste LINK Cremos que, ao ler a matéria citada, o leitor não terá mais dúvidas sobre o que contém ou não a programação que fazemos antes do nascimento.

 

De: José Estênio Gomes Negreiros (Fortaleza, CE)

Segunda-feira, 26 de maio de 2025, às 09:11

Assunto: Entrevista de Kardec

Bom dia, amigos.

Ontem (25) vi no YouTube o vídeo contido no link abaixo e desejo saber sua opinião sobre a veracidade ou não dessa entrevista atribuída a Allan Kardec.

Eis o link que remete ao vídeo: Entrevista AK

Cordialmente.

José Estênio Gomes Negreiros


Resposta do Editor:

Já dissemos ao nosso colega e amigo Estênio que consideramos altamente suspeito o áudio referente à suposta entrevista atribuída a Kardec.

Entendemos que para analisar o conteúdo do áudio é preciso primeiro saber qual é a sua fonte. Além disso, se a entrevista deveria ficar em sigilo de 1869 até hoje, necessário é saber onde o arquivo dela ficou armazenado e com quem, uma vez que os dois personagens, entrevistador e Kardec, morreram há muito tempo.

Ademais, seja qual for o conteúdo, o que é dito no áudio necessita passar obrigatoriamente pelo critério da concordância universal, como o próprio codificador do Espiritismo propôs em sua obra.

Ao divulgar aqui o link do áudio da suposta entrevista, solicitamos aos nossos colaboradores e demais estudiosos do Espiritismo que se manifestem sobre o assunto. 

 

De: Cláudia Santos (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 28 de maio de 2025, às 17:14

Cláudia Santos

Assunto: Mednesp 2025 lança inscrição online para ampliar acesso

Após esgotar as 1.837 mil vagas presenciais para o Mednesp 2025, o maior congresso de saúde e espiritualidade do planeta, a organização anuncia uma nova forma de participar: a inscrição online com transmissão ao vivo das palestras do auditório principal, direto pela plataforma exclusiva da TV Mansão do Caminho.

Essa novidade permite que profissionais, estudiosos e interessados em saúde integral — que reconhece o ser humano em suas dimensões biopsicossociais e espirituais — acompanhem de qualquer lugar as principais conferências e momentos inspiradores do evento, que acontece de 19 a 21 de junho, no Villa Blue Tree, na rua Castro Verde, 266, Jardim Caravelas, São Paulo-SP.

Os inscritos na modalidade online terão acesso exclusivo à transmissão, além de participação em grupo reservado no WhatsApp para interação e suporte durante o congresso.

Organizado pela Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), que celebra 30 anos em 2025, com o apoio da Associação Paulista de Medicina (APM), o Mednesp segue ampliando seu legado de mais de três décadas, promovendo a integração entre Ciência, Saúde e Espiritualidade.

Inscrições online: mednesp2025.com.br 

Instagram: @congressomednesp

Saudações,

Cláudia Santos

 

De: Dâmocles Aurélio da Silva (Jaboatão, PE)

Quarta-feira, 28 de maio de 2025, às 10:18

Olá, amigos, bom dia, segue o jornalzinho Lampadário Espírita, de junho de 2025.

Para acessar e ler o Lampadário, clique aqui Lampadário

Grato pela atenção,

Dâmocles Aurélio

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Sexta-feira, 23 de maio de 2025, às 08:01

Assunto: Pioneiros antes do ‘começo’

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Você sabia que, antes mesmo de surgirem os primeiros agrupamentos espíritas no Brasil, a partir de setembro de 1865, brasileiros já haviam tido contato com o Espiritismo?

Há manuscritos que mostram que alguns deles chegaram a frequentar a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE), e receberam a autorização de Allan Kardec para realizar a tradução de O livro dos espíritos para o português. Isso quase cinco anos antes da formação do primeiro grupo espírita em Salvador, por Telles de Menezes.

Essas são algumas das informações que constam em manuscritos do repositório do Projeto Allan Kardec, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Leia agora: www.bit.ly/FranciscoAPRocha

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Quarta-feira, 28 de maio de 2025, às 08:13

Assunto: Vida a dois

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“O matrimônio marca o início de um futuro compartilhado.

É fundamental estar ciente de que esse caminho pode ser desafiador, especialmente quando cada um traz hábitos diferentes de suas famílias de origem.

Essencial que ambos estejam dispostos a se adaptar e a cooperar. O casamento é uma parceria, na qual cada um deve ser o braço forte do outro, oferecendo apoio, compreensão e respeito mútuo.

Importante reconhecer a bagagem exclusiva de cada um, moldada por suas experiências familiares.

É preciso ouvir o par, compartilhando sonhos e medos. Dispor-se a ceder e a negociar, buscando soluções.

Estabelecer uma divisão justa das responsabilidades domésticas e financeiras, evitando sobrecarregar um dos lados. A dose deve ser de colaboração mútua.

Afinal, a construção de um relacionamento sólido leva tempo e exige paciência. Utilizar compreensão com os erros e limitações do outro, disposição para perdoar e recomeçar sempre que necessário.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita