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Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 116 – 19 de Julho de 2009

MILTON  R. MEDRAN MOREIRA 
medran@via-rs.net
Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil)

 

O Pequeno Buda

 


No filme O Pequeno Buda, com Keanu Reeves, um menino americano conhece um grupo de monges tibetanos que asseguram ser ele a reencarnação de um mestre budista. Sob a incredibilidade inicial, pais e filho partem rumo ao país asiático onde se deparam com crenças e formas de vida muito distintas das suas e da própria maneira de vida do Ocidente.

 

Monges budistas costumam percorrer o mundo atrás de sinais que caracterizariam a reencarnação de mestres do passado. Essas crianças por eles identificadas como tulkus (mestres reencarnados), depois de convencidos e doutrinados seus pais, terminam sendo afastadas da família para se submeterem a uma rigorosa vida monástica. Tudo sob a crença de que são seres predestinados que, já na encarnação anterior, teriam dado sinais a respeito de onde haveriam de reencarnar para, dali, serem levadas a mosteiros nos quais irão se preparar para uma nova missão búdica.

 

Inclusive no Brasil já surgiu um desses pequenos budas: Michel Lenz Calmanovitz, hoje conhecido como o lama Michel Rimpoche. Desde os 12 anos, esse paulista, nascido em 1981 de pai judeu e mãe presbiteriana, vive num monastério no Sul da Índia. Ainda muito pequeno, contrariando as tradições religiosas de seus genitores, começou a falar em coisas como a busca da iluminação, a roda das reencarnações, a supressão de desejos e paixões, e não descansou enquanto não viajou à Índia e ao Nepal com seus pais. Lá terminou sendo reconhecido como reencarnação de um grande mestre tibetano, pediu para envergar paramentos de lama e, em 1994, terminou por se internar num mosteiro, onde vive sob um rígido regime de estudos, orações e trabalho.

 

Mas nem sempre as coisas acontecem sob esse mesmo figurino. A edição nº 2117 da revista Veja publicou reportagem contando a história do espanhol Osel Hita Torres que, na década de 70, aos 4 anos, foi reconhecido como um tulku. Seus pais eram budistas e receberam a notícia como um presente dos céus. Permitiram que o garoto fosse levado a um mosteiro no Norte da Índia, onde foi criado com a dureza exigível de um legítimo Buda. Só que Torres não aguentou. E, aos 18 anos, época em que desejos e paixões, normalmente, falam mais alto que a busca da iluminação, terminou deixando o monastério. Hoje, com 24, circula por Hollywood, onde fez faculdade de cinema e já atuou como assistente de produção de um filme. Dias atrás, entrevistado, o “ex-Pequeno Buda” se queixou da violência que teria sofrido na sua infância, ao ser retirado da companhia dos pais para ser internado no monastério. Diz não ter saudade alguma dos tempos em que foi mantido afastado do mundo, rezando e estudando filosofia budista.

 

Teriam os monges que identificaram Torres como um Buda errado o diagnóstico? Ou será que alguém que, numa encarnação, conquista essa chamada “iluminação búdica” não terá, mesmo, mais direito a ter desejos, a ser simplesmente humano? E como tal, viver a vida de um novo jeito, conviver com a cultura e a família na qual reencarna, adaptar-se ao mundo que o rodeia, trabalhar no que gosta e encontrar outras formas de realização pessoal?

 

É comum entre nós conferir a esses modelos espiritualistas de outros quadrantes uma certa aura de superioridade. E, no entanto, a filosofia espírita, como proposta afinada com o mundo moderno, condena o ascetismo, estimula e valoriza os laços de família e vê o mundo, com seus desafios e contradições, como cenário ideal para o progresso do Espírito na convivência com o diferente e na plena vivência do pluralismo.

 

Na verdade, o Espiritismo é uma revolucionária proposta de dessacralização e desmitificação do mundo, sob a ótica da imortalidade e da reencarnação, vistas simplesmente como leis naturais.
 


 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita