WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français   
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Cartas
Ano 2 - N° 92 - 1º de Fevereiro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2009, às 10:56
Considero a entrevista do Raul como das coisas mais importantes já publicadas no movimento espírita contemporâneo. Sua abordagem sobre os temas atuais foi precisa e de uma lucidez única. Deveria ser publicada em outros periódicos espiritas. Lamento, no entanto, o artigo do confrade Gerson. Falar de vida em Marte diante das constatações da ciência é no mínimo ingenuidade. Kardec definiu em A Gênese que das coisas da matéria cuida a ciência oficial.
Ricardo

 

De: Ellen Gomes (Bruxelas, Bélgica)
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2009 às 08:26:46
Olá, gostaria de saber como faço para obter livros da Zíbia Gasparetto e se vocês possuem alguma biblioteca aqui em Bruxelas.
Obrigada
Ellen

Resposta do Editor:

A informação solicitada pela leitora pode ser obtida no Núcleo de Estudos Espíritas Camille Flammarion, sediado na rua  D'Albanie 103, Saint Gilles, que mantém um site na internet: www.neecafla.com, disponível em português e francês. 

 


De: Evandro Fernandes (São Pedro da Aldeia, RJ)
Terça-feira, 20 de janeiro de 2009, às 00:32:45
É verdade que Ramatis é o Espírito guia do planeta Marte? E Jesus é só da Terra ou é também de todo o sistema solar?
Evandro
 

Resposta do Editor: 

Sobre Ramatis não dispomos de nenhuma informação confiável. Quanto a Jesus, seu papel na direção do planeta é mencionado por Léon Denis e Emmanuel, dois autores de grande credibilidade entre os espíritas. Segundo Léon Denis, Jesus preside aos destinos do globo em que viveu, amou e sofreu. Governador espiritual deste planeta, veio, com seu sacrifício, encarreirá-lo para a senda do bem e é sob a sua direção que se opera a nova Revelação (Cristianismo e Espiritismo, p. 79). Emmanuel afirma que na direção de todos os fenômenos de nosso sistema existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, da qual Jesus é membro (A Caminho da Luz  pp. 17 e 18). Nessa mesma obra, ele diz que a direção do planeta se conserva, de fato, no mundo espiritual, de onde Jesus vela incessantemente pelo orbe e pelos seus destinos (livro citado, p. 99). 

 


De: André Motta (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2009, às 17:48:23
Sou leitor eventual de obras espíritas mas não consigo entender inúmeras questões que, às vezes, me deixam um tanto atormentado. Por exemplo: 1) Já sonhei, no período da tarde, com pessoas que estavam efetivamente acordadas naqueles momentos. Como explicar tal fato? 2) Crianças que são adotadas em tenra idade, após o desencarne, mantém contato com a família biológica? 3) Durante o repouso físico, o espírito sempre "abandona" a vestimenta carnal? 4) Em meados da década de 90, um ator/dublador brasileiro foi morto durante o sono, vítima de um projétil perdido que o atingiu na cama. Li, tempos atrás, que o desencarne sempre ocorre com a presença do espírito. Como explicar tal caso, então?
André
 

Resposta do Editor: 

Por falta de espaço adequado, as questões levantadas serão tratadas oportunamente na seção O Espiritismo responde e, na mesma ocasião, informaremos disso o leitor.

 


De: Albana Azevedo (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 20 de janeiro de 2009, às 16:13:31
Prezados irmãos,
Vocês possuem uma mala direta para envio eletrônico da revista O Consolador? Caso positivo, poderiam incluir meu endereço eletrônico.
Muito grata,
Albana

Resposta do Editor: 

Nossa revista não tem formato impresso nem exige do leitor inscrição ou cadastramento. Em face disso, não enviamos mala direta a ninguém. Para ler a revista é preciso que o leitor acesse nosso site www.oconsolador.com, que poderá ser definido, caso queira, como página inicial nas opções da internet. 

 


De: Joana B. de L. Moraes (Colombo, PR)
Terça-feira, 20 de janeiro de 2009 às 22:26:37
Meu pai era espírita. Eu cresci acompanhando-o e indo a um centro espírita no Estado de São Paulo, nas cidades de Arealva e Bariri. Hoje pertenço a outra denominação, mas nunca deixei apagar no meu interior as orientações que recebi nestas reuniões. Agora me tornei uma estudiosa da doutrina espirita, na busca desesperada de uma resposta por perder meu filho tragicamente nas mãos de uma pessoa que até hoje não sabemos o que aconteceu, Nosso Alexandre tinha 20 anos de idade. Estas buscas têm me ajudado muito. Dois anos e meio já se passaram, mas para mim parece que foi ontem. Agradeço as palavras de conforto que recebi de vocês e quero me aprofundar mais em minhas buscas para eu poder ser mais feliz.
Obrigada e que deus nos abençoe. Todos os dias acesso a TV CEI  e aprendo cada vez mais com as palestras.
Joana
 

 

De: Rute Medeiros de Souza (Campina Grande, PB)
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2009, às 17:35:24
Gostaria de obter maiores informações quanto ao Encontro Fraterno com Divaldo Franco que irá ocorrer do dia 4 a 7 de setembro de 2009 no Hotel Vila Galé Marés na Praia de Guarajuba - BA. Não consigo obter informações quanto a preços e horários. Fico aguardando uma resposta.
Desde já, muito obrigada!
Rute

Resposta do Editor: 

Não dispomos da informação solicitada, que a leitora poderá obter no site do próprio confrade Divaldo Franco, que é este: http://www.divaldofranco.com/. 

 

De: Elenice Bairral (Piraúba, MG)
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009, às 18:06:16
Meu nome é Elenice, tenho 30 anos, dois filhos e sou casada há 7 anos.
A doutrina espírita me envolveu muito, nela encontrei muitas respostas e um novo sentido para viver.
Tento me controlar e resolver os problemas na melhor forma possível, mas ultimamente os problemas só aumentam, até os cito de "provações". A aceitação do meu marido é um dos maiores problemas, ele até chega a dizer a seguinte frase: "você e as suas macumbas", me sinto muito triste e reprimida, mas não respondo às provocações.
Será que o fato de querer ser uma pessoa melhor, dedicar um pouco da minha vida à caridade para com o próximo não só incomoda os deste plano, mas também os que já desencarnaram? Pois sempre que estou me dedicando a um trabalho beneficente, a uma prece, ou até mesmo ao centro que freqüento os obstáculos são grandes. Sempre acontece algo até um desânimo repentino, dores de cabeça, uma ansiedade compulsiva, convites para festas nas datas em que estão agendados compromissos com o centro. Gostaria que vocês comentassem o que escrevo. Sou iniciante, já me livrei do medo, mas as dúvidas são muitas.
Ansiosamente espero a resposta.
Elenice

Resposta do Editor: 

O que nos diz a leitora, cujo nome evidentemente alteramos, é mais comum do que se pensa e apenas comprova o que temos aprendido no Espiritismo, ou seja, que é no círculo familiar que residem nossas maiores dificuldades. Os pioneiros do Movimento Espírita enfrentaram essas barreiras e também dificuldades externas, perseguições, calúnias e injustiças, pelo fato de se declararem espíritas. O único conselho que podemos dar em casos assim é que não podemos desanimar e que, quanto mais difícil a tarefa, maior será o mérito de havê-la realizado. O recurso à prece, à leitura elevada, aos estudos continuados, ao trabalho no bem – eis os fatores que darão força e coragem para continuarmos na luta. Vale a pena também lembrar aqui dois ensinamentos que Allan Kardec consignou na Revista Espírita: I) Quando experimentarmos qualquer pesar, devemos resistir e fazer todo esforço para não nos abandonarmos à tristeza, lembrando que nada se obtém sem trabalho (Revista Espírita de 1860, p. 21). II) Segundo o Espírito de Verdade, felizes são os que tiverem trabalhado no campo do Senhor com desinteresse e sem outro móvel senão a caridade, porque seus dias de trabalho serão pagos ao cêntuplo do que esperam (Revista Espírita de 1862, pp. 88 e 89)

 

De: Madalena, do Centro Espírita Amor e Luz (Goiânia, GO)
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009, às 18:17:02
Preciso de dica para ministrar aula de evangelização infantil sobre o carnaval.
Madalena

Resposta do Editor: 

O Grupo Espírita Seara do Mestre, de Santo Ângelo (RS), mantém uma página de evangelização na internet  – www.searadomestre.com.br/evangelizacao – em que é divulgado o material preparado pelo grupo de evangelizadores, com sugestões de aulas em português, espanhol e alemão, atividades a realizar e histórias de cunho moral-espírita. Nesse site a leitora obterá, com certeza, os subsídios de que necessita. 

 

De: Rosângela Martins (São Paulo, SP)
Sábado, 24 de janeiro de 2009, às 20:36:59
Gostaria de pedir um esclarecimento sobre o mal de Alzheimer. O que acontece com o espírito da pessoa que sofre dessa doença? Poderia ter casos de ser uma obsessão, onde o espírito perdesse a noção por influenciação?
Agradeço muito e aguardo sua resposta.
Rosângela
 

Resposta do Editor:

O mal de Alzheimer caracteriza-se clinicamente pela perda progressiva da memória. O cérebro de um paciente com a doença de Alzheimer, quando visto em necropsia, apresenta uma atrofia generalizada, com perda neuronial específica em certas áreas do hipocampo e também em regiões parieto-occipitais e frontais. A perda de memória causa a estes pacientes um grande desconforto em sua fase inicial e intermediária. Na fase adiantada não apresentam mais condições de perceber-se doentes, por falha da autocrítica. Não se trata de uma simples falha na memória, mas sim de uma progressiva incapacidade para o trabalho e convívio social, devido a dificuldades para reconhecer pessoas próximas e objetos. Um paciente com doença de Alzheimer pergunta a mesma coisa centenas de vezes, mostrando sua incapacidade de fixar algo novo. Palavras são esquecidas, frases são truncadas, muitas permanecendo sem finalização. Trata-se, pois, de enfermidade com causas orgânicas definidas pela ciência médica, sem nenhuma relação com a obsessão propriamente dita, embora em certos processos obsessivos possam ocorrer situações parecidas com os efeitos do mal de Alzheimer, fato que só poderá ser esclarecido em casos concretos, em que se aliem o tratamento médico e o tratamento espiritual.

 

De: Odete Mesquita (São Paulo, SP)
Domingo, 25 de janeiro de 2009, às 13:38:59
Recebi um e-mail do Consolador dizendo que o filme Bezerra de Menezes estaria à venda. Assim sendo, quero saber como comprá-lo.
Agradeço a atenção e peço a Deus que os abençoe.
Odete

Resposta do Editor:

Primeiramente, esclarecemos que não enviamos e-mail nenhum a ninguém. Essa prática não é adotada por nossa revista em situação nenhuma. Quanto ao filme, não temos a informação que a leitora solicita, que certamente pode ser obtida nas livrarias espíritas.

 

De: Paulo Alexandre Gonçalves (Silvânia, GO)
Domingo, 25 de janeiro de 2009, às 23:34:02
Sou "freguês" constante de suas programações, em especial sobre o Raul e o Divaldo.
Foi aqui que vim conhecer mais de perto nosso irmão Raul Teixeira e venho com muita vontade de saber se é possível que me mandem o e-mail de nosso irmão referido (Raul), pois tenho muita vontade de conversar com ele. Já converso através da internet com Simonetti e gostaria de ampliar meu círculo de amizades com este irmão.
Agradecido com antecipação.
Paulo Alexandre Gonçalves

Resposta do Editor:

O contato com nosso confrade Raul Teixeira pode ser feito com facilidade por meio do site http://www.raulteixeira.com/

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita