WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Brasil
Ano 3 - N° 117 - 26 de Julho de 2009

FERNANDA BORGES
fernanda@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)


Semana Espírita reúne mais de 2 mil em Londrina 

Em sua 18ª edição, o evento promovido pela USEL contou com a participação de nove palestrantes e 14 grupos
artísticos que levaram cerca de 2,5 mil pessoas
ao Centro Espírita Nosso Lar
 

Não podia haver tema mais propício para o primeiro dia da 18ª Semana Espírita de Londrina: “O Início da Vida”. A palestra, proferida pelo médico e presidente da Associação Médico-Espírita do Paraná, Laércio Furlan, deu início ao evento que este ano teve por tema “Evolução Espiritual: Desafios do 3º Milênio”.

Promovida pela União das Sociedades Espíritas de Londrina (USEL), com apoio da Federação Espírita do Paraná (FEP), por meio da 5ª União Regional Espírita (5ª URE), a 18ª Semana Espírita de Londrina levou mais de 2 mil pessoas no Centro Espírita Nosso Lar entre os dias 11 a 19 de julho. Além do público adulto, centenas de crianças, jovens e adolescentes também participaram das atividades oferecidas pelo evento por meio da 9ª Semaninha Espírita, da 5ª Semana Jovem e da 3ª Mostra da Juventude.

De acordo com a organização do evento, nove palestrantes passaram pela casa, 14 grupos artísticos se apresentaram antes e depois de algumas palestras, sendo quatro deles corais compostos por crianças e adultos. Os grupos participaram também da 5ª Noite Cultural, realizada no dia 12, domingo. Ao todo, cerca de 2,5 mil pessoas passaram pelo centro e puderam prestigiar palestras que abordaram os mais variados temas de interesse do público espírita e leigo.

Para a coordenadora da USEL, Marinei Ferreira Rezende, o evento atingiu as expectativas da organização. Segundo ela, a 18ª Semana Espírita superou a quantidade de público do ano passado. “Notamos que havia pessoas diferentes e os temas foram polêmicos e era justamente esse o objetivo: despertar o espírita para os desafios que teremos de saber vivenciar. Um tema levou a outro, desde o início da vida até a felicidade, que é a meta da nossa evolução. Falamos dos transtornos emocionais, que levam ao desequilíbrio, do aborto e dos distúrbios da sexualidade, assuntos que temos de esclarecer, e tudo isso na visão espírita. Sentimos também a participação de muitos leigos o que fez nosso objetivo ser alcançado”, disse ela.

A 9ª Semaninha Espírita reuniu 330 crianças 
de 5 a 12 anos de idade

Com o tema central “Pequenas Lições”, a 9ª Semaninha Espírita reuniu 330 crianças de 5 a 12 anos de idade. Pelo menos cinco centros espíritas de Londrina enviaram suas crianças para participar das atividades do evento, que foram realizadas todos os dias nos mesmos horários em que eram realizados as palestras e os seminários para os adultos. De acordo com uma das coordenadoras da 9ª Semaninha, Jenai Cazetta, o pessoal da juventude participou “em peso” na recepção das crianças e no apoio à coordenação geral.

“As crianças participaram de três oficias: Saber –  em que foi contada uma história e o tema explicado; Construir – que foi, basicamente, uma oficina de arte; e Música. Na maioria dos dias, a oficina da música ficou a cargo dos jovens: Francisco, Henrique, Gustavo e Bruna”, informou Jenai. A coordenação contou também com apoio da evangelizadora Elaine de Martini.

A 1ª Semana Espírita de Londrina realizou-se em julho de 1992, por iniciativa do Centro Espírita Nosso Lar,que transferiu a responsabilidade de sua realização, já no ano seguinte, à USEL. Quase vinte anos depois, o evento continua ganhando credibilidade pelos espíritas de Londrina e região.

Como ocorre todos os anos, todas as casas espíritas de Londrina se envolvem nas atividades, sendo que em cada dia da Semana duas ou três delas ficam com a responsabilidade de coordenar as atividades do dia, totalizando desta vez a participação de 21 entidades.

Entre as palestras, o público pôde prestigiar temas extremamente relevantes para o aprimoramento do conhecimento espírita, além de terem sido apresentadas, também, palestras importantes para o público leigo.

O médico e professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Laércio Furlan apresentou aos convidados a importante campanha “Vida, Sim À Gravidez – Não ao Aborto”. Ele proferiu uma verdadeira aula de ciência médica em sua palestra de abertura do evento, mostrando a todos que todos os autores da embriologia definem que “a vida humana começa na concepção”.

Quando a mulher engravida, o perispírito da criança
está presente no corpo dela

Aspecto geral do público

Outro flagrante do público

Carlos Augusto de São José

Francisco Gabilan

Laércio Furlan

Coral Hugo Gonçalves, de Cambé

Coral do Centro Espírita Nosso Lar

Banda Hydesville

Coral do Centro Espírita Meimei

Coral das crianças da Comunhão Espírita
Cristã de Londrina

Teltz Cardoso de Farias ao lado
de Terezinha Demartino

Orson Peter Carrara (no meio)
com Gilson e Marinei

Segundo Furlan, pesquisas já comprovaram que a mulher que sofre um aborto sente-se vazia e passa a apresentar quadros depressivos. “A recomendação espírita às mulheres que cometeram o aborto é que não se martirizem pelo ato já feito. Conversem com o filho e peçam perdão a ele procurando retomar uma amizade, porque uma das coisas mais graves do aborto é a obsessão, que geralmente é uma obsessão realizada em equipe. A mãe precisa fazer uma reconciliação com seu filho porque acreditamos que no momento da concepção já existe vida”, explicou Furlan.

O médico lembrou também alguns fatos impressionantes registrados no mundo que envolvem casos de embriões congelados por vários anos que foram fecundados e possibilitaram o nascimento de crianças extremamente saudáveis e perfeitas. “Em Israel existe um caso de um embrião que foi congelado por 13 anos e que foi responsável pelo nascimento de gêmeos. Quando a mulher engravida. o perispírito da criança está presente no corpo dela. Nós médicos espíritas queremos colocar a alma na Medicina e hoje ficamos felizes ao ver que só no Brasil existem cinco faculdades com disciplinas como Ciência e Espiritualidade”, finalizou.

A psicóloga clínica Maralba Almada, que tem formação em Gestalterapia, terapia transpessoal, corporal e terapia regressiva interativa, realizou uma intensa e produtiva palestra sobre “Transtornos Emocionais e Espiritismo”. Natural de Ponta Grossa (PR) e vinculada ao Centro Espírita Luz Eterna, de Curitiba, Maralba explicou que todo o equilíbrio do corpo depende do equilíbrio dos centros energéticos, conhecidos por “chacras”. Segundo ela, tudo o que acontece em um desses centros acaba se refletindo nos demais. “Esses centros de força captam a energia universal e a trazem para o nosso corpo, vitalizando-o, servindo essas centrais energéticas para o equilíbrio ou desequilíbrio.”

Um fator que pode gerar desequilíbrio é a forma
como encaramos a realidade da vida

A especialista, que trabalhou por 20 anos no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, esclareceu que nossas emoções podem ser destrutivas se as utilizarmos de formas equivocadas diante das situações da vida. “O equilíbrio depende de como essas forças são usadas. A forma como pensamos gera nossas emoções e isso gera o nosso comportamento. A partir de um pensamento podemos entrar numa emoção que gera um comportamento que pode ser positivo ou negativo. Por isso, precisamos ter muito cuidado com aquilo que pensamos”, ressaltou.

Outro fator que determina o equilíbrio ou desequilíbrio do ser humano é a forma que é “encarada” a realidade da vida. Segundo a psicóloga, a nossa consciência tem o registro de toda nossa evolução e essas informações vão sendo despertadas de acordo com nossas necessidades. “O transtorno mental é um momento em que há uma crise mas ele pode ser tratado. São padrões de uma reação humana desencadeada pela tensão que aparece nas pessoas que já gastaram todas suas reservas  psíquicas e se dá pela tentativa desesperada de resolução de um conflito interno”, disse.

Além dos palestrantes citados, a 18ª  Semana Espírita contou com a participação de Vanderlei Ferreira (Rio Grande do Sul) que falou sobre “Aborto” e “Reencarnação para Evolução do Espírito”; Orson Peter Carrara (São Paulo), que abordou o temas “Causa e Casa Espíritas” e “Pilares da Evolução Ontem e Hoje com Kardec”; o também gaúcho Teltz Cardoso Farias, que falou sobre “O Espiritismo e os Desafios do 3º Milênio” e “A Vida Futura ou a Vida após a Morte”;  Francisco Gabilan (São Paulo), que abordou os temas “Distúrbios da Sexualidade” e “O Espírita e o Terceiro Milênio”; Cristian Macedo (Rio Grande do Sul), que proferiu palestra sobre “Mudanças nas Obras de Allan Kardec” e o seminário  “Ligação Espírito – Matéria na Visão Kardequiana”; Carlos Augusto de São José e Márcio da Cruz, ambos de Curitiba, que abordaram os temas “Deus – O Senhor da Vida” e “Felicidade – A Meta da Evolução”, respectivamente.

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita