Jesus foi o
primeiro
proponente do
serviço social
de que a
História tem
notícia.
Antecedendo as
propostas da
ciência
psicológica
moderna,
defendidas por
renomados
pesquisadores, o
Mestre de
Nazaré, há dois
mil anos,
comprovava que a
legítima
felicidade não é
individual, mas
o somatório da
felicidade das
pessoas que se
encontram em
nossa dimensão
de vida
quotidiana. A
solidariedade e
a beneficência
são fundamentos
máximos de
bem-viver.
Falamos de
religião e
rotulamos nossa
crença, porém,
enquanto não
descermos até
nosso irmão
necessitado, não
chegaremos à
maturidade
espiritual.
Na Terra, surgiram
várias denominações
filosófico-religiosas
para apontarem a trilha
da beneficência. Algumas
delas bifurcaram-se,
enquanto outras
anatematizaram-se e a
mensagem, que apontava o
caminho da caridade,
ficou truncada por
ausência do amor entre
nós.
Temos muitas religiões,
mas pouca religiosidade.
O Cristianismo,
atualmente, é a religião
mais difundida no mundo,
com cerca de 2 bilhões
de fiéis. Divide-se em
três ramos principais:
Catolicismo, Igreja
Ortodoxa e
Protestantismo. O
movimento cristão
organiza-se, primeiro,
em Jerusalém e é, a
princípio, um movimento
dentro do Judaísmo.
Posteriormente, os
cristãos são perseguidos
pelo Império Romano. A
situação muda em 313,
quando o imperador
Constantino lhes concede
liberdade de culto. Em
392, o Cristianismo
passa a ser a religião
oficial do Império, e
missionários são
enviados a várias partes
da Europa para fundar
igrejas, ocupando todo o
continente. No fim da
Idade Média, a expansão
européia leva o
Cristianismo à América e
à Ásia. A partir do
Século XIX missionários
chegam, também, à África
e ao leste da Ásia,
espalhando o Evangelho
por todo o mundo.
Neste ponto do texto,
pedimos licença para
consignar algumas
definições breves sobre
religião
[i]
e iniciemos com o
Catolicismo. O termo
deriva do grego
katholikos
(universal). A adoção
desse nome vem da idéia
de uma igreja que pode
ser aceita e levar a
mensagem a qualquer
pessoa, em qualquer
lugar do mundo. Está
associada à expansão do
Império Romano e ao
surgimento dos novos
reinos em que este se
divide. Sua difusão se
vincula ao
desenvolvimento da
civilização ocidental e
ao processo de
colonização e
aculturação de outros
povos. Hoje, o
Catolicismo possui mais
de 1 bilhão de adeptos,
aproximadamente 18,7% da
população mundial. A
maioria (cerca de 39%)
encontra-se na América
Latina. O Brasil é o
país que reúne o maior
número de católicos no
mundo. Segundo o IBGE,
120 milhões de
brasileiros
declaravam-se católicos
em 1991 (cerca de 83% da
população do país).[ii]
O Protestantismo surgiu
com a chamada Reforma
Protestante, iniciada
pelo teólogo alemão
Martinho Lutero
Da Igreja de Roma, surge
a Renovação Carismática
Católica nos Estados
Unidos, em meados da
década de 60, divergindo
de alguns conceitos do
Vaticano. Nessa trilha,
nasce, na mesma década,
a Teologia da
Libertação,
principalmente na
América Latina, em que
se destaca o teólogo
brasileiro e ex-frade
franciscano, Leonardo
Boff, um dos
formuladores do
movimento. No livro
“Jesus Cristo
Libertador” (1972), Boff
admite o emprego das
teorias marxistas na
análise do atraso das
sociedades do terceiro
mundo.
|
Sobre o
Protestantismo[iii],
sabemos ter
surgido como
movimento
cristão com a
chamada Reforma
Protestante,
iniciada pelo
teólogo alemão
Martinho Lutero
(foto),
no Século XVI,
que rompe com a
Igreja Católica.
As críticas de
Lutero ao
Catolicismo
começam em 1517.
O alemão defende
ser a fé o
elemento
fundamental para
a salvação do
indivíduo e
condena a venda
de indulgências
pela Igreja e o
relaxamento dos
costumes do
clero da época.
O Protestantismo
divide-se em
Protestantismo
histórico,
criado a partir
da Reforma, e
Protestantismo
pentecostal,
|
surgido no
começo do Século
XX. Calcula-se
que o
Protestantismo
tenha cerca de
500 milhões de
adeptos em todo
o mundo. O
Brasil reúne o
maior número de
protestantes da
América do Sul,
cerca de 13
milhões de
pessoas, segundo
pesquisa
realizada pelo
instituto
Datafolha em
1994.[iv]
O Judaísmo é
considerado a
primeira
religião
monoteísta da
humanidade.
Cronologicamente,
é a primeira das
três religiões
originárias de
Abraão (as
outras são o
Cristianismo e o
Islamismo).
Existem,
|
|
atualmente,
cerca de 13,5
milhões de
judeus no mundo,
dos quais 4
milhões em
Israel. No
Brasil, segundo
o IBGE, havia
cerca de 86 mil
em 1991. A
Federação
Israelita do
Estado de São
Paulo estima
que, hoje, esse
número chegue a
110 mil.[v]
|
|
O Islamismo é
uma religião
monoteísta
fundamentada nos
ensinamentos de
Maomé, contidos
no livro
islâmico, o
“Alcorão” (do
árabe al-qur'ãn,
leitura)[vi].
A palavra islã
significa
submeter-se e
exprime a
submissão à lei
e à vontade de
Alá (Allah, Deus
em árabe).
Estima-se que
reúna mais de 1
bilhão de fiéis
(18% da
população
mundial), em
especial no
Norte da África,
no Oriente Médio
e na Ásia. Há
duas facções do
Islamismo – os
sunitas e os
xiitas.
Calcula-se que
83% dos
muçulmanos sejam
sunitas. Para
eles, a
autoridade
espiritual
pertence à
comunidade como
um todo. Os
xiitas (16% dos
muçulmanos) são
partidários de
Ali, marido de
Fátima,
|
filha de Maomé.
Seus
descendentes
teriam a chave
para interpretar
os ensinamentos
do Islã. São
líderes da
comunidade e
continuadores da
missão
espiritual de
Maomé. A
rivalidade com
os sunitas é
tragicamente
exacerbada,
sobretudo após a
revolução
iraniana
liderada por
Ruhollah
Khomeini.[vii] |
O Espiritismo é doutrina
religiosa baseada na
crença da existência do
espírito, independente
do corpo
Existem os princípios
dos Hinduísmos, a rigor
um conjunto de
conceitos, doutrinas e
práticas religiosas que
surgem na Índia a partir
de 2000 a.C. Estão
embasados no Vedas[viii].
Suas características
principais são o
politeísmo e a crença na
reencarnação. Estima-se
que, hoje, exista mais
de um bilhão de adeptos
no mundo.
O Budismo é um sistema
ético, religioso e
filosófico, fundado pelo
príncipe hindu Sidarta
Gautama (563 a.C.?-483
a.C.?), o Buda, por
volta do Século VI a.C.
Ensina como superar o
sofrimento e atingir o
nirvana[ix]
por meio de disciplina
mental e de uma forma
correta de vida. O
Confucionismo é outro
ramo religioso do mundo
oriental, e, também, é
uma filosofia, uma
ideologia política. É um
legado da tradição
literária, baseado nas
idéias do filósofo
chinês Confúcio (551
a.C.-479 a.C.).
Permaneceu como doutrina
oficial na China,
durante quase 2 mil
anos, do Século II até o
início do Século XX.
Atualmente, 25% da
população chinesa
afirmam viver segundo a
ética confucionista.
Fora da China, o
Confucionismo possui
cerca de 6,3 milhões de
seguidores,
principalmente no Japão,
na Coréia do Sul e em
Cingapura.[x]
No Confucionismo, não
existem sacerdotes ou
igrejas. As cinco
virtudes essenciais são:
o amor ao próximo, a
justiça, o cumprimento
das regras adequadas de
conduta, a
autoconsciência da
vontade do Céu e a
sabedoria e sinceridade
desinteressadas. Somente
aquele que respeita o
próximo é capaz de
desempenhar seus deveres
sociais.
O Espiritismo é doutrina
religiosa baseada na
crença da existência do
espírito (alma),
independente do corpo, e
em seu retorno à Terra
em sucessivas
encarnações, até atingir
a perfeição. Sua
principal corrente é,
para alguns, o
Kardecismo, formulado em
1857, no “Livro dos
Espíritos”, pelo
professor francês, Allan
Kardec (1804-1869),
pseudônimo de Hippolyte
Léon Denizard Rivail. O
Espiritismo afirma que
as reencarnações
permitem a evolução
gradativa do espírito
para se redimir de erros
passados. Todas as
faltas podem ser
reparadas. Não há
estatística mundial
sobre o número de
seguidores do
Espiritismo. No Brasil,
segundo o IBGE, cerca de
1,6 milhões de pessoas
declaravam-se espíritas
em 1991. De acordo com
uma pesquisa realizada
em 1994, pelo instituto
Datafolha, esse número
chega a 5,5 milhões.[xi]
Atualmente, cerca de 20
milhões de brasileiros
têm alguma simpatia
pelos princípios
kardecianos.
As religiões ensinam
sobre a importância da
beneficência. O
Espiritismo afirma que
“Fora da Caridade não há
Salvação”. Os
Benfeitores do além nos
advertem que sem
caridade toda fé
religiosa se resume a
uma adoração sem
proveito; a esperança
não passa de uma flor
incapaz de frutescência
e a própria filantropia
se circunscreve a um
jogo de palavras
brilhantes, em torno do
qual os nus e os
famintos, os
necessitados e enfermos
costumam perecer
pronunciando maldições.
O Cristo nos pede
cooperação para a
sementeira do Evangelho
Redivivo que a Doutrina
Espírita veicula
O Espírito Neio Lúcio
cita, no último capítulo
do livro “JESUS NO
LAR”, o seguinte
trecho: "(...) após o
último culto doméstico
na casa de Simão Pedro,
nas vésperas de embarcar
para a cidade de Sidon,
o Mestre abriu o livro
de Isaías e comentou-o
com sabedoria, após o
que, proferindo a prece
de encerramento,
advertiu: - Pai,
ajude os que não se
envergonham de ostentar
felicidade ao lado da
miséria, do infortúnio e
da dor.(...)Ergue
aqueles que caíram sob o
excesso do conforto
material".[xii]
(destacamos).
“Num belo apólogo ,
conta Rabindranath
Tagore que um lavrador,
a caminho de casa, com a
colheita do dia, notou
que, em sentido
contrário, vinha
suntuosa carruagem,
revestida de estrelas.
Contemplando-a,
fascinado, viu-a
estacar, junto dele, e,
semi-estarrecido,
reconheceu a presença do
Senhor do Mundo, que
saiu dela e estendeu-lhe
a mão a pedir-lhe
esmolas...
O quê? - refletiu,
espantado - o Senhor da
Vida a rogar-me auxílio,
a mim, que nunca passei
de mísero escravo, na
aspereza do solo?
Conquanto excitado e
mudo, mergulhou a mão no
alforje de trigo que
trazia e entregou ao
Divino Pedinte apenas um
grão da preciosa carga.
O Senhor agradeceu e
partiu. Quando, porém, o
pobre homem do campo
tornou a si do próprio
assombro, observou que
doce claridade vinha do
alforje poeirento... O
grânulo de trigo, do
qual fizera sua dádiva,
tornara à sacola,
transformado em pepita
de ouro luminescente...
Deslumbrado, gritou:
-Louco que fui!... Por
que não dei tudo o que
tenho ao Soberano da
Vida?
[xiii]
Na atualidade da Terra,
quando o materialismo
compromete edificações
veneráveis da fé, no
caminho dos homens,
sabemos que o Cristo
pede cooperação para a
sementeira do Evangelho
Redivivo que a Doutrina
Espírita veicula. E,
propondo este artigo
humilde à guisa de um
punhado de gravetos para
o lume da Nova
Revelação, reenfatizo,
humildemente, ante a
bondade do Cristo:
“-Ah! Senhor!...
Compreendo a
significação de teus
apelos e a grandeza de
tua munificência, mas
perdoa ao pequenino
servo que sou, se nada
mais tenho de mim para
te dar!”
[xiv]
A lição é clara e
expressiva o suficiente.
Por isso, reflitamos
sobre ela, para que não
permaneçamos na sombra
do comodismo, na forma
de prática religiosa, só
por conta da etiqueta
social.
[i]
Cf. Almanaque
Abril 98.
[iii]
O nome
protestante é
atribuído, na
época, aos
partidários da
Reforma que
protestam contra
a Dieta
(assembléia
convocada pelos
reis) de Espira
(1529). A Igreja
Protestante,
também conhecida
como Evangélica,
reivindica a
reaproximação da
Igreja com o
cristianismo
primitivo.
[iv]
Cf. Almanaque
Abril 98.
[vi]
coletânea das
diversas
revelações
transcendentes
recebidas por
Maomé de 610 a
632.
[vii]
Cf. Almanaque
Abril 98.
[viii]
conhecimento, em
sânscrito,
conjunto de
textos sagrados
compostos de
hinos de louvor
e ritos.
[ix]
estado d’alma
de total paz e
plenitude.
[x]
Cf. Almanaque
Abril 98.
[xii]
Xavier,
Francisco
Cândido. Jesus
no Lar, Ditado
pelo Espírito
Neio Lúcio, RJ:
Ed. FEB, 2002.
[xiii]
Dedicatória de
Ismael Gomes
Braga in livro
Cartas e
Crônicas,
psicografia de
Chico Xavier,
ditado pelo
Espírito Irmão
X, RJ: ed. FEB,
1966.