Cartas

Ano 19 - N° 936 - 17 de Agosto de 2025

De: Léo Martins (Gravataí, RS)

Terça-feira, 12 de agosto de 2025, às 09:46

Assunto: Autismo

Gostaria de saber como a Doutrina Espírita vê e opina quanto a crianças que nascem com identificação de autismo, e se tem degraus, ou seja níveis do autismo.

No aguardo de suas habituais atenção e resposta, desde já fico deveras agradecido.

Léo Martins


Resposta do Editor
:

O tema Autismo não foi tratado nas obras fundamentais da doutrina espírita, mas já foi examinado por vários autores e confrades.

Três obras espíritas focalizam o tema em questão: Com Quem tu Andas?, de Hermínio C. Miranda, Jorge Andréa e Suely Caldas Schubert;  Os Poderes da Mente, de Suely Caldas Schubert, e Autismo, uma leitura espiritual, de Hermínio C. Miranda.

Dentre as matérias publicadas em nossa revista, podemos indicar três em que o leitor pode extrair alguns subsídios sobre o tema:

1. Entrevista com a educadora carioca Cristina Maria Carvalho Delou, disponível em Entrevista 123

2.  Entrevista com a educadora cearense Eugênia Maria Pinheiro Ramires, disponível em Entrevista 106

3. Artigo de autoria do médico Américo Domingos Nunes Filho, do Rio de Janeiro-RJ, disponível em Artigo 104

No artigo, Américo Domingos Nunes Filho diz que o autismo se caracteriza por um grave transtorno do desenvolvimento da personalidade, revelando uma perturbação característica das interações sociais, comunicação e comportamento. O autista tem tendência ao isolamento, não responde satisfatoriamente aos chamados e demonstra certo desinteresse pelas pessoas.

Embora o autismo tenha sido descrito pela primeira vez em 1943 pelo psiquiatra Leo Kanner, suas causas permanecem ainda desconhecidas, apresentando, porém, fortes indícios de ser ocasionado por fatores genéticos.

Nas poucas obras escritas por autores espíritas em que o tema é tratado, é evidente a relação entre a situação do paciente e graves deslizes cometidos por ele em existências passadas, como se dá, por exemplo, nos casos de esquizofrenia.

Ainda de acordo com o confrade carioca, o comportamento do portador do transtorno autista é caracterizado por atos repetitivos (rotinas e rituais não funcionais, repertório restrito de atividades e interesses) e movimentos estereotipados, bem elaborados e intensos, podendo igualmente ser observados alguns sintomas comportamentais como hiperatividade, agressividade, inclusive contra si próprio, impulsividade e agitação psicomotora.

 

De: Dâmocles Aurélio da Silva Aurélio (Jaboatão dos Guararapes, PE)

Terça-feira, 12 de agosto de 2025, às 06:44

Assunto: Jornal Lampadário Espírita de agosto de 2025

Prezados amigo, envio-lhes o jornal Lampadário do mês de agosto.

Grato pela atenção.

Dâmocles


Resposta do Editor
:

Fundado no dia 6 de fevereiro de 2006, o “Lampadário” chegou em agosto à sua edição 226. Trata-se de uma publicação on-line gratuita, que tem como principal dirigente o amigo Dâmocles Aurélio da Silva, de Jaboatão dos Guararapes (PE).

O site oficial do periódico – que permite sejam lidas todas as edições do jornal – pode ser acessado clicando-se aqui: Lampadário 

 

De: Felipe Gallesco (São Paulo, SP)

Sábado, 9 de agosto de 2025, às 11:51

Assunto: Lançamento de Série "Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo", de Dr. Marcus Zulian Teixeira

Já pensou em estudar Espiritismo, ciência e saúde num só lugar — e de um jeito sério, profundo e acessível? Pois chegou a hora. A Associação Paulista de Homeopatia divulgou uma série digital gratuita chamada “Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo”, que vai te mostrar como a fé, a moral e a vivência espiritual influenciam diretamente nossa saúde mental, emocional e até física.

Os três livros da série foram escritos pelo médico Marcus Zulian Teixeira, da USP, e são resultado de seu pós-doutorado na área de saúde e espiritualidade. A ideia foi reunir em linguagem clara (e com muita base científica e espírita) o que o Espiritismo tem a dizer sobre temas que fazem parte do nosso dia a dia: ansiedade, depressão, sofrimento, autoconhecimento, equilíbrio emocional e o impacto da nossa postura moral na construção de uma vida mais saudável.

A coleção está dividida em três volumes:

1-Religiosidade segundo o Espiritismo

2-Espiritualidade segundo o Espiritismo

3-Saúde segundo o Espiritismo

E tem também uma versão unificada, com os três temas juntos num só arquivo. Tudo isso disponível de graça na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que é ligada à OPAS/OMS — sim, estamos falando de coisa séria e reconhecida internacionalmente.

Felipe

 

De: Elsa Rossi (Londres, Inglaterra)

Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, às 17:43

Assunto: Pesquisa sobre o movimento espírita no exterior

Recebemos do confrade Ivan Franzolim as informações abaixo referentes à nova Pesquisa sobre o movimento espírita fora do Brasil.

Acesse o formulário referente ao assunto e mais detalhes clicando nos links abaixo:

1-texto em português - PEM 1

2-texto em inglês - PEM 2

3-texto em francês - PEM 3

4-texto em espanhol - PEM 4

No formulário citado, as instituições espíritas e as pessoas que delas participam encontrarão o caminho para responder aos quesitos da Pesquisa Espírita Mundial (PEM).

Saudações,

Elsa Rossi

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Terça-feira, 12 de agosto de 2025, às 08:00

Assunto: A fé e o sentido da vida

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

O escritor Umberto Fabbri nos traz para a seção Direto ao Ponto um assunto bastante oportuno em tempos que vivemos de tantas ilusões e anseios materialistas.

O texto se baseia no diálogo de Jesus com Marta, diante da morte de Lázaro. “Crença é mais do que uma aceitação intelectual de princípios religiosos”, lembra Fabbri ao citar Emmanuel, na lição 137 do livro Palavras de vida eterna.

Vai ser muito bom refletirmos juntos sobre o tema.

Para acessar o texto, clique aqui

Um abraço,

Izabel Vitusso

 

De: Claudio Fajardo de Castro (Belo Horizonte, MG)

Sábado, 9 de agosto de 2025, às 08:00

Assunto: Estudo Miudinho da Parábola do Bom Samaritano

Queridos irmãos,

Que a paz de Jesus esteja em seu coração.

Tenho a alegria de compartilhar com você a primeira parte de um novo conteúdo publicado no blog: um estudo profundo e detalhado sobre a Parábola do Bom Samaritano, realizado sob a ótica do Estudo Miudinho do Evangelho, à luz da Doutrina Espírita.

O Estudo Miudinho é uma abordagem que valoriza cada palavra do Evangelho, buscando compreender os ensinamentos de Jesus com sensibilidade, profundidade e compromisso com a transformação moral. É uma leitura que não se contenta com o superficial, mas mergulha nos detalhes para extrair luz e sabedoria para nossa jornada espiritual.

Para acessar o estudo, clique neste LINK

Com carinho fraterno,

Cláudio Fajardo 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, às 07:50

Assunto: Trabalho

Curta o jornal Mundo Maior no facebook: clique aqui-1

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

TRABALHO

Se nos propomos retratar mentalmente a luz dos Planos Superiores, é indispensável que a nossa vontade abrace espontaneamente o trabalho por alimento de cada dia.

No pretérito, apreciávamo-lo por atitude servil de quantos caíssem sob o ferrete da injúria. A escola, as artes, as virtudes domésticas, a indústria e o amanho do solo eram relegados a mãos escravas, reservando-se, os braços supostos livres, para a inércia dourada.

Hoje, porém, sabemos que a lei do trabalho é roteiro da justa emancipação. Sem ela, o mundo mental dorme estanque. O trabalho-ação transforma o ambiente. O trabalho-serviço transforma o homem.

As tarefas remuneradas conquistam o agradecimento de quem lhes recebe o concurso, mas permanecem adstritas ao mundo, nas linhas da troca vulgar.

A prestação de concurso espontâneo, sem qualquer base de recompensa, desdobra a influência da Bondade Celestial que a todos nos ampara sem pagamento.

À maneira que se nos alonga a ascensão, entendemos com mais clareza a necessidade de trabalhar por amor de servir.

Nos Círculos mais elevados do Espírito, o trabalho não é imposto.  A criatura consciente da verdade compreende que a ação no bem é ajustamento às Leis de Deus e a ela se rende por livre vontade.

Por isso, nos Domínios superiores, quem serve avança para os cimos da imortalidade radiosa, reproduzindo dentro de si mesmo as maravilhas do Céu que nos rodeia a espelhar-se por toda parte. (Do livro “Pensamento e vida”, de Emmanuel.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita