Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


Allan Kardec:
sua mediunidade e fenômenos que protagonizou
De Paulo Neto
Editora Virtual O Consolador

Publicado na sexta-feira, dia 30 de maio, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o e-book Allan Kardec: sua mediunidade e fenômenos que protagonizou é de autoria de Paulo da Silva Neto Sobrinho, mais conhecido no meio espírita como Paulo Neto.
O autor
– Natural de Guanhães (MG), Paulo Neto é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG) e reside em Belo Horizonte (MG).

Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros.

Titular do site https://paulosnetos.net, tem 40 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 32 no formato virtual, 29 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado.

Articulista da revista O Consolador, Paulo Neto integra desde 24 de junho de 2020 a equipe diretiva da EVOC, da qual é o Coordenador Editorial.
Conteúdo da obra
– Teria Allan Kardec sido médium? Este é o tema central desta obra, na qual o autor apresenta o argumento de que Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, era médium intuitivo, apesar de alguns o considerarem apenas um magnetizador, um pesquisador ou um estudioso dos fenômenos espíritas e, como sabemos, o codificador do Espiritismo.

A análise de vários escritos de Kardec, incluindo trechos da Revista Espírita e Obras Póstumas, revela situações em que ideias eram sugeridas a ele por Espíritos, fenômeno de efeito físico teria ocorrido em sua presença e, além disso, teria ele chegado a dialogar com pessoas vivas durante o sono.

O autor confronta opiniões divergentes sobre a mediunidade de Kardec, citando autores como Daniel D. Home e René Guénon, e conclui que, no sentido amplo, todos possuem um rudimento de mediunidade, mas que as experiências e relatos indicam claramente que Kardec manifestava a mediunidade intuitiva.

O e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, editado somente no formato digital, pode ser lido e baixado gratuitamente, bastando para isso acessar a página da EVOC na internet.


 


 

 


Sociedades Enfermas
Uma abordagem espírita do adoecimento social
De Christian Barroso Chaves, Ely Edison Matos e Ricardo Baesso de Oliveira
Editora Virtual O Consolador

Publicada em 30 de abril de 2025 pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, esta obra é de autoria de três estudiosos espíritas vinculados ao movimento espírita da cidade de Juiz de Fora, na zona da mata mineira.

Chrystian Barroso Chaves, psicólogo, é colaborador da comunidade virtual espirita.info e do Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora. É coautor do e-book Personalidades enfermas.

Ely Matos, profissional na área de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Juiz de Fora, é fundador do website http://espirita.info e coautor do livro Jesus segundo o Espiritismo e dos e-books Personalidades enfermas e Dicionário Kardec.

Ricardo Baesso de Oliveira, médico, membro do Conselho Editorial da revista O Consolador, é autor do e-book O sentido da reencarnação, publicado pela EVOC, e coautor dos livros Breve história de todos nósQue somos nós e Jesus segundo o Espiritismo e também dos e-books Personalidades enfermas e Dicionário Kardec.

No livro Personalidades enfermas, escrito pelos mesmos autores e publicado pela Editora Virtual O Consolador – EVOC, eles aceitaram o desafio de propor um modelo espírita para os transtornos mentais. Considerando o Espírito, na sua condição de encarnado e sob profundas influências físicas, culturais e de Espíritos desencarnados, denominaram o modelo de biopsicossocioespiritual, admitindo que, isoladamente, nenhum fator pode ser imputado como responsável único pelo adoecimento do indivíduo. Prevalece, de maneira quase absoluta, a conjunção de diferentes fatores na gênese dos transtornos mentais.

Prosseguindo em suas meditações sobre o processo de adoecimento, decidiram transpor o modelo citado para a dimensão social. Esta é, pois, a finalidade do presente estudo: entender o que acontece com as sociedades que não vão bem, a partir da análise dos elementos que intervêm na dinâmica social.

Como no livro anterior, os autores insistem na ideia de que a vida social está sujeita a múltiplos fatores, que precisam ser identificados, estudados e, muitas vezes, modificados, se desejamos uma sociedade em que prevaleça o bem-estar coletivo.

A capa da obra foi gentilmente concebida e elaborada por Ely Matos, um dos autores do livro, a quem agradecemos.


 


 

 


Léon Denis - Cartas e recordações para atravessar o luto e a dor
De: Thiago Barbosa
Espírito: Claire
Baumard
Editora: Primavera Edições

Neste livrinho, que nos chega pelas mãos do médium Thiago Barbosa, se apresenta, pela primeira vez, uma coleção de cartas preservadas no arquivo pessoal de Claire, anotadas a partir de suas lembranças. Nesse sentido, o livro não é uma mera coleção – pelo que já teria, em si mesmo, grande valor –, mas uma elaboração de memórias a partir da sensibilidade e do afeto que este Espírito devota ao seu antigo amigo e mentor. A direção geral é sublinhar como as ideias, as palavras, os gestos e as ações de Léon Denis impactaram a vida daqueles que recuperaram a força de viver graças ao Espiritismo. Descrevem episódios reais de pessoas que experimentaram sentimentos de perda, de saudade, de tristeza, mas reencontraram, na compreensão da imortalidade da alma, a dose necessária de coragem e esperança.Fabio FortesSim, o sofrimento e a morte são uma constante na experiência humana. Do berço ao túmulo, o homem é atravessado por diversos dissabores e amarguras.Por que sofremos? Eis a dúvida que nos atormenta e afugenta as nossas primaveris ilusões. A morte… eis o problema que fere os nossos corações e decepa as flores das nossas mais ternas esperanças.Eu vos digo, choreis, mas esperançai; pois, a morte é apenas hiato entre as duas formas de vida, a vida do corpo e a vida do espírito. Se hoje chorais, crede-me, amanhã rireis quando as portas da imortalidade se abrirem e a saudade se transformará em reencontro, alegria e vida.


Veredas do Mais Além
De: Thiago Barbosa
Espírito: Diversos

Editora:
Intervidas
HUMBERTO SCHUBERT COELHO [pós-doutor em ciência da religião pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e em teologia pela Escola Superior de Teologia, professor universitário de filosofia]: “‘Veredas do Mais Além’ é uma dessas obras que nos caem dos céus denunciando a mínima participação da psicologia terrena. A peça mediúnica, quando combina a iniciativa de Espíritos mais depurados e a submissão humilde e disciplinada de um médium experimentado, é um acontecimento dos dois lados da vida. O médium Thiago Barbosa é canal peculiaríssimo. Intelectual e visionário, fez-se intermediário conveniente a autores de perfis filosóficos, proféticos e de acentuado virtuosismo literário. Consequentemente, o presente livro espelha o estilo forte das comunicações recebidas sob a coordenação de Kardec e Léon Denis, apontando, em seu conteúdo, para uma visão mais larga e mais justa da filosofia dos Espíritos.” Filosofia, religião, literatura… Há muitos caminhos. Encontre o seu em “Veredas do Mais Além”.

Justiça das Aflições
De: Amarildo Gasparin
Espírito: Irmão
Salustiano
Editora:
EME
Apesar de nossa fé e amor ao Cristo, sua afirmação que os bem-aventurados são aqueles que padecem frente as dores do mundo, ainda não encontra ressonância em nosso coração, pois, mesmo sabendo que seremos abraçados pela dor em algum momento de nossa vida, raramente estamos prontos para aceitar e vivê-la.Por outro lado, é natural ver as dores e dificuldades da vida como desgraças, pois, precedem o sofrimento, o desespero e o desequilíbrio! Mas, daí a questão: Como conciliar nossa visão da dor com as palavras de Jesus afirmando que elas são caminho para a felicidade?Nossa proposta nesta obra, não é outra, senão, a de despertar em nossos leitores amigos, o verdadeiro sentido das palavras do Cristo quando assevera que todos os que choram, sofrem e são injustiçados encontrarão a felicidade.

     

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita