Cartas

Ano 19 - N° 929 - 29 de Junho de 2025

De: Domingos Antero Silva

Segunda-feira, 23 de junho de 2025, às 11:08

Assunto: Transição Planetária

Prezados Srs.:

Nos últimos meses temos observado uma escalada muito grande de acontecimentos que contradizem as recomendações de Jesus para amarmos o próximo.

Guerras e tensões aumentando entre países.

Governantes decidindo sobre o desenvolvimento de armas para extermínio de nações inteiras.

Caça a governantes ou líderes como se fosse caça a animais.

Políticos e Juízes decidindo sozinhos sobre o que as pessoas podem ou não podem, mas dando a eles próprios poderes acima do que eles deveriam ter.

Falta de paciência para tolerância entre pessoas (no trânsito e até dentro das casas de famílias).

Possibilidade iminente de colapso na economia mundial devido ao aumento no preço dos combustíveis.

Tensões entre países governados por líderes de direita ou de esquerda. E críticas severas a órgãos mundiais como ONU e Organização Mundial da Saúde;

Com estes ambientes, como podemos pensar em "Transição Planetária" ou como dizem algumas religiões "Novo Céu e Nova Terra"? Como nos posicionarmos enquanto espíritas que falam de transição planetária?

Atenciosamente,

Domingos Antero da Silva


Resposta do Editor
:

O leitor tem inteira razão, porque é uma demonstração de alienação do que ocorre no mundo alguém afirmar que o advento do mundo de regeneração está próximo. Mas, infelizmente, é isso que temos visto.

Notícias de que existem preparativos para que um dia – que está seguramente muito longe – o planeta mude de classificação, sim, existem. Preparativos têm sido feitos; vários autores sérios já se referiram a isso. É como em uma maratona; quando iniciamos a corrida, sabemos que o ponto de chegada está longe.

O tema foi tratado nesta revista em várias edições, como a que publicamos em 2 de agosto de 2009, com o título O advento do mundo de regeneração e o seguinte subtítulo: A transição da Terra para mundo de regeneração já se iniciou, mas, infelizmente, encontra-se longe de sua conclusão”. O texto pode ser acessado clicando-se aqui: Especial 118

Quando lhe perguntaram em que data tais coisas aconteceriam (referindo-se evidentemente ao final dos tempos), Jesus declarou que nem ele nem os anjos sabiam, somente o Pai celestial, porque, em verdade, não existe uma data, pois tudo dependerá do comportamento dos que vivem neste planeta.

 

De: Clara Chang

Segunda-feira, 23 de junho de 2025, às 21:31

Assunto: Como aceitar e viver os ensinamentos de Deus

Olá, boa noite. Meu nome é Clara e tenho 19 anos. Antes de tudo gostaria de agradecer o maravilhoso trabalho da revista espírita, que dispõe de ótimas matérias para esclarecer muitas dúvidas e que trazem certo consolo para meu coração.

Recentemente sofri uma grande perda em minha vida, de uma pessoa que foi muito especial para mim, minha avó do coração. Depois que ela se foi, tive noção de que um dia todos também iremos e sinceramente ando assustada desde então. Passei a procurar respostas em diversas religiões, e foi no espiritismo onde mais me identifiquei. Mas existem algumas coisas que me trazem dúvidas e uma certa angústia.

A doutrina afirma que nós reencarnamos quantas vezes forem necessárias para pagarmos nossos débitos e evoluir nossa consciência a um estado de perfeição, contudo me dói imaginar que para viver uma nova vida irei esquecer da anterior, e todas minhas memórias ficarão "perdidas". Outra coisa que me aflige é ter que me separar dos meus entes queridos, por exemplo em outra vida minha mãe pode não ser a mesma mãe dessa vida e isso me dói muito porque amo muito e sou muito apegada a minha mãe. Acho tristíssimo esquecer de todos os momentos que vivemos e, se preciso, ter que nos separar. Outra coisa que me atormenta é o fato de não saber o que pode acontecer após a morte dos meus queridos animais. É possível que nós nos reencontramos depois? Ou eles seguem seu caminho? Eu acho que o que mais tem me doido é que somos todos seres eternos, mas nem todas as coisas são eternas. Como eu posso fazer para curar essa angústia dentro de mim e viver os ensinamentos de Deus? Eu ando passando mal fisicamente ao pensar nesses temas, e não quero viver minha vida pensando que cada momento pode ser o último.

Por fim, entendo que não é a obrigação de nenhum de vocês me trazer esclarecimentos sobre isso, mas peço encarecidamente que possam me trazer uma luz ou algum conforto para que eu possa seguir minha vida sem viver com essa angústia constante. Entendo que todos esses problemas são de uma pessoa materialista e excessivamente apegada à vida terrena, mas não sei como me livrar disso para viver uma vida mais plena.

Muito obrigada por toda atenção, Deus abençoe vocês 

Clara


Resposta do Editor
:

Aos neófitos em matéria de Espiritismo, Allan Kardec, o codificador do Espiritismo e autor das principais obras espíritas, recomendou a leitura, em primeiro lugar, do seu livro intitulado “O que é o Espiritismo”, que a leitora pode baixar gratuitamente clicando neste LINK

Ler esse livro, que é composto de poucas páginas, é essencial para dirimir as dúvidas citadas na mensagem acima. E melhor ainda será quando puder ler “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho segundo o Espiritismo”, ambos de Allan Kardec.

A reencarnação não destrói os laços de família; ela os distende. Os nossos entes queridos, nós os reencontraremos e é muito comum que, ao reencarnarmos, os tenhamos novamente ao nosso lado, às vezes com o mesmo laço de parentesco.

Ninguém morre; a morte é apenas uma mudança de residência e de retomada de trabalhos que fazíamos no mundo espiritual antes da atual existência. Mas os seres que se amam não permanecem à distância e podemos encontrá-los, caso não existam impedimentos, durante os momentos em que nosso corpo físico esteja repousando.

Se das explicações acima ainda existirem dúvidas, pedimos à prezada leitora que nos escreva, e teremos imensa satisfação em procurar esclarecê-las.

 

De: Ana Maria Carvalho de Araújo Alvares

Quinta-feira, 26 de junho de 2025, às 08:25

Assunto: O Grande Enigma

Como faço para receber todo o estudo feito do livro “O Grande Enigma”, de Léon Denis?

Abraços,

Ana Maria


Resposta do Editor
:

O estudo do livro “O Grande Enigma”, que realizamos no Centro Espírita Nosso Lar, de Londrina-PR, foi reproduzido nesta revista nas edições 42 a 51, dividido em 10 partes.

As edições encontram-se on-line e podem ser acessadas diretamente pela leitora.

Para acessar a 1ª parte, publicada na edição 42, clique em O Grande Enigma-1

As outras 9 partes foram publicadas sequencialmente nas edições 43 a 51. Basta acessar o link “Edições anteriores” nesta revista e acessar as edições citadas.

Se a leitora preferir que lhe enviemos o texto integral, em PDF, basta solicitar via e-mail, por este endereço: aoofilho@gmail.com

 

De: Cláudia Santos (São Paulo, SP)

Terça-feira, 24 de junho de 2025, às 11:24

Assunto: Espiritualidade e Saúde: Mednesp 2025 reforça urgência de integrar espiritualidade à Medicina no Brasil

Mais de 1,9 mil pessoas estiveram no congresso médico, que encerrou já com 600 inscrições para o próximo, em 2027, em Recife (PE).

Durante o Mednesp 2025, maior congresso mundial sobre saúde e espiritualidade, realizado de 18 a 21 de junho, em São Paulo (SP), especialistas e pesquisadores discutiram os desafios e caminhos para integrar a espiritualidade à formação médica e à prática clínica no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi enfatizada também a importância de estimular jovens profissionais desde a graduação, com programas de mentoring e incentivo à formação de pesquisadores comprometidos com rigor científico e inovação.

Cláudia Santos

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Domingo, 22 de junho de 2025, às 08:18

Assunto: Sementes divinas

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

SEMENTES DIVINAS

Quando se te fale acerca do muito para liquidar as necessidades humanas, não menoscabes o pouco que sejas capaz de fazer, em auxílio ao próximo, repartindo o coração em pedaços de entendimento e de amor.

O prato do socorro fraterno não resolve o problema da fome; no entanto, pode ser hoje a bênção que reerguerá as energias de alguém, à beira da inanição, a fim de que o trabalho amanhã lhe retire os passos do nevoeiro de desencanto e aflição.

A peça de roupa ao companheiro em andrajos não resolve o problema da nudez, mas pode ser hoje o apoio substancial em benefício de alguém que o frio vergasta e que amanhã se converterá em fonte viva de amparo aos desabrigados da Terra.

O livro nobilitante colocado nas mãos do amigo em dificuldade, não resolve o problema da ignorância; todavia, pode ser hoje a luz providencial para alguém que as sombras envolvem e que amanhã se fará núcleo irradiante de ideias renovadoras para milhares de criaturas sedentas de orientação e de paz.

Os minutos rápidos de conversação esclarecedora que dispenses ao companheiro enredado nas teias da influência nociva, não resolve o problema da obsessão; no entanto, pode ser hoje a escora salvadora para alguém que a perturbação ameaça e que amanhã se transformará em coluna viva de educação espiritual, redimindo os sofredores do mundo.

Não menosprezes a migalha de cooperação com que possas incentivar a sustentação das boas obras.

Recorda o óbolo da viúva, destacado por Jesus como sendo a dádiva mais rica aos serviços da fé, pelo sacrifício que a oferenda representava. Não apenas isso. Rememoremos o dia em que o Senhor, abençoando cinco pães e dois peixes, alimentou extensa multidão de famintos.

Em verdade, quaisquer migalhas conosco ou simplesmente por nós, serão sempre migalhas, mas se levadas ao serviço do bem, com Jesus, serão sementes divinas de paz e alegria, instrução e progresso, beneficência e prosperidade no mundo inteiro.

(Do livro ALMA e CORAÇÃO, de Emmanuel/Chico Xavier.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 24 de junho de 2025, às 08:04

Assunto: O dilema da falta de atenção e hiperatividade em crianças e jovens

Olá! Bom dia!

Livros, páginas na internet, associações, “lives”, cursos e entrevistas sobre o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade mostram como precisamos estar preparados para entender e acolher tantas crianças e adolescentes que não conseguem se concentrar por muito tempo numa brincadeira, num estudo ou numa tarefa.

O psiquiatra Bruno Trevisan, supervisor do ambulatório de autismo da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, concedeu uma interessante entrevista ao Correio Fraterno sobre o tema. Espírita, especialista em infância e adolescência, Bruno esclarece diversas dúvidas sobre os transtornos cognitivos e comportamentais e analisa sobre o que o espiritismo tem a dizer sobre o assunto.

“O ser humano é um ser extremamente complexo, com inúmeras questões psíquicas e até espirituais que o tornam um indivíduo único. Ter TDAH é apenas mais uma característica”, comenta: www.bit.ly/BrunoTrevisan

Acompanhe a entrevista. Espero que você goste da leitura!

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Ismael Gobbo

Quinta-feira, 26 de junho de 2025, às 14:05

Assunto: Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

No boletim publicado nesta data, o tema inicial é a resposta publicada por Allan Kardec na Revista Espírita de fevereiro de 1863 a respeito das relações entre a loucura e o Espiritismo, que os adversários da doutrina espalhavam na época.

A matéria é seguida por um texto sobre o Hospital de Antiquaille, um antigo hospital localizado no local de Antiquaille, na cidade de Lyon.

Para acessar o Boletim, clique aqui

Saudações

Ismael Gobbo

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita