Texto para leitura
170. O moderno
Espiritualismo, porém,
não dogmatiza nem se
imobiliza, e nenhuma
pretensão tem à
infalibilidade. O ensino
espírita é progressivo
como os próprios
Espíritos. Ele se
desenvolve e completa à
medida que, com a
experiência, se efetua o
progresso nas duas
humanidades, a da Terra
e a do espaço. (P. 213)
171. O Espiritismo tem
um lado inteiramente
científico. Repousa
sobre provas palpáveis,
sobre fatos
incontestáveis, mas são
principalmente as suas
conseqüências morais que
interessam à grande
maioria dos homens. (P.
215)
172. A Doutrina dos
Espíritos pode
resumir-se em 3 pontos
essenciais: a natureza
do ser, os seus
destinos, as leis
superiores do Universo.
Evidentemente, para nós
o estudo mais necessário
é o de nós mesmos, é
saber o que somos. (P.
215)
173. Como já dissemos, o
homem possui dois
corpos: um de matéria
grosseira, que o põe em
relação com o mundo
físico; o outro,
fluídico, por meio do
qual entra em relação
com o mundo invisível.
(P. 216)
174. O corpo
fluídico é
indestrutível, mas
purifica-se e se eteriza
com os progressos da
alma, de que é invólucro
inseparável, permanente.
É nele que se modelam os
órgãos; é ele que lhes
assegura o mecanismo
funcional. Isento das
mutações constantes
padecidas pelo corpo
material, é ele a sede
imperecível da memória.
(P. 216)
175. A ciência oficial
tem o dever de estudar
as fontes profundas da
vida; enquanto limitar
suas observações ao
corpo físico, a
Fisiologia e a Medicina
permanecerão, até certo
ponto, impotentes e
estéreis. (P. 217)
176. As experiências
comprovaram o ensino
dado pelas mensagens de
além-túmulo de que o
poder de irradiação dos
Espíritos e a extensão
de suas percepções são
sempre proporcionais ao
grau de sua elevação (P.
218)
177. A pureza, a
transparência do
invólucro fluídico são,
no espaço, o testemunho
irrefragável do valor da
alma: a rarefação dos
seus elementos
constitutivos, a
amplitude de suas
vibrações aumentam com
essa purificação. À
medida que a moralidade
se desenvolve, novas
condições físicas se
produzem no corpo
fluídico; os pensamentos
e os atos do indivíduo
reagem sobre o seu
invólucro e o tornam
mais denso ou mais
sutil. (P. 218)
178. O estudo
perseverante, a prática
do bem, o cumprimento do
dever são outros tantos
fatores que facilitam a
ascensão da alma e
aumentam o campo das
sensações e a soma dos
gozos. Mediante
prolongado adestramento
moral e intelectual,
mediante existências
meritórias, aspirações
generosas e grandes
sacrifícios, a
irradiação do Espírito
se dilata gradualmente;
ativam-se as vibrações
perispirituais; seu
brilho se torna mais
vivo; diminui a
densidade do invólucro.
(P. 218)
(Continua na próxima
edição.)