WASHINGTON LUIZ NOGUEIRA FERNANDES
washingtonfernandes@terra.com.br
São Paulo - SP (Brasil)
Rui
Barbosa estudou o
Espiritismo e utilizou
idéias espíritas
Rui Barbosa
(05/11/1849-01/03/1923)
é dos mais eminentes
intelectuais
brasileiros.
Jurisconsulto,
estadista, poliglota,
atuou como jornalista.
Sua biblioteca possuía
cerca de cinqüenta mil
livros que, após sua
desencarnação, foi
adquirida pelo governo e
transformada numa
fundação, com 35 mil
volumes, no Rio de
Janeiro, à Rua São
Clemente.
MAIS DE 40 OBRAS
ESPÍRITAS
Aproveitando uma
passagem pelo Rio de
Janeiro (1997), fizemos
uma pesquisa na
Biblioteca de Rui
Barbosa. Constatamos mais
de 40 livros espíritas e
muitos com assinalações
à caneta, demonstrando
que ele não somente leu,
mas efetivamente estudou
o Espiritismo. Em
algumas obras, existem
dedicatórias pessoais.
Ele tinha amigos
espíritas, como Guillon
Ribeiro (1875-1943), que
foi Presidente da FEB
(1920-1921; 1930-1943).
Lista dos livros
espíritas constantes na
biblioteca de Rui:
NA REFERÊNCIA
ESPIRITISMO
*- Aksakof, Alexander,
Animisme et Spiritisme,
(Animismo e
Espiritismo), Paris,
1895; - Bois, Jules, L’au
delà et les forces
inconnus (O outro lado e
as forças
desconhecidas), Paris,
1903; *- Brofferio,
Angelo, Per lo
Espiritismo (Pelo
Espiritismo), Torino,
1903; * (ded.) - Centro
Redentor, Espiritismo
Racional e Scientífico,
RJ, 1914; - Chaves,
Francisco, Assuntos
Espíritas, FEB, 1913; *-
Denis, Léon, Le problème
d’être et de la destinée
(O problema do ser e do
destino), Paris, 1908;
*- Doyle, Conan, La
Nouvelle Révélation (A
nova revelação), Paris,
1919; - Flammarion,
Camille, L’inconnu et
les problèmes psychiques
(O desconhecido e os
problemas psíquicos),
Paris, 1917; - Holt,
Henry, On the Cosmic
Relations (Nas relações
cósmicas), Boston, 1915;
* (ded.)- Lacerda,
Fernando, Do paiz da
luz, Lisboa, 1911 (tb
1908); - Lacombe,
Madeleine, Merveilleux
phénomènes de l’au dela
(Maravilhosos fenômenos
do outro lado). Lisbonne,
Ferin, 1920; *- Machado,
Brasílio Marcondes,
Contribuição ao estudo
da psiquiatria
(Espiritismo e
Metapsychismo), RJ,
1922; * (ded.) - Penha,
José da, O Espiritismo e
os sábios, Natal, 1901;
*- Seabra, Alberto, O
problema do além e do
destino, SP, 1910; -
Silva, Vitalino
Gonçalves, Orientação
espiritual, s.d.; -
Thomas à Kempis,
Presente divino, RJ,
1906;
NA REFERÊNCIA
ESPIRITUALISMO
- Bozzano, Ernesto, Les
phénomènes de hantisse
(?) (Os fenômenos de?),
Paris, 1920; *- Coates,
James, Has W.T.Stead
returned? (W.T. Stead
retornou?), London,
1913; - Crawford,
William Jackson, The
reality of psychic
phenomena (A realidade
do fenômeno psíquico),
London, 1916; *-
Crookes, William,
Nouvelles Experiences
sur la force psychique
(Novas experiências
sobre a força psíquica),
Paris, 1897; - Delanne,
Gabriel, Les apparitions
materialisées des
vivants et des morts (As
materializações dos
vivos e dos mortos),
Paris, 1909; -
Fiessinger, Charles
Albert, Science et
Spiritualisme (Ciência e
Espiritualismo); *-
Gibier, Paul, Le
Spiritisme (O
Espiritismo), Paris,
1896; - Heysinger, Isaac
Winter, Spiriti et
matter (Espírito e
matéria), London, s.d..;
*- Lapponi, Giuseppe, L’hypnotisme
et le Spiritisme (O
hipnotismo e o
Espiritismo), Paris,
1907; - Laminne,
Jacques, L’homme d’après
Haeckel (O homem após
Haeckel), Paris, s.d.; -
Lodge, Sir Oliver,
Raymond, or life and
death (Raymond, ou vida
e morte), NY, 1916; -
Primot, Akphonse, Le
psychologie d’une
conversion (A psicologia
de uma conversão),
Paris, 1914;
- Randall, Edward Caleb,
The dead have never died
(Os mortos nunca
morreram), NY, 1917; -
Richet, Charles, Traité
de métapsychique
(Tratado de
metapsíquica), Paris,
1922; *(ded.)- Seabra,
Alberto, A alma e o
subconsciente, SP, 1923;
*- Thompson, Robert
John, The proofs of life
after death (As provas
da vida após a morte),
Boston, 1906;
NA REFERÊNCIA RELIGIÃO E
CIÊNCIA
- Lodge, Sir Oliver,
Essenza della fede in
accordo com la scienza
(Essência da fé em
acordo com a ciência),
Miolano, 1910; - Lodge,
Sir Oliver, Reason and
belief (Razão e crença),
London, 1911;
NA REFERÊNCIA
METAPSÍQUICA
- Crookes, William,
Discours récents sur les
recherches psychiques
(Discursos recentes
sobre as pesquisas
psíquicas), Paris, 1903;
*- Flammarion, Camille,
La mort et son mystère
(A morte e seu
mistério), Paris, 1920;
- Lodge, Sir Oliver, The
survival of man, London
(A sobrevivência do
homem), 1910; - Rochas
d’Aiglun, Albert de, Les
vies successives (As
vidas sucessivas),
Paris, 1911;
NA REFERÊNCIA AUTOR
- Rochas d’Aiglun, L’extériorisation
de la sensibilité (A
exteriorização da
sensibilidade), Paris,
1899;- Lombroso, Cesare,
Inchiesta sulla
transmissione del
pensero (Investigação
sobre a transmissão do
pensamento), Torino,
1891;
NO ARQUIVO DE
CORRESPONDÊNCIA
- Carta de Alberto
Seabra, de 25/09/1914,
oferecendo o livro Has
W.T.Stead returned?, de
James Coates.
* Nas obras com
asterisco encontram-se
assinalações realizadas
por Rui Barbosa. As
indicações com (ded.)
representam as obras com
dedicatórias.
PENSAMENTO IMORTALISTA E
DE COMUNICABILIDADE
ESPIRITUAL
Destacamos o pensamento
de Rui Barbosa,
manifestado na Oração
aos Moços, discurso
de 1920, para colação de
grau na Faculdade de
Direito do Lgo São
Francisco/SP. Ele
escreveu o discurso e
pediu ao amigo Reynaldo
Porchat (1868-1953) que
o lesse. Este discurso
tem trechos que falam da
imortalidade e
comunicabilidade
espiritual:
...a maior de
quantas distâncias logre
a imaginação conceber é
a da morte; e nem
esta separa entre si os
que a terrível
afastadora de homens
arrebatou aos braços uns
dos outros. Quantas
outras (vezes), não
somos nós os que vamos
chamar esses leais
companheiros de
além-túmulo, e com eles
por um alvitre, em vão
buscado, uma palavra, um
movimento do rosto, um
traço do que por lá se
sabe, e que aqui se
ignora? Rui
Barbosa, in Oração
aos Moços, 1920.
Não estamos insinuando
que Rui foi espírita.
Trata-se de um registro
histórico de que ele não
ficou indiferente ao
Espiritismo, tendo-o
estudado e assimilado, o
que é inegável, e que se
pôde demonstrar...