De: Mensaje Fraternal (Caracas, Venezuela)
Quinta-feira, 23 de julho de 2009, às 15:27:15
Deseja informações sobre o Espiritismo? Acesse nosso site: www.mensajefraternal.org.br, e terá à sua disposição 120 programas de televisão, 80 palestras, entrevistas diversas, mensagens em vídeo, mais de 100 programas de rádio, livros espíritas para download.
Mensaje Fraternal |
|
|
De: SEOB - Associação Espírita Obreiros do Bem (São Carlos, SP)
Quinta-feira, 23 de julho de 2009, às 14:57
É com pesar que informamos que o confrade José Antonio Castilho, marido de D. Maria José Castilho, faleceu nesta data. O velório começará após as 16h e o enterro será logo pela manhã.
Vamos todos elevar o nosso pensamento ao Alto e pedir a Deus que permita ao seu Castilho sentir todo o nosso carinho. Oremos também pelos familiares e que todos possam estar amparados pelos amigos.
Atenciosamente,
SEOB - Associação Espírita Obreiros do Bem
Nota do Editor:
Esta revista publicou recentemente, ou seja, no dia 12 de julho uma oportuna entrevista que o confrade Castilho concedeu a Orson Peter Carrara. Essa foi, sem dúvida, a última manifestação pública na atual existência do querido confrade. Para ver a entrevista, basta clicar neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/115/entrevista.html |
|
|
De: Veronic de Lins (Jaboatão dos Guararapes, PE)
Sábado, 25 de julho de 2009, às 15:43:19
Com referência aos sonhos, preciso de uma explicação porque não os entendo.
Veronic
Resposta do Editor:
Muitas dúvidas sobre os conceitos espíritas podem ser solucionadas com a simples leitura do Vocabulário que integra o site desta revista, que pode ser acessado por meio do seguinte link: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/vocabulario/principal.html.
Ali podemos ler que o sonho [do latim somniu] é um efeito da emancipação da alma durante o sono. Quando os sentidos ficam entorpecidos, os laços que unem o corpo e a alma se afrouxam. Esta, tornando-se mais livre, recupera em parte suas faculdades de Espírito e entra mais facilmente em comunicação com os seres do mundo incorpóreo. A recordação que ela conserva ao despertar, do que viu em outros lugares e em outros mundos, ou em suas existências passadas, constitui o sonho propriamente dito. Sendo esta recordação apenas parcial, quase sempre incompleta e entremeada com recordações da vigília, resultam daí, na sequência dos fatos, soluções de continuidade que lhes rompem a concatenação e produzem esses conjuntos estranhos que parecem sem sentido, pouco mais ou menos, como seria a narração à qual se houvessem truncado, aqui e ali, fragmentos de linhas ou de frases. |
|
|
De: Renata Gonzaga (Brasília, DF)
Sábado, 25 de julho de 2009, à 01:35:58
Caros amigos, outro dia, ao iniciar um tratamento em uma Casa espírita, recomendaram-me que mantivesse-me afastada de outros centros espíritas para não "cruzar energias".
Procurei bibliografia sobre o tema e não encontrei.
Ora, sendo a espiritualidade superior uma só e o amor universal, não deveriam todas as energias voltadas à cura permanecerem paralelas no trabalho da caridade?
Obrigada.
Renata
Resposta do Editor:
O pensamento expressado pela leitora está correto. Não existe fundamento doutrinário para a recomendação que lhe foi feita. |
|
|
De: Millena Miranda de Oliveira (Barreiras, BA)
Quarta-feira, 22 de julho de 2009, às 22:07:12
Gostaria de obter o download do livro Seara Bendita, de Joanna de Ângelis.
Aguardo um retorno e muito obrigada.
Millena
Resposta do Editor:
O livro citado não é de autoria de Joanna de Ângelis. No link abaixo é possível obter informações sobre as obras de autoria da referida mentora espiritual: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_publicações_de_Divaldo_Franco |
|
|
De: Aline Oliveira (Resende, RJ)
Segunda-feira, 20 de julho de 2009, às 16:33:48
Gostaria que indicasse um lugar na cidade de Resende em que pudesse participar da doutrina espírita.
Obrigada,
Aline
Resposta do Editor:
A informação solicitada pela leitora pode ser obtida no site seguinte, que traz os endereços de todos os Centros Espíritas situados no Brasil e no exterior: http://www.enderecocasaespirita.org.br/. |
|
|
De: Fábio de Luca, da Cia. de Comédia Amigos da Luz (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 20 de julho de 2009 às 21:14:14
Somos um grupo de atores profissionais do Rio de Janeiro cujo objetivo é, através do teatro (principalmente da comédia por seu caráter popular), difundir os conceitos e ideais espíritas de forma acessível e eficaz. Em nossa trajetória, temos feito um caminho de sucesso em espaços como o Teatro da Feic, em Jacarepaguá, o Teatro Henriqueta Brieba e a Sociedade Espírita Ramatis, ambos na Tijuca, o CELD - Centro Espírita Léon Denis, em Bento Ribeiro, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro, o G.E.F. Irmã Scheilla, o C.E. Amor à Verdade, em Nova Iguaçu, entre outros.
Pretendemos, por meio deste, apresentar nosso trabalho para apreciação dos irmãos, e pedimos que, se aprovarem, possam nos enviar o contato de suas casas espíritas para que nos comuniquemos a fim de marcarmos lá uma possível apresentação. Temos todos os recursos de iluminação e som, e apresentamos a peça em qualquer espaço, no RJ ou fora dele, inclusive clubes, agremiações, etc. Lembramos que sempre ofertamos parte da bilheteria para a instituição que nos recebe.
Trabalhar para a divulgação e compreensão da codificação de Kardec é para nós uma grande honra, e quando fazemos isso através das Artes Cênicas, que é nosso ofício, aí é que nossa felicidade beira o infinito. Somos gratos ao nosso Pai Celestial pelo divino amparo de todas as horas, aos nossos amigos espirituais por essa luminosa oportunidade, e a você pela atenção a nossa obra.
Consideramos nossa platéia não simplesmente como o público que de bom grado saiu de suas casas e foi ao teatro nos prestigiar, mas como irmãos que nos permitem levar ao palco, da forma mais bem humorada e saborosa, assuntos tão importantes para todos nós que trilhamos o caminho do autoconhecimento e do aperfeiçoamento.
POR QUE COMÉDIA?
O humor de qualidade é ferramenta eficaz no objetivo de informar e entreter ao mesmo tempo. E como estamos carentes de entretenimento sadio!
Descontraída depois de rir com alegria, a platéia absorve facilmente os assuntos que procuramos desenvolver. Temas relevantes ao nosso amadurecimento espiritual, sempre fiéis aos conceitos básicos da codificação.
O ESPETÁCULO
MORRENDO E APRENDENDO - Uma Comédia do Outro Mundo.
Uma fantástica e instrutiva comédia que aborda, com muito bom humor, temas relevantes da Doutrina Espírita como a lei de causa e efeito, a reencarnação e a evolução do indivíduo, tendo como pano-de-fundo a vida e a morte de Dona Lourdes Thereza. Esse Espírito, que reencarna como uma mulher muito rica mas sem qualquer preocupação com a caridade ou com seu próprio aperfeiçoamento, ao desencarnar depara-se com as dificuldades por ela mesma cultivadas em uma vida farta materialmente mas sem riqueza espiritual.
Indignada com o tratamento recebido após sua morte, onde julgava nada haver senão o sono eterno, reencontra um desafeto de suas vidas passadas que a persegue por muitos anos em busca de vingança. Orientados por amigos iluminados, esses dois espíritos infelizes ligados entre si pela lei da afinidade, finalmente reconhecem seus erros e depois de novas descobertas valorosas, preparam-se para uma nova tentativa na existência corpórea.
Esse é um espetáculo edificante que, utilizando uma linguagem simples e acessível a todos, nos trás uma mensagem de amor e responsabilidade.
E tudo isso, é claro, em meio a muitas risadas!
Para contatos, eis nossos telefones e site: tel.: (21) 2669-2424 / (21) 8412-2002. Site: www.amigosdaluz.com.
Gratos, enviamos votos de muita paz.
Fábio de Luca
|
|
De: Ismênia de Souza Nunes (Florianópolis, SC)
Sábado, 25 de julho de 2009, às 21:18:40
A Evolução e a Fome.
Percebe-se que o tema em discussão, ou seja, a fome no mundo ainda é um grande problema para a humanidade.
Sabe-se que o número de pessoas abastadas e daqueles que não têm o que alimentar seus filhos, é muito grande. Acredita-se que esta realidade tende a crescer ainda mais com o passar do tempo, embora almejemos que haja uma transformação considerável, pois isto aliviaria o coração dos que sofrem com este grande mostro chamado fome. Porém a realidade difere daquilo que gostaríamos que ocorresse. Os homens são seres egocêntricos e vivem numa “selva”, numa constante “guerra” e ninguém quer olhar para os lados. Ele somente olha para si próprio. Busca satisfazer ele mesmo, não importando-se com este ou aquele. Fecha os olhos para o que não lhe interessa e o que não lhe convém. E não lhe convém perder ou repartir o que é seu. Seu conforto, seu dinheiro, não importa. É seu. Como então resolver este impasse? Realmente é algo de difícil resolução. Acredita-se mesmo que não haverá uma solução plausível. Quem acha-se dono, assim pensará. O egocentrismo não permitirá abrir mão de nada. Ainda que o governo impusesse uma regra, uma lei como a divisão dos bens, assim como tentam fazer com a reforma agrária, não seria aceito. Haveria com certeza protestos, revoluções, guerras. Porém um dia muito distante de nossos tempos, quando o homem evoluir moralmente, espiritualmente, quem sabe ele passe a olhar ao redor e auxiliar aos que são seus irmãos.
Este futuro está por demais longínquo. Ou poderíamos dizer que é uma ilusão? Uma utopia?
Ismênia Nunes |
|
|
De: Lauzemar Luiz Assini (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 27 de julho de 2009 às 19:43:33
Referência: Especial “A divindade de Jesus”, de José Carlos Monteiro de Moura.
Bela matéria, mesmo sendo muito extensa. Poderia ser mais concisa, no entanto isso não tira o seu mérito. O cruzeirense é muito bom.
Lauzemar |
|
|
|