WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 117 – 26 de Julho de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Giovana Wild (Manchester, Inglaterra)
Quarta-feira, 15 de julho de 2009, às 15:12:43

Queridos irmãos e irmãs.
Gostaria de saber se vocês conhecem alguém e/ou grupo de estudos espíritas no Norte da Inglaterra, para que eu possa entrar em contato. Os grupos listados são em Londres e portanto muito longe de onde resido.
Agradeço o belo trabalho e o carinho desde já.
Cordialmente,
Giovana V. L. Wild

Resposta do Editor:

Já respondemos à leitora, mas, para que sirva de informação para outras pessoas, em casos assim é interessante manter contato com a entidade espírita que coordena o Movimento Espírita inglês, que é a British Union of Spiritist Societies-BUSS, cujo endereço é: 59, Wandsworth High Street - London SW 18 2PT ENGLAND – UK. Para contato via internet, o interessado pode acessar o site www.bussorg.co.uk ou utilizar os e-mails bussevents@gmail.com e chair@bussorg.co.uk.

 

De: Íris Oliveira (Irará, BA)
Terça-feira, 14 de julho de 2009, às 18:23:10

Gostaria de saber sobre cura a distância. Como posso me informar sobre o assunto?
Íris

Resposta do Editor:

O tratamento magnético a distância é tratado em algumas obras espíritas conhecidas. No livro Nos Domínios da Mediunidade, de André Luiz, há interessante informação sobre o assunto. Pode o chamado passe magnético ser ministrado a distância? O Instrutor Áulus, respondendo a essa pergunta, disse: “Sim, desde que haja sintonia entre aquele que o administra e aquele que o recebe”. “Nesse caso, diversos companheiros espirituais se ajustam no trabalho do auxílio, favorecendo a realização, e a prece silenciosa será o melhor veículo da força curadora.” (N.D.M., cap. 17, págs. 168 a 170.)

O tema é tratado também no cap. 16, pp. 154 a 160, do mesmo livro e ainda em Mecanismos da Mediunidade, de André Luiz, cap. XX, p. 134 e 135. Sobre o assunto vale a pena ler o artigo Curas espirituais e a física moderna, de Lígia Almeida, do Porto, Portugal, disponível neste endereço: http://www.mundoespiritual.com.br/artigos.curas.espirituais.htm.

 

De: Luiz Ernesto M. A. Leitão (Ananindeua, PA)
Terça-feira, 14 de julho de 2009, às 12:34:01

Eu gostaria de uma indicação de vocês de um bom livro, ou apostila, que detalhe e esclareça “O Livro dos Espíritos”. Também gostaria da opinião de vocês sobre os livros atribuídos ao espírito Ramatis.

Luiz Ernesto
 

Resposta do Editor: 

Por experiência própria, a melhor maneira de estudar as matérias contidas em O Livro dos Espíritos é tomar o próprio livro como instrumento de estudo. Para facilitar esse estudo, incluímos no site desta revista, em Estudos Espíritas, uma proposta de estudo dessa obra sob a forma de dinâmica de grupo, cujo texto pode ser visto neste endereço: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html

Quanto a Ramatis, sugerimos ao leitor que leia a matéria publicada na edição 61 desta revista, que pode ser vista no seguinte endereço: http://www.oconsolador.com.br/ano2/61/especial.html

 

De: Carmelita Olivindo (Maranguape, CE)
Domingo, 19 de julho de 2009, às 10:15:21
Peço-lhe sua palavra em resumo da pergunta 455 d´O Livro dos Espíritos.

Para assinatura desta revista, como proceder?
Carmelita

Resposta do Editor:

A questão 455 d´ O Livro dos Espíritos trata, entre outras coisas, do fenômeno do sonambulismo. Para aclarar melhor o assunto, que é bastante complexo, eis o que lemos em O Livro dos Médiuns: O sonambulismo pode ser considerado uma variedade da faculdade mediúnica, ou melhor dizendo, são duas ordens de fenômenos que se encontram frequentemente reunidas. O sonâmbulo age sob a influência de seu próprio Espírito: é sua alma que, no momento de emancipação, vê, ouve e percebe fora dos limites dos sentidos; é, portanto, um fenômeno anímico. O médium, ao contrário, é o instrumento de uma inteligência estranha; é instrumento passivo, e o que ele diz não provém dele. Mas o Espírito que se comunica por um médium comum pode muito bem fazê-lo por um sonâmbulo. O estado de emancipação da alma, durante o sonambulismo, torna essa comunicação mais fácil, e aí então podemos considerá-lo um médium sonâmbulo ou um sonâmbulo-médium. (O Livro dos Médiuns, itens 172 a 174.)

Quanto à assinatura, informamos que nossa revista não adota esse sistema. Para lê-la é indispensável acessar nosso site, sem necessidade de inscrição, de senha ou pagamento de qualquer espécie. A revista está disponível a todos os internautas, sem restrição alguma.

 
 

De: Soledad Piñeiro (Florianópolis, SC)
Domingo, 19 de julho de 2009, às 21:30:57

Gostaria de comprar as obras de Kardec em espanhol. Espero resposta sua.

Desde já, obrigada.
Soledad 

Resposta do Editor:  

Já respondemos à leitora dizendo que ela pode adquirir as obras diretamente na Federação Espírita Brasileira, Av. L2 Norte - Quadra 603 - Conj.F - Asa Norte - 70830-030 – BRASÍLIA - DF - BRASIL - tel.: 00 55 (0) 61 321-1767 - www.febnet.org.br e febnet@febnet.org.br, ou recorrer ao Conselho Espírita Internacional (CEI), que também as comercializa. O site do CEI é http://www.spiritist.org/.

 

De: Carlos Neider, presidente do Abrigo Doce Morada (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 20 de julho de 2009, às 11:08:30

Em nome de nossas crianças, adolescentes e idosos carentes assistidos agradecemos a divulgação feita sobre o nosso trabalho de amor.
Visitem nosso site: www.abrigodocemorada.org.br

Paz em Cristo!
Carlos Neider

Presidente do Abrigo Doce Morada

 

De: Nelson Mendes (São Bernardo do Campo, SP)
Sexta-feira, 17 de julho de 2009, às 13:16:24

Boa tarde.
Por favor deem uma olhada no site: www.palestras.diversas.com.br
Se gostarem, ajudem a divulgar. Caso contrário guardem a vocês com carinho.
Nelson


De: Arael Magnus (Sabará, MG)
Sexta-feira, 17 de julho de 2009, às 11:52:57
Com meus fraternais cumprimentos passo-lhe a música psicografada de autoria de Dolores Duran, cuja mensagem é edificante e nos aguça à compreensão da dor. Para ouvi-la, é só clicar no link abaixo: http://www.youtube.com/tvintermedium?gl=BR&hl=pt#play/all/uploads-all/0/D6bOPHQC9l4
Se possível, nos auxilie na divulgação.
Muita paz.
Arael


De: Maria Sueli Gonçalves Pereira (Gravataí, RS)
Quinta-feira, 16 de julho de 2009, às 20:29:22

Preciso estudar sobre o princípio de ação e reação, onde posso encontrar?

Obrigada,
Maria Sueli


Resposta do Editor:

A lei de ação e reação é objeto de um estudo publicado na edição 22 desta revista, o qual poderá ser visto neste endereço eletrônico: http://www.oconsolador.com.br/22/esde.html.

 

De: Fábio Cezar (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 16 de julho de 2009, às 19:31:33

Sou poeta, natural do Rio de Janeiro, com diversos trabalhos publicados em periódicos impressos e eletrônicos e antologias literárias. Como espírita, gostaria de uma oportunidade de atuar a favor da Doutrina, pois encontro-me em momento produtivo neste sentido. Gostaria de colaborar com crônicas e artigos espíritas inéditos de minha autoria. Como devo proceder para publicação em colaboração?
P.S.: Convido-os a visitar o blog argumentoespirita.blogspot.com
Atenciosamente,
Fábio Cezar
 

Resposta do Editor: 

Toda colaboração é sempre bem-vinda! Se os artigos e crônicas se enquadrarem nos propósitos desta revista, nós os publicaremos com prazer. Basta enviá-los à direção de redação da revista, usando, para tal fim, este e-mail:  aoofilho@gmail.com

 

De: Maria Cristina Rabello Soares (San Carlos, Califórnia, EUA)
Quarta-feira, 15 de julho de 2009, às 16:24:22
Muitíssimo obrigada pela sua resposta! Foi muito esclarecedora.

A biblioteca virtual de “O Consolador” tem-me sido de muita utilidade. Por estar no exterior e o nosso centro (mais um grupo) não ter uma biblioteca muito grande, às vezes não tenho acesso a alguns livros para fazer uma consulta rápida. Mesmo os livros que eu tenho, como por exemplo, os da codificação, acho útil o formato eletrônico para fazer uma busca de uma palavra ou expressão. Assim, obrigada à equipe de “O Consolador” por estes livros estarem disponíveis.
Um grande abraço e que Jesus lhes abençoe sempre a boa vontade na disseminação do conhecimento do Espiritismo.

Maria Cristina

 

De: Luiz Fernando (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 15 de julho de 2009, às 17:54:30

Encontrei na internet uma mensagem datada de 21 de março de 2008 enviada à página eletrônica de “O Consolador”. A mensagem era de uma senhora chamada Marina Goldschimdt Marinho. Ela referia que, ao lado do marido, dirigia uma instituição espírita em São Lourenço (MG). 
Informava que seu marido era sobrinho-neto de Zilda Gama e se colocava à disposição para ajudar a divulgar a biografia da médium mineira. Na mesma página está a resposta do corpo editorial de “O Consolador” afirmando que a revista já possuía em seus arquivos a biografia de Zilda.
Gostaria que vocês me informassem como posso entrar em contato com Marina, pois tenho interesse num trabalho de pesquisa sobre Zilda Gama. Vocês possuem o e-mail dela?
Desde já eu agradeço pela atenção!
Um abraço fraterno,
Luiz Fernando.

Resposta do Editor:

Já enviamos diretamente ao leitor a informação por ele solicitada. 

 

De: Antonio Coelho Filho (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 13 de julho de 2009, às 23:19:46

Informo aos amigos que se encontra disponibilizado em nosso site www.programatransicao.tv.br todos os nossos programas que já foram ao AR.
Muita paz a todos.
Antonio, do Programa Transição

 

De: Hellen Christhine G. Santos (São Luís, MA)
Segunda-feira, 13 de julho de 2009, às 22:10:56

Como posso receber mensagens, textos e informações sobre o Espiritismo através do meu e-mail?
Atenciosamente.

Hellen
 

Resposta do Editor:

Nossa revista não tem por norma enviar mensagens ou matérias via e-mail. Para lê-la é indispensável acessar nosso site, sem necessidade de inscrição, de senha ou de pagamento de qualquer espécie. Mas existem inúmeros sites que enviam textos e informações sobre o Espiritismo às pessoas que os solicitam. Um deles – Luz do Evangelho –  pode ser contactado por intermédio do e-mail luzdoevangelho@terra.com.br/.

 

De: Eliane de Almeida (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 13 de julho de 2009, às 11:41:07

Solicito informar os centros existentes em Niterói (centro, Icaraí, Santa Rosa).

Grata.
Eliane
 

Resposta do Editor: 

A informação solicitada pela leitora pode ser obtida no site seguinte, que traz os endereços de todos os Centros Espíritas situados no Brasil e em alguns países estrangeiros: http://www.enderecocasaespirita.org.br/.

 

De: Márcia Braga de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 16 de julho de 2009, às 20:55:14

Referência: Análise do livro “Legião”, publicada na edição 116.
Parabéns ao ilustre Prof. José Passini pela lúcida crítica à obra, bem assim à revista "O Consolador" que mais uma vez trabalhou pelo esclarecimento dos adeptos da 3ª Revelação!

Márcia

 

De: Danilo Sérgio Mascarenhas (Recife, PE)
Sexta-feira, 17 de julho de 2009, às 14:05:28

Referência: Análise do livro “Legião”, publicada na edição 116.
Caros amigos, quero expressar aqui meus parabéns pela análise realizada na obra em questão. Adianto que algumas semanas atrás enviei-lhes uma consulta a esse site, solicitando informações sobre o livro Legião, haja vista que ao vê-lo em uma livraria achei o título sugestivo e deu-me vontade de lê-lo e então recebi a resposta de que o livro havia sido analisado sim e que a conclusão não era positiva e que posteriormente seria publicada no site, o que de fato aconteceu agora, que acabo de ler a crítica. Gostaria de salientar que, mesmo tendo recebido a resposta ao meu questionamento sobre o livro, recordo que perguntei se era uma obra fidedigna, mesmo assim adquiri o volume e o li. Pensava eu nesses dias em mandar-lhes minhas impressões sobre a leitura da obra. Achei que é uma obra que pretende ter um caráter revelacionista, mesclando algumas informações dos livros de André Luiz para dar um certo ar de respeitabilidade, mas que traz de forma sofismática ideias realmente descabidas e absurdas, tais como sequestro de duplo etérico, ou clonagem dos mesmos para formação de seres artificiais, entre outros absurdos, como atribuir o cataclismo que aconteceu recentemente na Indonésia, o tsunami, à ação da legião dos senhores da escuridão. Vi também muita agressividade contra a Doutrina Espírita, uma tentativa de mostrá-la ultrapassada, com várias alusões ao fato de que tem que haver modificação na metodologia da doutrinação. Vi também uma tentativa desesperada de justificar a presença de tantas entidades da umbanda, explicações muito extensas sobre a bruxaria e a feitiçaria, como a querer nos familiarizar com esses termos que definitivamente não fazem parte do Vocabulário Espírita. Notei algo mais e gostaria de participar com os amigos: o autor espiritual da obra empresta a uma das personagens do livro, "Raul", que é um médium encarnado, mas que desprendido do corpo físico participa de várias incursões nas regiões trevosas, com tanta desenvoltura como se desencarnado fosse e, contrariamente ao que nos ensinam os Espíritos sérios, acentuam demais a importância do médium, como se fosse indispensável nos trabalhos, talvez uma tentativa disfarçada de aguçar as vaidades daqueles desavisados. Enfim, queria fazer minhas as palavras do amigo José Passini. Não digo que foi em vão a leitura da obra, pois que pude exercitar o caráter crítico que todo espírita deve assumir na leitura de qualquer obra, lembrando a recomendação dos amigos espirituais: "É melhor rejeitar dez verdades do que aceitar uma só mentira". Outra coisa, Espírito sério não se ofende com a nossa descrença em relação àquilo que diz, pois não impõe suas ideias.

Danilo 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita