Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Ajude o processo de alfabetização do seu filho


Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.
 Rubem Alves


Os pais, em casa, podem apoiar o filho que está sendo alfabetizado.

A criança está aprendendo a ler? Com frequência, cante músicas com seu filho, pergunte o que ele fez durante o dia. Realce palavras, brinque com elas durante as conversas no café da manhã, no almoço, no carro.

A leitura é parte da linguagem e, se incentivarmos as conversas diárias, a expressão pelo uso das palavras, estaremos expondo nossos filhos ao mundo das letras, das palavras e isso cooperará com a  alfabetização. Naturalmente.

Uma maneira de promover o processo da alfabetização das crianças é usar a imaginação. Peça a seu filho que lhe conte uma história. Você pode escrever a história que ele lhe contou e, depois, ler com ele e apontar palavras que se destacam ou que se repetem, que rimam ou que tenham sons parecidos…

Para aprender a ler é essencial ouvir os sons, compreendê-los, e isso para adquirir, pouco a pouco, consciência fonêmica. Com esse propósito, incentive em casa jogos de linguagem. Por exemplo, diga uma palavra, pode ser o nome do seu filho, e depois recite sílaba por sílaba.  A leitura de poesia também ajuda no aprendizado dos sons por causa da cadência das palavras. Cecília Meireles, por exemplo, possui uma rica poesia a serviço da criança.

A alfabetização envolve leitura e escrita. Ter livros e revistas disponíveis em casa e ter o hábito de ler ajudam a despertar o interesse pela leitura. Escrever bilhetes, cartas, usar giz de cera, lápis, criar histórias. Além disso, estimular a escrita é tão importante quanto estimular a leitura.

Os pais são a fonte principal dos exemplos para os filhos na infância. Então, com persistência, para ajudá-los no processo da alfabetização, façam da leitura uma parte intrínseca à rotina doméstica e as crianças aprenderão a amá-la de maneira tranquila.

Desenvolver o hábito da leitura faz parte do processo de alfabetização. Separe, então, um tempo para que juntos, pais e filhos, possam se dedicar diariamente à leitura de  livros. O objetivo é, dessa forma, tornar também a leitura uma parte agradável e regular do cotidiano da família.
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita