Cartas

Ano 19 - N° 934 - 3 de Agosto de 2025

De: Guilherme Pinheiro de Souza

Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025, às 10:24

Assunto: Lançamento do Podcast Espírita "Coração em Reforma"

Prezada equipe da revista "O Consolador",

Gostaria de apresentar o "Coração em Reforma", novo podcast espírita apresentado por Guilherme Souza e Luan Moreira. Com episódios quinzenais, o programa propõe uma reflexão profunda sobre a reforma íntima e evolução pessoal.

Em anexo, encaminho o release completo sobre o lançamento. Gostaríamos de contar com o apoio de uma revista tão respeitado e fundamental para o espiritismo brasileiro. Acreditamos que a publicação de uma notícia sobre o nosso programa no "O Consolador" seria de grande importância para nossa jornada na divulgação da doutrina.

Fico à disposição para quaisquer dúvidas ou informações adicionais sobre o podcast. Agradeço desde já pela atenção e pelo apoio.

Atenciosamente,

Guilherme Souza


Resposta do Editor
:

Somente hoje, devido a uma falha do Gmail, é que achamos a mensagem acima datada de 24 de janeiro. A falha foi ter o Gmail colocado as mensagens recebidas não na Caixa de Entrada (como deveria ser), mas sim na caixa Todos os e-mails (uma espécie de backup das mensagens recebidas e enviadas). Contudo, devido a uma circunstância providencial, vimos a mensagem, que passamos a comentar.

Lançado em 2025, o "Coração em Reforma" é um podcast espírita apresentado pelo jornalista Guilherme de Souza e pelo advogado Luan Moreira. Criado para inspirar reflexões sobre Espiritismo, reforma íntima e evolução pessoal, o programa aborda temas relevantes de forma leve e acessível, buscando tocar corações e transformar vidas. Com episódios quinzenais, disponíveis no Spotify, YouTube e Apple Podcasts, o podcast promove diálogos enriquecedores e abre espaço para histórias que conectam espiritualidade e crescimento pessoal, levando os ensinamentos espíritas a todo o Brasil.

Brevemente, como já antecipamos ao jornalista Guilherme de Souza, publicaremos em nossa revista uma reportagem sobre o importante trabalho, que merece o aplauso e o apoio de todos nós espíritas.

 

De: Andrea Filippa

Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, às 17:27

Assunto: Informações sobre a encarnação anterior de Eurípedes Barsanulfo

Bom dia.

Estou procurando o livro em que está escrito que a encarnação anterior de Eurípedes Barsanulfo foi o escritor Johann Kaspar Lavater, que viveu na Suíça e era amigo de Pestalozzi.

Obrigada,

Andrea


Resposta do Editor
:

Somente hoje, devido a uma falha do Gmail, é que achamos a mensagem acima datada de 10 de fevereiro. A falha foi ter o Gmail colocado as mensagens recebidas não na Caixa de Entrada (como deveria ser), mas sim na caixa Todos os e-mails (uma espécie de backup das mensagens recebidas e enviadas). Contudo, devido a uma circunstância providencial, vimos a mensagem, que passamos a responder.

A informação solicitada pela leitora encontra-se na obra Tormentos da Obsessão, escrita por Manoel Philomeno de Miranda, por intermédio do médium Divaldo Pereira Franco.

Sobre o assunto, sugerimos à leitora que leia o artigo intitulado Eurípedes, Lavater e Pestalozzi, de Marcus De Mario. Nesse artigo o autor comenta o assunto. Para acessá-lo, clique neste LINK 

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 28 de julho de 2025, às 16:00

Assunto: A revista Dirigente Espírita comenta o Censo do IBGE

A revista digital Dirigente espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, na edição de julho-agosto de 2025, destaca os 160 anos da publicação de O céu e o inferno, de Allan Kardec.

Traz também a matéria “Fundamentos do conhecimento espírita segundo Kardec” e divulgação da tradicional campanha useana “Comece pelo começo”. Registra que em julho de 1869 foi lançada a primeira publicação espírita brasileira e com idioma totalmente em português: O Eco d’Além-Túmulo – Monitor do Espiritismo no Brasil. pelo jornalista Luiz Olímpio Telles de Menezes. Há vários artigos como sobre “O Censo 2022 do IBGE sobre religiões e proposta de pesquisa”.

Acesse a revista clicando aqui: Dirigente Espírita

Saudações,

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 29 de julho de 2025, às 08:03

Assunto: Padre Nicodemos e o bem acima das convenções

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!


 

A história do “Foi Assim” da atual edição do Correio Fraterno aconteceu com o escritor Raymundo Espelho.

Em 1966, ele conheceu o padre Nicodemos e com ele conviveu durante 14 anos, numa instituição de ensino superior no ABC Paulista. Raymundo era espírita e recorda as várias conversas que tinham sobre religião e imortalidade da alma.

Catolicismo, espiritismo, reencarnação, mediunidade, vida após a morte, evolução, comunicação dos espíritos eram assuntos que sempre surgiam. “Em nossos encontros, padre Nicodemos ouvia-nos atento, quando seus olhos, que já eram grandes, pareciam ficar ainda maiores”, relata Espelho.

E não é que essa amizade continuou após a desencarnação do padre? Saiba como o respeito pelas diferentes crenças acabou fazendo toda a diferença. Até que Nicodemos se comunicou numa reunião mediúnica...

Para acessar a matéria, clique aqui: Foi assim

A história é bem interessante. Que tal você também escrever para nós e contar a sua?

Boa leitura!

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Gebaldo Sousa (Goiânia, GO)

Segunda-feira, 28 de julho de 2025, às 10:31

Bom dia, prezado amigo!

Veja em "FATOS E CRENÇAS" sobre o sul-coreano que é considerado o homem com QI superior ao de Einstein, que tudo que aprendeu sobre os mais variados temas, foi na BÍBLIA!

Receba meu cordial abraço,

Gebaldo

 

De: Luiz Carlos Formiga (Rio de Janeiro, RJ)

Quarta-feira, 30 de julho de 2025, às 21:41

Assunto: Indriso. O Juiz inicial da causa.

 

O juiz inicial da causa

 

“Ser o juiz inicial da causa

É o primeiro dever do advogado.

Causa que lhe levam para patrocinar.

 

Incumbe-lhe examinar a hipótese.

Ver se ela é realmente defensável,

Em face dos preceitos da justiça.

 

Depois que me convenço de que a justiça

 

Está com quem me procura, me ponho à disposição.” (*)

 

(*) Sobral Pinto, 1944.

Leia mais:

1. Aqui se faz aqui se paga - LINK 1

2. Prova Sem Expiação - LINK 2

3. Justiça e fé - LINK 3

Abraços,

Luiz Carlos

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Domingo, 27 de julho de 2025, às 08:38

Assunto: Viver como as árvores

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

VIVER COMO AS ÁRVORES

Que bela seria a vida se todos pudéssemos ser generosos como as árvores. Da semente pequenina, emergiríamos para o mundo trazendo impresso em nós apenas o desejo de servir.

Observe: a árvore cresce e, em torno de si, espalha sombra, perfume e cor. Doadora. Em seu tronco adormecem os insetos, abrigam-se os animaizinhos. Por entre seus galhos, pássaros fazem suas casas.

Nascem flores em seus brotos. E o mundo se perfuma ao seu redor. Acolhedora. Gentis árvores, que estendem sombras aos que caminham sob sol forte, que oferecem frutos aos famintos, que alegram a existência de todos com suas cores.

A árvore não escolhe a quem presentear com suas dádivas. Não discrimina nem privilegia. Serve. A árvore segue o curso da natureza. Sempre produtiva e útil. Não se detém para reparar o que fazem os outros, não anota dificuldades. Prossegue.

Simples, precisa apenas de sol, água, ar e alimento. Nada exige. Cresce. E quando seus galhos se estendem em ramagens fortes, oferece-os para brincadeiras e divertimentos. Nela crianças fazem casas de brinquedo e balanços. Doa-se aos mais jovens. Concede.

A árvore oferece tudo e nada espera em troca. Submete-se mesmo àqueles que, para lhe retirarem os frutos maduros, atiram-lhe pedras. A seiva escorre do tronco ferido, mas ela... Ah, ela tolera. A árvore, de raízes fortes e profundas, mostra-se firme, apesar da força das tempestades. Resiste.

E se o velho tronco se mostra cheio de nós, apontando idade avançada, sempre há o frescor dos galhos novos, de brotos verdes-claros. Renova-se. Árvore cresce em toda parte, até em encostas de montanhas e em abismos perigosos. Mesmo em locais adversos, a árvore permanece imponente - sem perder a grandeza jamais. Forte.

Busca na terra escura, entre pequenos vermes, lodo e estrume, o material com que faz os frutos deliciosos que saciam a fome de tantos. Transformadora. E se é abatida pelo machado da impiedade, ainda assim se transmuda em móveis úteis, casas seguras e calor em lareiras acesas. Perdoa.

Silenciosa, a árvore cumpre sua trajetória. Deveríamos todos nós buscar nesse exemplo de generosidade, vindo da natureza, um roteiro de vida. Vale a pena viver assim: empenhado em ser útil, sem se deixar abater pelas tempestades emocionais, oferecendo dádivas a todos. Firme, dócil, generoso.

Lembre-se que hoje é mais um dia de sua vida, em que surgirão dezenas de oportunidades de servir alguém, de perdoar ao outro, de ser útil e gentil, simples e amoroso. Seja hoje como a árvore que se cobre de flores e frutos para que os outros sejam felizes.

* * *

Nos quadros vivos da Terra, desde a sua formação, a árvore generosa é imagem da criação. É a vida em Deus que nos ama, que nos protege e nos cria, que fez a bênção da noite, e a bênção da luz do dia.

É santa irmã de Jesus essa árvore estremecida: se vive, palpita em Deus; se morre, transmite a vida. (Redação do Momento Espírita)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita