WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Brasil
Ano 2 - N° 67 - 3 de Agosto de 2008

FERNANDA BORGES
fsilva81@gmail.com
Londrina, Paraná (Brasil)


17ª Semana Espírita atrai centenas de pessoas ao Centro Espírita Nosso Lar

Palestrantes renomados, atividades culturais e um grande
público, entre adultos, jovens e crianças, que lotou as dependências do Centro em Londrina; aproximadamente 
400 pessoas compareceram ao evento todos os dias

 

Espíritas, espiritualistas, leigos e simpatizantes da Doutrina codificada por Allan Kardec tiveram uma semana especial no final do mês de julho. Com o tema “Evangelizar... Conhecer Para Mudar”, a 17ª edição da Semana Espírita de Londrina, realizada no Centro Espírita Nosso Lar, chamou a atenção do público pela grandiosidade das atividades realizadas todos os dias, além dos renomados palestrantes que passaram pela casa. Promovida pela União das Sociedades Espíritas de Londrina (USEL), com apoio da Federação Espírita do Paraná, por meio da 5ª União Regional Espírita (5ª URE), o evento atraiu, em média, 400 pessoas por dia, somando os adultos, os jovens e as crianças que participaram da 8ª Semaninha Espírita e da 4ª Semana Jovem.

Atrativos culturais e artísticos, como grupos musicais, esquetes e apresentações teatrais, articulados tanto por crianças como por adultos, também encantaram os convidados que puderam prestigiar a 4ª Noite Cultural, a 2ª Mostra da Mocidade, além da 4ª Semana Jovem.

Segundo o coordenador da USEL, Aldérico Natal Sposti, a 17ª Semana Espírita foi preparada com “muito carinho e alegria” para que todos os dias o público pudesse prestigiar um “grande evento”. “Para nós da USEL, é uma alegria muito grande esse momento e fazer o possível para que tudo isso continue assim e então nosso movimento possa crescer ainda mais”, comentou Natal Sposti no primeiro dia do evento.

O lançamento da 17ª Semana Espírita ficou sob a responsabilidade do presidente da FEP, Francisco Ferraz Batista, de Curitiba, que abordou em sua palestra o tema do evento: “Evangelizar... Conhecer Para Mudar”. Durante sua apresentação, Francisco Ferraz ressaltou uma importante missão que cada pessoa pode assumir como responsabilidade, caso entenda que a evangelização é um processo que precisa acontecer, primeiramente, no íntimo de cada um.  

“O Cristianismo não falhou; foram as
criaturas que falharam”
 

“Temos que entender o tempo da nossa busca pelo espírito no ponto de vista transcendental. As criaturas ainda estão afastadas do conhecimento. É o momento da nossa busca, do nosso esforço para encontrarmos a verdade, porque o Cristianismo não falhou, foram as criaturas que falharam. Hoje não temos dúvidas que pelo Espiritismo estamos sendo chamados a interpretar a mensagem de Jesus. Na verdade,  até mais do que isso. Fomos chamados a viver essa mensagem com o esforço da nossa autotransformação”, disse o presidente da FEP.

Também marcaram presença na 17ª Semana Espírita Irvênia Prado, de São Paulo, que abordou o tema “Do Átomo ao Arcanjo. A trajetória do Espírito”, além de uma segunda palestra onde ela falou sobre “A Evolução e Função do Cérebro como Órgão de Manifestação da Mente. A Visão de André Luiz”.

Jane Martins Vilela, de Cambé, ministrou um seminário sobre o tema “Conhecendo o Evangelho”; José Antônio Vieira de Paula, também de Cambé, falou a respeito do “Evangelho em Nós” e na quarta-feira,

Francisco Ferraz Batista, que fez a palestra inicial da Semana Espírita

Público numa das noites da semana

Coral do Centro Esp. Allan Kardec, de Cambé

Coral do Centro Espírita Nosso Lar

Grupo musical da Casa do Caminho

Sandra Della Pola

Teatro apresentado pelas evangelizadoras

Flagrante da Semaninha Espírita

Outro flagrante da Semaninha Espírita

Terezinha Colle, de Curitiba, abordou o polêmico tema “Os Tempos São Chegados”.

Ainda na quarta-feira, Terezinha Colle voltou a se apresentar com a palestra “Jesus, Luz do Mundo”. No dia seguinte, Pedro de Almeida Lobo, de Campo Grande (MS), ministrou um seminário sobre “Família e Kardec – Parceria que deu certo na Evangelização da Sociedade”. O mesmo palestrante ainda participou de mais uma explanação, na noite da quinta-feira, quando falou sobre “Reforma Íntima para Evangelizar-se”. Na sexta-feira, Miguel de Jesus Sardano, de Santo André (SP), palestrou à tarde e à noite sobre os temas “A Revelação Espírita” e “Cristianismo, Espiritismo e Ciência”.  

“O perdão é uma necessidade do
ser humano”
 

Chegando ao final, a 17ª Semana Espírita ainda contou com a participação de Sandra Della Pola, de Porto Alegre (RS), que na noite do último sábado do evento, abordou o tema “Perdão e Auto Perdão”, que teve continuidade na manhã do domingo, dia 27. Entre as diversas orientações feitas pela palestrante, que foi aplaudida por um público que permaneceu em pé durante a finalização de sua explanação, o perdão é uma necessidade do ser humano. “Estamos respondendo agressões com agressões porque estamos nos sentindo agredidos e temos que descobrir porque estamos nos sentindo agredidos. Precisamos observar a vida como oportunidades de aprendizagem, pois o perdão é uma necessidade mesmo que não acreditemos nisso”, comentou. Ainda segundo Sandra, a própria Ciência afirma que a mágoa é deletéria e gera enzimas que podem matar células do organismo humano. “Não perdoamos porque achamos que assim estaremos punindo quem nos agrediu. Precisamos entender que a vida criará um mecanismo para punir essa pessoa e não cabe a nós fazermos isso. Se não mudarmos para mudar esse episódio, isso (a mágoa) pode nos perseguir a vida toda, muitas vezes se tornam convívios centenários, quando simplesmente o perdão poderia permitir que aquelas almas fossem felizes”, destacou a palestrante na palestra realizada no sábado à noite.

No último dia do evento, o público pôde prestigiar uma palestra sobre o tema “A Arte de Educar”, proferida por Roosevelt Aldophato Tiago, de Barra Bonita (SP), com que se encerrou a 17a Semana Espírita de Londrina.

É de ressaltar que, antecedendo os seminários e as palestras, o público foi brindado com atividades culturais, geralmente números de canto, em todos os dias do evento. Participaram grupos e pessoas de várias Casas Espíritas de Londrina e Cambé, com destaque para o recente Coral do Centro Espírita Nosso Lar, que agradou a todos com suas belíssimas apresentações. 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita