Livros - Lançamentos

por José Carlos Munhoz Pinto

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor, os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.

As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.

Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.


Allan Kardec:
sua mediunidade e fenômenos que protagonizou
De Paulo Neto
Editora Virtual O Consolador

Publicado na sexta-feira, dia 30 de maio, pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, o e-book Allan Kardec: sua mediunidade e fenômenos que protagonizou é de autoria de Paulo da Silva Neto Sobrinho, mais conhecido no meio espírita como Paulo Neto.
O autor
– Natural de Guanhães (MG), Paulo Neto é formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Católica (PUC-MG) e reside em Belo Horizonte (MG).

Aposentado como Fiscal de Tributos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, participa do movimento espírita desde julho de 1987, sendo um dos mais atuantes divulgadores do Espiritismo em nosso país, por meio, principalmente, de artigos e livros.

Titular do site https://paulosnetos.net, tem 40 livros publicados, sendo oito no formato impresso e 32 no formato virtual, 29 deles publicados pela EVOC, incluindo o e-book ora lançado.

Articulista da revista O Consolador, Paulo Neto integra desde 24 de junho de 2020 a equipe diretiva da EVOC, da qual é o Coordenador Editorial.
Conteúdo da obra
– Teria Allan Kardec sido médium? Este é o tema central desta obra, na qual o autor apresenta o argumento de que Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, era médium intuitivo, apesar de alguns o considerarem apenas um magnetizador, um pesquisador ou um estudioso dos fenômenos espíritas e, como sabemos, o codificador do Espiritismo.

A análise de vários escritos de Kardec, incluindo trechos da Revista Espírita e Obras Póstumas, revela situações em que ideias eram sugeridas a ele por Espíritos, fenômeno de efeito físico teria ocorrido em sua presença e, além disso, teria ele chegado a dialogar com pessoas vivas durante o sono.

O autor confronta opiniões divergentes sobre a mediunidade de Kardec, citando autores como Daniel D. Home e René Guénon, e conclui que, no sentido amplo, todos possuem um rudimento de mediunidade, mas que as experiências e relatos indicam claramente que Kardec manifestava a mediunidade intuitiva.

O e-book, como ocorre com todas as publicações da EVOC, editado somente no formato digital, pode ser lido e baixado gratuitamente, bastando para isso acessar a página da EVOC na internet.


 


 

 


Sociedades Enfermas
Uma abordagem espírita do adoecimento social
De Christian Barroso Chaves, Ely Edison Matos e Ricardo Baesso de Oliveira
Editora Virtual O Consolador

Publicada em 30 de abril de 2025 pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, esta obra é de autoria de três estudiosos espíritas vinculados ao movimento espírita da cidade de Juiz de Fora, na zona da mata mineira.

Chrystian Barroso Chaves, psicólogo, é colaborador da comunidade virtual espirita.info e do Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora. É coautor do e-book Personalidades enfermas.

Ely Matos, profissional na área de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Juiz de Fora, é fundador do website http://espirita.info e coautor do livro Jesus segundo o Espiritismo e dos e-books Personalidades enfermas e Dicionário Kardec.

Ricardo Baesso de Oliveira, médico, membro do Conselho Editorial da revista O Consolador, é autor do e-book O sentido da reencarnação, publicado pela EVOC, e coautor dos livros Breve história de todos nósQue somos nós e Jesus segundo o Espiritismo e também dos e-books Personalidades enfermas e Dicionário Kardec.

No livro Personalidades enfermas, escrito pelos mesmos autores e publicado pela Editora Virtual O Consolador – EVOC, eles aceitaram o desafio de propor um modelo espírita para os transtornos mentais. Considerando o Espírito, na sua condição de encarnado e sob profundas influências físicas, culturais e de Espíritos desencarnados, denominaram o modelo de biopsicossocioespiritual, admitindo que, isoladamente, nenhum fator pode ser imputado como responsável único pelo adoecimento do indivíduo. Prevalece, de maneira quase absoluta, a conjunção de diferentes fatores na gênese dos transtornos mentais.

Prosseguindo em suas meditações sobre o processo de adoecimento, decidiram transpor o modelo citado para a dimensão social. Esta é, pois, a finalidade do presente estudo: entender o que acontece com as sociedades que não vão bem, a partir da análise dos elementos que intervêm na dinâmica social.

Como no livro anterior, os autores insistem na ideia de que a vida social está sujeita a múltiplos fatores, que precisam ser identificados, estudados e, muitas vezes, modificados, se desejamos uma sociedade em que prevaleça o bem-estar coletivo.

A capa da obra foi gentilmente concebida e elaborada por Ely Matos, um dos autores do livro, a quem agradecemos.


 


 

 


Cristo - Médium de Deus
De: Adolfo Marques dos Santos
Editora: Editora do Conhecimento

Se você me perguntar qual é o principal objetivo do Espiritismo, eu responderei: “consolar corações e despertar consciências”. A Doutrina Espírita oferece novas perspectivas à humanidade, resgatando o maior tesouro que ela possui: o Evangelho. Jesus tem a resposta para todas as dores do mundo. A perda de entes queridos, o sofrimento emocional e até mesmo as angústias provocadas por dificuldades financeiras, explicadas à luz do Espiritismo, confortam o coração e ampliam nossa compreensão sobre a vida e a presença de Deus em tudo que acontece e existe no mundo. Embora “matar a morte” seja um grande feito do Espiritismo, seu maior legado é resgatar o Cristianismo como foi ensinado e vivido por Jesus, consolando nossos corações e nos tornando pessoas melhores.


Espiritismo - Começe por aqui
De: Jaime Ribeiro
Editora:
Intelítera
Se você me perguntar qual é o principal objetivo do Espiritismo, eu responderei: “consolar corações e despertar consciências”. A Doutrina Espírita oferece novas perspectivas à humanidade, resgatando o maior tesouro que ela possui: o Evangelho. Jesus tem a resposta para todas as dores do mundo. A perda de entes queridos, o sofrimento emocional e até mesmo as angústias provocadas por dificuldades financeiras, explicadas à luz do Espiritismo, confortam o coração e ampliam nossa compreensão sobre a vida e a presença de Deus em tudo que acontece e existe no mundo. Embora “matar a morte” seja um grande feito do Espiritismo, seu maior legado é resgatar o Cristianismo como foi ensinado e vivido por Jesus, consolando nossos corações e nos tornando pessoas melhores.

Se você não se curar do que te feriu, irá sangrar em cima de quem não te machucou
De: Andrei Moreira
Editora:
Infinda
O médico, terapeuta, escritor, palestrante e filantropo Andrei Moreira faz uso de sua larga experiência e de seu conhecimento multidisciplinar para demonstrar que todos trazemos feridas infantis não curadas, traumas e defesas psicológicas que formataram a nossa perso-nalidade e definiram nossos padrões afetivos ativos na vida adulta, gerando conflitos e infe-licidade. O aclamado psicólogo Rossandro Klinjey afirma: “Neste livro, Andrei Moreira, com a sensibilidade e a sabedoria que lhe são peculiares, nos convida a um mergulho profundo na arte da cura – nossa e do outro. Ele nos lembra que as cicatrizes que carregamos, em vez de nos aprisionarem em um ciclo de dor e ressentimento, devem ser um convite à compai-xão e à cura mútua.” O respeitado médico psiquiatra e terapeuta dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza esclarece: “Muitos transtornos mentais têm suas origens ou agravamentos nas ‘feri-das da criança interior’. Andrei Moreira apresenta neste livro as diversas feridas infantis ou traumas, enfatizando os caminhos que transformam dores e cicatrizes em experiências de crescimento pessoal.” O livro “Se Você Não Se Curar do Que Te Feriu, Irá Sangrar em Cima de Quem Não Te Machucou” traz as ferramentas necessárias para que o indivíduo se libere da paralisia na dor, desenvolva autonomia através do autoamor e construa relações saudá-veis em sintonia com a mais ampla versão dele, aquela que ele escolhe ser.

     

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita