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Crônicas e Artigos
Ano 2 - N° 76 - 5 de Outubro de 2008

GILBERTO SIMIONI
gilbertosimioni@yahoo.com.br
Bragança Paulista, São Paulo (Brasil)

   A Nova Revelação

 
Poucas pessoas sabem, em especial nas lides espíritas, que Sir Arthur Conan Doyle, médico inglês, novelista, criador de Sherlock Holmes e Watson, seu criado, era médium, espírita, mas não exatamente kardecista, pois naquela época a comunicação entre os povos era difícil. Mas tudo indica que ele havia lido e estudado todos os cinco livros do mestre lionês, haja vista que falam a mesma língua, os mesmos termos.

O título de “Sir” foi-lhe dado pelo governo britânico em reconhecimento aos serviços prestados durante a Guerra dos Boers, na África, e seus estudos científicos. Mais tarde recebeu o título de Doutor em Leis.

Nasceu em 22 de maio de 1859, em Edimburgo, Escócia, e desencarnou em 7 de julho de 1930 (71 anos), em sua residência de Windleshan, Sussex.

Estudou na Alemanha, diplomou-se em Medicina, em 1881, em sua terra, e se doutorou em 1885. Clinicou por algum tempo, viajando depois pelas regiões árticas e costa ocidental da África, sempre pesquisando, cientificamente, os fenômenos espíritas.

Quando ainda incrédulo, freqüentava sessões espíritas para conhecer, analisar, estudar melhor os fenômenos que ele e outros cientistas não conseguiam explicar, entender. Lia todos os livros espiritualistas e científicos de seus colegas britânicos e americanos, que estudavam os fenômenos. Por linhas paralelas, chegou às mesmas conclusões que Kardec.

Quando conseguiu provar, cientificamente, os fenômenos, falando a mesma língua de conhecimento de Kardec, não se preocupava com os demais incrédulos e nem em provar que os Espíritos e os fenômenos existiam. Apenas pedia aos interlocutores que provassem que não existiam. Não iria perder tempo provando o que o outro não queria ou tinha dificuldade em acreditar.

Tinha prazer em freqüentar sessões psicofônicas e psicográficas, chegando a viajar para pesquisar a autenticidade das comunicações.

Usando o mesmo método de Kardec, escrevia cartas a várias cidades, Estados, países, para que mandassem respostas às suas dúvidas, perguntadas aos Espíritos e médiuns da época. Usava métodos científicos até em suas obras literárias, em especial as de seu personagem Sherlock Holmes. Muitas foram levadas ao teatro e cinema, e outras tantas a novelas de rádio na América do Norte.

Escreveu em março de 1918 o livro A Nova Revelação, que foi traduzido por Guillon Ribeiro, da sexta edição inglesa, e publicado pela FEB. Usando seus conhecimentos científicos e filosóficos, dividiu o livro em:     

  • Pesquisas

  •  Revelação

  •  Vida Futura

  •  Problemas e limitações

  •  Documentos suplementares

  •  A Outra Vida

  • Escrita Automática (psicografia)

  • O abrigo de Cheriton, onde estuda ações de Espíritos poltergeisters que usavam a mediunidade de efeitos físicos do dono da propriedade, amparado por uma plêiade de cientistas da Physical Society, que estudava os fenômenos à luz da Ciência.

Dedicou a última parte de sua vida à difusão do Espiritismo, do qual se tornou adepto de profunda convicção e um de seus expoentes mais entusiastas.

O mundo que o admirava por seu talento literário recebia-o agora como pregoeiro da Nova Revelação, semeador incansável e destemido das verdades da sobrevivência da alma e sua comunicação com os chamados “vivos”.

Até o fim de seus dias foi presidente da London Spiritualist Alliance Ltd., colaborador do jornal Light (Luz) e de outros periódicos espíritas.

Afirmou certa vez: “Empenho minha honra em como o Espiritismo é uma verdade e sei que o Espiritismo é infinitamente mais importante que a literatura, as artes, a política; mais importante, com efeito, do que tudo no Mundo”.

A Livraria Psíquica, em Londres, de sua propriedade, foi, durante muitos anos, o ponto de reunião dos mais famosos espiritistas da Inglaterra.

Além de A Nova Revelação (1918), publicou A Mensagem Vital e História do Espiritualismo – 2 volumes, ambas em 1926, e uma novela espiritualista em 1929, O país da bruma.

Em 1922, publica The wandering of a Spiritualist (Vagueações de um espiritualista), onde declara irrefutavelmente provada a comunicação com os “mortos”. Mas, na realidade, afirmou-se um apóstolo das modernas idéias espiritualistas através de inúmeras conferências e preleções orais, sempre acompanhado de sua bem-amada esposa, que o amparava em seu árduo labor de propagandista, correndo quase todos os países da Europa, viajando pelos Estados Unidos. Apoiado na autenticidade dos fatos espíritas, iluminou e consolou, com seu verbo persuasivo e cheio de lógica, milhares de ouvintes de todas as categorias sociais, revelando-se pregador excepcional da palavra Divina. Por tudo isto foi chamado o “São Paulo do Espiritismo”.

Em 1928, durante o Congresso Espirita Internacional, realizado em Londres, sob sua presidência, reafirmou que a Doutrina dos Espíritos tem seu máximo valor no aspecto religioso ou moral, dizendo: “... considero muito importante pôr em evidência, cada vez mais, o lado religioso do Espiritismo”.

Os ingleses, americanos e alguns outros povos levavam o Espiritismo (ou Espiritualismo) para o lado religioso e não para o aspecto científico – doutrinário – filosófico que Kardec levava. Haja vista que naquele tempo os médiuns eram remunerados por produção, daí tantas fraudes. E até hoje, no Reino Unido, existem médiuns que cobram para dar passes, consultas.

Conta-se que uma vez, para provar aos colegas de Academia o que dizia, colocou a mão sobre uma cadeira e pediu que anotassem e fizessem um tipo de auditoria. Disse o nome e endereço da loja que vendeu a cadeira, da fábrica, da serraria, da mata em que foi cortado, nome da fazenda e do dono. Cientificamente foram atrás das informações, e constatou-se serem verdadeiras.

Sir Oliver Lodge, gigante do Espiritismo, sábio, físico, disse em despedida: “Nosso valoroso batalhador cedo estará continuando sua campanha do outro lado, com mais sabedoria e conhecimento”.

O reverendo C. Drayton Thomas, assim se expressou nos funerais: “Ele não está morto. Deus o abençoe pela bela vida que viveu, cheia de desprendimento: patrocinando sempre com coragem a causa dos que sofriam injustiças, bem como levando socorro, sempre rápido, aos necessitados. Não tinha um só pensamento egoísta. Nunca homem algum seguiu mais dignamente as pegadas do Mestre”. 
 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita