WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 109 – 31 de Maio de 2009

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br

Matão, São Paulo (Brasil)
 

Lições de um suicida


O professor universitário Abel Sidney, natural de Apucarana-PR e atualmente residente em Porto Velho-RO, escreveu o livro Lições de um Suicida, que conforme indicação do subtítulo – constante da própria capa – é Um Estudo do Clássico Memórias de um Suicida, de Yvonne do Amaral Pereira, de edição da Federação Espírita Brasileira.

Do “Memórias”...

A obra Memórias de um Suicida foi editada em meados da década de 50. A Introdução, assinada pela querida Yvonne, está datada de 18/05/54. Depois, na segunda edição, temos a inclusão de Prefácio assinado por Léon Denis, datado de 04/04/57. O livro está dividido em três partes e constitui um dos grandes clássicos da literatura espírita, tamanha a expressão doutrinária de seu conteúdo. Trata-se do relato do escritor português Camilo Castelo Branco, diante das experiências de si próprio perante o suicídio a que se permitiu.

Do “Lições”...

Já o livro que ora comentamos, o Lições de um Suicida, foi editado pela Editora Allan Kardec, de Campinas, em 2005. Com quase 300 páginas, a obra comenta o clássico de Yvonne. Simples análise do Sumário já indica a riqueza de seu conteúdo. Além de uma Recomendação aos Leitores, identifica o autor da obra em estudo, além dos capítulos específicos comentando as três partes do livro em destaque. É interessante também que, além da vasta referência bibliográfica, os anexos constantes do final do livro o enriquecem ainda mais. Ali estão reunidos uma síntese biográfica da notável médium e também do incomparável escritor e contemporâneo de Kardec, Léon Denis, um estudo sobre Camilo e a primeira entrevista concedida por Yvonne, entre outros dois preciosos documentos, um deles, inclusive, sobre o Esperanto, o idioma internacional.

Preciosos textos

Tanto Memórias de um Suicida quanto Lições de um Suicida são valiosos para estudar o Espiritismo. Os textos doutrinários, as experiências narradas, o trabalho de pesquisa de Abel e as orientações lúcidas trazidas pelas belas páginas traduzem o esforço dos Espíritos para esclarecer o ser humano sobre a importância da vida humana e o respeito que a ela devemos. O texto integral do livro de Yvonne é tão extraordinário, com suas mais de 500 páginas, que ensejou igualmente o valioso estudo de Abel e que, com entusiasmo, recomendamos aos leitores. Nas obras são apresentados e estudados o Vale dos Suicidas, o Hospital Maria de Nazaré, a Mansão da Esperança, a suavidade do “Vinde a Mim” de Jesus e a velha lição do “Conhece-te a ti mesmo”.

Da contracapa

Para concluir e motivar o leitor, destaco trecho da contracapa do Lições, obra que ora comentamos: “Aos 65 anos, o escritor Camilo Castelo Branco, expoente do Romantismo português, descobriu que não enxergaria mais. Desesperado, decidiu que não queria viver, pondo fim à sua vida com tiro de pistola no ouvido. No mundo espiritual esta história continuou em seus desdobramentos tão realistas quanto o espírito materialista e crítico que inspirou o escritor em sua genialidade literária. Lições de um Suicida é uma releitura da consagrada obra Memórias de um Suicida (...). Memórias contou, com cores fortes e imagens tão reveladoras quanto doloridas, a história do escritor português no mundo espiritual, em sua jornada em busca do perdão e da reconstrução de sua vida. Assinado pelo professor universitário e escritor Abel Sidney, Lições de um Suicida transforma o pungente drama do suicídio em lições profundas e tocantes que abordam temas atuais e de grande interesse para quem deseja aprender uma nova lição de vida.”


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita