WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 60 - 15 de Junho de 2008

ROGÉRIO COELHO
rcoelho47@yahoo.com.br
Muriaé, Minas Gerais (Brasil)

 
Causa e efeito

"Se os médicos são malsucedidos, tratando da maior parte das moléstias, é que tratam do corpo, sem tratarem da Alma. Ora, não se achando o todo em bom estado, impossível é que uma parte passe bem." (Sócrates.)

Na introdução do livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", Allan Kardec diz o seguinte:

"O Espiritismo fornece a chave das relações existentes entre a Alma e o corpo e prova que um reage sobre o outro incessantemente, abrindo, assim, nova senda para a Ciência. Com o lhe mostrar a verdadeira causa de certas afecções, faculta-lhe os meios de as combater. Quando a Ciência levar em conta a ação do elemento espiritual na economia, menos freqüentes serão os seus maus êxitos".

O Espírito é a causa, o corpo é o efeito. Na resposta à questão de nº. 196-a de "O Livro dos Espíritos", explicaram os Benfeitores Amigos:

"O Espírito é tudo; o corpo é simples veste que apodrece".

O ancestral axioma "mente sã, corpo são" contém verdades ainda não detectadas por muitas criaturas.

André Luiz, que era médico enquanto viveu na Terra, com pós-graduação no Mundo Espiritual, aprendeu e ensinou-nos ainda mais sobre a profilaxia a que todos nos devemos submeter para lograrmos bem-estar, declarando:

"Alivie a carga mental das idéias enfermiças e plante o bom ânimo, o otimismo e a alegria, em cada minuto da existência".  

Joanna de Ângelis, clareando ainda mais nossa compreensão sobre a interação Espírito-Matéria, leciona, no capítulo dez de seu livro "Momentos de Renovação", através da psicografia de Divaldo P. Franco:

"O que pensas, vitalizas. Quem não controla o pensamento age sem ponderação. O Cérebro é dínamo gerador de energias e a mente é a força que o conduz, fazendo que produza de acordo com os impulsos morais que lhe são peculiares.

Na conquista da saúde:

“A saúde se expressa mediante a sintonia com Deus, que propicia equilíbrio. A doença resulta do desajustamento das engrenagens da Alma, refletindo-se no desconcerto do corpo e da mente. Os códigos de preservação da saúde exigem que ninguém se agaste, nem se exalte; que seja frugal na alimentação e comedido nos usos; que se resguarde da ira e gere simpatia, mantendo sempre um coração afável.

“O Espírito é o agente de todas as ocorrências, especialmente na área da saúde. Se trabalha pela harmonia, educando a vontade e bem canalizando as aspirações, ressarce as dívidas do passado, conquista o equilíbrio no presente e constrói a felicidade do futuro.

“Somente pelo Espírito renovado o homem será resgatado do sofrimento. A boa leitura, que induz à meditação; a prece que acalma e enseja inspiração; as boas ações que enobrecem e proporcionam bem-estar são preservativos da saúde e terapia para quaisquer doenças.

“Comunica-te com um homem sadio de corpo e alma; nele descobrirás um Espírito feliz, gentil e nobre".
 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita