WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 118 – 2 de Agosto de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Mensaje Fraternal (Caracas, Venezuela)
Quinta-feira, 23 de julho de 2009, às 15:27:15
Deseja informações sobre o Espiritismo? Acesse nosso site: www.mensajefraternal.org.br, e terá à sua disposição 120 programas de televisão, 80 palestras, entrevistas diversas, mensagens em vídeo, mais de 100 programas de rádio, livros espíritas para download.
Mensaje Fraternal

 

De: SEOB - Associação Espírita Obreiros do Bem (São Carlos, SP)
Quinta-feira, 23 de julho de 2009, às 14:57
É com pesar que informamos que o confrade José Antonio Castilho, marido de D. Maria José Castilho, faleceu nesta data. O velório começará após as 16h e o enterro será logo pela manhã.
Vamos todos elevar o nosso pensamento ao Alto e pedir a Deus que permita ao seu Castilho sentir todo o nosso carinho. Oremos também pelos familiares e que todos possam estar amparados pelos amigos.
Atenciosamente,
SEOB - Associação Espírita Obreiros do Bem 

Nota do Editor: 

Esta revista publicou recentemente, ou seja, no dia 12 de julho uma oportuna entrevista que o confrade Castilho concedeu a Orson Peter Carrara. Essa foi, sem dúvida, a última manifestação pública na atual existência do querido confrade. Para ver a entrevista, basta clicar neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/115/entrevista.html

 

De: Veronic de Lins (Jaboatão dos Guararapes, PE)
Sábado, 25 de julho de 2009, às 15:43:19
Com referência aos sonhos, preciso de uma explicação porque não os entendo.
Veronic
 

Resposta do Editor:

Muitas dúvidas sobre os conceitos espíritas podem ser solucionadas com a simples leitura do Vocabulário que integra o site desta revista, que pode ser acessado por meio do seguinte link: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/vocabulario/principal.html. 

Ali podemos ler que o sonho [do latim somniu]  é um efeito da emancipação da alma durante o sono. Quando os sentidos ficam entorpecidos, os laços que unem o corpo e a alma se afrouxam. Esta, tornando-se mais livre, recupera em parte suas faculdades de Espírito e entra mais facilmente em comunicação com os seres do mundo incorpóreo. A recordação que ela conserva ao despertar, do que viu em outros lugares e em outros mundos, ou em suas existências passadas, constitui o sonho propriamente dito. Sendo esta recordação apenas parcial, quase sempre incompleta e entremeada com recordações da vigília, resultam daí, na sequência dos fatos, soluções de continuidade que lhes rompem a concatenação e produzem esses conjuntos estranhos que parecem sem sentido, pouco mais ou menos, como seria a narração à qual se houvessem truncado, aqui e ali, fragmentos de linhas ou de frases.

 

De: Renata Gonzaga (Brasília, DF)
Sábado, 25 de julho de 2009, à 01:35:58

Caros amigos, outro dia, ao iniciar um tratamento em uma Casa espírita, recomendaram-me que mantivesse-me afastada de outros centros espíritas para não "cruzar energias".

Procurei bibliografia sobre o tema e não encontrei.

Ora, sendo a espiritualidade superior uma só e o amor universal, não deveriam todas as energias voltadas à cura permanecerem paralelas no trabalho da caridade?
Obrigada.

Renata

Resposta do Editor:

O pensamento expressado pela leitora está correto. Não existe fundamento doutrinário para a recomendação que lhe foi feita.

 

De: Millena Miranda de Oliveira (Barreiras, BA)
Quarta-feira, 22 de julho de 2009, às 22:07:12

Gostaria de obter o download do livro Seara Bendita, de Joanna de Ângelis. 
Aguardo um retorno e muito obrigada.

Millena

Resposta do Editor:

O livro citado não é de autoria de Joanna de Ângelis. No link abaixo é possível obter informações sobre as obras de autoria da referida mentora espiritual:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_publicações_de_Divaldo_Franco

 

De: Aline Oliveira (Resende, RJ)
Segunda-feira, 20 de julho de 2009, às 16:33:48

Gostaria que indicasse um lugar na cidade de Resende em que pudesse participar da doutrina espírita.

Obrigada,
Aline
 

Resposta do Editor:

A informação solicitada pela leitora pode ser obtida no site seguinte, que traz os endereços de todos os Centros Espíritas situados no Brasil e no exterior: http://www.enderecocasaespirita.org.br/.

 

De: Fábio de Luca, da  Cia. de Comédia Amigos da Luz (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 20 de julho de 2009 às 21:14:14

Somos um grupo de atores profissionais do Rio de Janeiro cujo objetivo é, através do teatro (principalmente da comédia por seu caráter popular), difundir os conceitos e ideais espíritas de forma acessível e eficaz. Em nossa trajetória, temos feito um caminho de sucesso em espaços como o Teatro da Feic, em Jacarepaguá, o Teatro Henriqueta Brieba e a Sociedade Espírita Ramatis, ambos na Tijuca, o CELD - Centro Espírita Léon Denis, em Bento Ribeiro, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro, o G.E.F. Irmã Scheilla, o C.E. Amor à Verdade, em Nova Iguaçu, entre outros.
Pretendemos, por meio deste, apresentar nosso trabalho para apreciação dos irmãos, e pedimos que, se aprovarem, possam nos enviar o contato de suas casas espíritas para que nos comuniquemos a fim de marcarmos lá uma possível apresentação. Temos todos os recursos de iluminação e som, e apresentamos a peça em qualquer espaço, no RJ ou fora dele, inclusive clubes, agremiações, etc. Lembramos que sempre ofertamos parte da bilheteria para a instituição que nos recebe.
Trabalhar para a divulgação e compreensão da codificação de Kardec é para nós uma grande honra, e quando fazemos isso através das Artes Cênicas, que é nosso ofício, aí é que nossa felicidade beira o infinito. Somos gratos ao nosso Pai Celestial pelo divino amparo de todas as horas, aos nossos amigos espirituais por essa luminosa oportunidade, e a você pela atenção a nossa obra.
Consideramos nossa platéia não simplesmente como o público que de bom grado saiu de suas casas e foi ao teatro nos prestigiar, mas como irmãos que nos permitem levar ao palco, da forma mais bem humorada e saborosa, assuntos tão importantes para todos nós que trilhamos o caminho do autoconhecimento e do aperfeiçoamento.
POR QUE COMÉDIA?
O humor de qualidade é ferramenta eficaz no objetivo de informar e entreter ao mesmo tempo. E como estamos carentes de entretenimento sadio!
Descontraída depois de rir com alegria, a platéia absorve facilmente os assuntos que procuramos desenvolver. Temas relevantes ao nosso amadurecimento espiritual, sempre fiéis aos conceitos básicos da codificação.
O ESPETÁCULO
MORRENDO E APRENDENDO - Uma Comédia do Outro Mundo.
Uma fantástica e instrutiva comédia que aborda, com muito bom humor, temas relevantes da Doutrina Espírita como a lei de causa e efeito, a reencarnação e a evolução do indivíduo, tendo como pano-de-fundo a vida e a morte de Dona Lourdes Thereza. Esse Espírito, que reencarna como uma mulher muito rica mas sem qualquer preocupação com a caridade ou com seu próprio aperfeiçoamento, ao desencarnar depara-se com as dificuldades por ela mesma cultivadas em uma vida farta materialmente mas sem riqueza espiritual.
Indignada com o tratamento recebido após sua morte, onde julgava nada haver senão o sono eterno, reencontra um desafeto de suas vidas passadas que a persegue por muitos anos em busca de vingança. Orientados por amigos iluminados, esses dois espíritos infelizes ligados entre si pela lei da afinidade, finalmente reconhecem seus erros e depois de novas descobertas valorosas, preparam-se para uma nova tentativa na existência corpórea.
Esse é um espetáculo edificante que, utilizando uma linguagem simples e acessível a todos, nos trás uma mensagem de amor e responsabilidade.
E tudo isso, é claro, em meio a muitas risadas!
Para contatos, eis nossos telefones e site:
tel.: (21) 2669-2424 / (21) 8412-2002. Site: www.amigosdaluz.com
Gratos, enviamos votos de muita paz.
Fábio de Luca

 


De: Ismênia de Souza Nunes (Florianópolis, SC)
Sábado, 25 de julho de 2009, às 21:18:40

A Evolução e a Fome. 

Percebe-se que o tema em discussão, ou seja, a fome no mundo ainda é um grande problema para a humanidade.
Sabe-se que o número de pessoas abastadas e daqueles que não têm o  que alimentar seus filhos, é muito grande. Acredita-se que esta realidade tende a crescer ainda mais com o passar do tempo, embora almejemos que haja uma transformação considerável, pois isto aliviaria o coração dos que sofrem com este grande mostro chamado fome. Porém a realidade difere daquilo que gostaríamos que ocorresse. Os homens são seres egocêntricos e vivem numa “selva”, numa constante “guerra” e ninguém quer olhar para os lados. Ele somente olha para si próprio. Busca satisfazer ele mesmo, não importando-se com este ou aquele. Fecha os olhos para o que não lhe interessa e o que não lhe convém. E não lhe convém perder ou repartir o que é seu. Seu conforto, seu dinheiro, não importa. É seu. Como então resolver este impasse? Realmente é algo de difícil resolução. Acredita-se mesmo que não haverá uma solução plausível. Quem acha-se dono, assim pensará. O egocentrismo não permitirá abrir mão de nada. Ainda que o governo impusesse uma regra, uma lei como a divisão dos bens, assim como tentam fazer com a reforma agrária, não seria aceito. Haveria com certeza protestos, revoluções, guerras. Porém um dia muito distante de nossos tempos, quando o homem evoluir moralmente, espiritualmente, quem sabe ele passe a olhar ao redor e auxiliar aos que são seus irmãos.
Este futuro está por demais longínquo. Ou poderíamos dizer que é uma ilusão? Uma utopia?
Ismênia Nunes
 

 

De: Lauzemar Luiz Assini (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 27 de julho de 2009 às 19:43:33
Referência: Especial “A divindade de Jesus”, de José Carlos Monteiro de Moura.
Bela matéria, mesmo sendo muito extensa. Poderia ser mais concisa, no entanto isso não tira o seu mérito. O cruzeirense é muito bom.
Lauzemar

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita