WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Esperanto em destaque
Ano 3 - N° 110 - 7 de Junho de 2009
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

O adeus a um dos maiores esperantistas de todos os tempos

 

Abriu-se uma lacuna no movimento esperantista internacional. Faleceu no dia 30 de maio o professor Sylla Chaves. O passamento aconteceu pouco depois do meio-dia, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O corpo foi velado no domingo e cremado no dia seguinte, no Memorial do Carmo, no bairro do Caju. Sylla Chaves, que iria completar 80 anos, era considerado um dos maiores mestres de esperanto de todo o mundo. Costumava afirmar que dominava o idioma auxiliar

neutro quase da mesma forma que falava a língua portuguesa. Era membro-honorário da Associação Universal de Esperanto. Gerações de alunos estudaram segundo os inúmeros livros e discos didáticos produzidos por ele. Tão logo a notícia da desencarnação foi divulgada, um clima de comoção tomou a comunidade esperantista. Mensagens de condolências foram remetidas de diversas partes do planeta. O presidente da Associação Universal de Esperanto, Probal Dasgupta, enfatizou o trabalho de Sylla Chaves como imortal da Academia de Esperanto. O presidente da Federação Italiana de Esperanto, Renato Corsetti, considerou que o prefácio do dicionário que ambos vinham escrevendo foi um verdadeiro testamento espiritual deixado por Sylla. No texto, o recém-falecido professor defende a manutenção da simplicidade da língua internacional, conforme enfatizara Lázaro Luís Zamenhof. A última aparição pública de Sylla Chaves aconteceu no Encontro Estadual de Esperanto do Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 do mês passado. Já com a saúde debilitada, palestrou sobre a formação das palavras no idioma auxiliar neutro. Possivelmente antevendo a proximidade do fim da existência, o professor manifestou o desejo de ser cremado. Queria que suas cinzas fossem depositadas junto a um pé de cambucá, na Fazenda Esperanto, imóvel pertencente à Cooperativa Cultural dos Esperantistas, situado em Bangu, na Zona Oeste carioca.


Encontro esperantista do Vale do Paraíba

Realiza-se em Barra Mansa (RJ) no dia 21 de junho, domingo, o 76º Encontro Esperantista do Vale do Paraíba. Os representantes das Instituições Esperantistas que quiserem fazer alguma referência ou divulgação no respectivo evento devem entrar em contato com a comissão organizadora.

XXVI Semana Espírita Esperantista de Bangu

Tendo como tema central “Esperanto e reforma íntima - Tarefa de todos nós!”, realiza-se de 14 a 20 de junho a XXVI Semana Espírita Esperantista de Bangu. Eis a programação:

14/06/09 - 17h - Local: União Espírita Dr. Bezerra de Menezes
Rua da Feira, 768 - Bangu
Expositor: Eduardo Ferreira

15/06/09 - 20h - Local: União Espírita Paulo, Dimas e Magdalena
Rua Boiobi, 2102 - Bangu
Expositor: Wantuil de Castro

16/06/09 - 20h - Local: Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor
Rua Silva Cardoso, 673 - Bangu
Expositor: Danilo Villela

17/06/09 - 20h - Local: Grupo Espírita de Fraternidade Irmão Abrahão
Rua Zopiro Goulart, 351 - Jabour
Expositora: Alcione Koritsky

18/06/09 - 19h45 - Local: Centro Espírita Pedro de Alcântara
Avenida Ribeiro Dantas, 210 - Bangu
Expositor: Givanildo Ramos Costa

19/06/09 - 20h - Local: Grupo Espírita Amor e Caridade João Batista
Estrada do Engenho, 439 - Bangu
Expositor: Paulo Andrade

20/06/09 - 18h - Local: Centro Espírita Jesus, Maria e José
Rua Bangu, 151 - Bangu
Expositor: Elmir dos Santos.

Esperantistas organizam jantar festivo em Niterói

 

Está marcado para o dia 25 de junho o jantar festivo do Niterói Esperanto Clube (NITEK). Na ocasião, serão homenageados os aniversariantes do semestre. O evento terá lugar no restaurante La Mole , no andar térreo do Plaza Shopping. Informações e reservas com Walter Fontes, pelo telefone (21) 9919-5359.

 

Mais uma biblioteca recebe livros de esperanto

 

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição pública. Desta vez, a contemplada foi a Biblioteca Popular Municipal Pedro Nava, situada na Glória, na Zona Sul carioca. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, foram doados mais de 900 livros a 71 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.

 

Site divulga calendário esperantista

 

A agência noticiosa Eventoj mantém, na internet, o calendário internacional de atividades ligadas ao esperanto. A página, em funcionamento desde 1995, apresenta informações de todos os países onde há iniciativas públicas em prol da língua auxiliar neutra. Os internautas podem enviar notas, a fim de enriquecer a agenda. O calendário encontra-se no endereço www.eventoj.hu.

 

Desunião prejudica o esperanto na Hungria

 

O Departamento de Esperanto da Universidade de Budapeste, na Hungria, fechou as portas. Há alguns anos já não eram aceitos novos alunos. O encerramento das atividades da unidade é creditado a um corte de verbas. A fundação norte-americana Esperantic Studies Foundation tentou enviar ajuda financeira. Entretanto, conflitos internos do movimento esperantista húngaro inviabilizaram a iniciativa.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita