WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
O Espiritismo responde
Ano 2 - N° 76 - 5 de Outubro de 2008 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
  

Maria Eunice nos pergunta: Adão realmente existiu? Se existiu, em que época viveu ele? 

Ensina o Espiritismo que a espécie humana não começou por um único homem e que aquele a quem chamamos Adão existiu realmente, mas não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra.

Kardec indagou aos Espíritos Superiores: “Em que época viveu Adão?” Eles responderam: “Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo” (O Livro dos Espíritos, item 51).

O grupo de pessoas simbolizado na figura de Adão – chamada raça adâmica – foi, com efeito, o mais inteligente que se encarnou na Terra vindo de outros planetas, e foi ele que impeliu ao progresso todos os outros.

O Gênesis no-lo mostra, desde seus primórdios, industrioso, apto às artes e às ciências, o que mostra que tal grupo de Espíritos não passou na Terra pela infância espiritual, diferentemente do que ocorreu com os povos mais antigos e primitivos.

Tudo, segundo Kardec, está a provar que a raça adâmica passou a habitar a Terra há poucos milhares de anos, o que não estaria em contradição com os fatos geológicos, nem com as observações antropológicas, antes tenderia a confirmá-las.

De fato, Caim e Abel tinham habilidades desconhecidas dos homens primitivos, como o uso da terra para plantio e o pastoreio. Caim conhecia também a arte da construção de casas e cidades, uma conquista do período neolítico, porque antes dele os homens da Terra viviam em cavernas. Foi, porém, somente no período neolítico – entre os anos 5.000 a.C. e 2.500 a.C. – que surgiu na Terra o pastoreio, seguido do cultivo da terra, e o homem passou de caçador a pastor e a habitar em casas.

Se, conforme relata o livro de Gênesis, Caim cultivava o solo e seu irmão Abel era pastor, a data indicada pelos Espíritos a respeito da época em que viveu Adão é perfeitamente compatível com os registros históricos.

Como o povoamento da Terra se iniciou em épocas bem mais recuadas, fica evidente que não descendemos dos pais de Abel e Caim, mas de outros ancestrais que viveram muitos séculos antes da chegada aqui da raça adâmica. 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita