WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 126 - 27 de Setembro de 2009
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: José Espedito Araújo (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 21 de setembro de 2009, à 01:42:33

Sobre o Acordo Bilateral entre Vaticano-Brasil, enviamos cópia da carta que enviamos aos Srs.(as) Senadores(as).
Lembramos, logo abaixo, opinião do Sr. José Passini - estudioso e divulgador da Doutrina Espírita – com a qual concordamos em gênero, número e grau:

"Sempre me bati pelo estado laico; trabalho contra o ensino religioso nas escolas públicas. Só para ilustrar: quando tomei posse como Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora mandei retirar – para espanto geral – o crucifixo que ficava no meu gabinete. Ao retirá-lo do lugar, verifiquei que havia sido comprado com dinheiro público, pois tinha a plaqueta do patrimônio. Coisas de Brasil..."

Muita paz.

José Espedito

 

De: Leonardo Leite Medeiros (Braço do Norte, SC)
Sábado, 19 de setembro de 2009 às 10:42:37

Por que ainda não recebemos as curas de doenças que nos assolam neste planeta como, por exemplo, o câncer e a aids?

Leonardo
 

Resposta do Editor: 

É a condição de atraso moral que caracteriza nosso planeta que explica por que há na Terra tantas doenças, tanto sofrimento, tantas injustiças. Mundo de provas e expiações, este globo será um dia um mundo de regeneração, como o próprio Jesus profetizou no célebre sermão profético e no sermão da montanha. É evidente que a mudança das condições do planeta implica, primeiramente, o melhoramento na qualidade moral dos que nele vivem, assunto que foi focalizado na edição 118 desta revista no texto intitulado “O advento do mundo de regeneração”, que pode ser visto clicando-se no seguinte link:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/118/especial.html.

 

De: Maria Lúcia Sampaio Tinoco (Niterói, RJ)
Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 às 22:56:23

Vocês já fizeram algum estudo sobre o livro O Problema do Ser do Destino e da Dor, de Léon Denis? E sobre O Livro dos Médiuns,  de Allan Kardec?

Na revista nº124, ano 3, de13/09/09, em O Espiritismo responde, foi dito que fomos criados simples e ignorantes. Com Jesus também foi assim? Onde posso saber sobre isso?
Me ajudem. Obrigada.
Paz com Jesus.

Maria Lúcia

Resposta do Editor:

Já esclarecemos à leitora que o estudo acerca d´O Livro dos Médiuns foi efetuado nas edições 1 a 22 desta revista, todas elas disponíveis, bastando, para isso, clicar no link “Edições anteriores” existente na página inicial do nosso site. A pergunta relacionada a Jesus está sendo respondida nesta mesma edição, na seção O Espiritismo responde.

 

De: Antonio Filippo (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 às 18:46:47
Olá amigo, primeiramente, gostaria de agradecer a resposta da pergunta anterior.
Permite que faça uma outra pergunta: Dentro da Doutrina a grande maioria não aceita
que haja trabalhos de incorporação com a presença de público. Mas a caridade, ou seja, uma fortificação diretamente de uma Entidade está contrariando a Doutrina?
Fico muito grato de vossa opinião.
Que Deus nos ilumine.

Antonio

Resposta do Editor:

O tema suscitado pelo leitor foi tratado na seção O Espiritismo responde da edição 123 desta revista, disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/oespiritismoresponde.html. É importante lembrar que podemos ajudar as Entidades enfermas, necessitadas da orientação espiritual que se realiza nas sessões mediúnicas, sem que para isso se torne necessária a presença dos encarnados não integrantes da equipe mediúnica. A inconveniência da presença de público no recinto foi comentada no texto referido.

 

De: Elizabeth Coimbra de Sousa (Teresina, PI)
Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 às 13:53:16

Fiz uma cirurgia espiritual. Escrevi uma carta para o Templo Espírita Tupyara e a cirurgia foi realizada em 25/08/09, uma terça-feira. A partir de então durante as 3 terças seguintes, às 22h, me recolho em prece para serem feitos os curativos. Ontem (15/09/09) me preparei pra ser feito o ultimo curativo, porém não consegui relaxar, senti angústia, não consegui ficar tranquila na minha cama... Sou espírita e respeito muito o trabalho que os Espíritos de luz fazem. A questão é: será que meu curativo foi feito realmente ou eu com minhas angustias afastei os mentores espirituais da minha casa?
Elizabeth

Resposta do Editor:

Não há como sabermos se o fato citado pela leitora ocorreu ou não. Seria interessante dirigir-se à própria instituição que realizou o trabalho, onde se obterá, com certeza, o esclarecimento necessário.

 

De: Wagner Fancio (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 às 12:12:37

Cumprimentando-o fraternalmente, consignamos com alegria nosso convite para participar do 12º Encontro da UDEsp, a realizar-se em 22 de outubro de 2009 às 19:30 horas, na Av. Ipiranga, 919 - 9º Andar, Auditório Dr. Ivahir de Feitas Garcia na Associação dos Delegados de Polícia dos Estado de São Paulo. 
A UDEsp - União dos Delegados Espíritas promove seu 12° encontro anual em 22 de outubro de 2009. Todos os anos desde sua fundação, Delegados de Polícia profitentes do Kardecismo proferem palestras de interesse policial sempre sob a ótica da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec no século XIX.
Neste ano o palestrante é o Dr. João Demétrio Lorichio. delegado de polícia, escritor, palestrante e conselheiro do Centro Espírita Nosso Lar/Casas André Luiz. O tema será "A ECOLOGIA E AS CALAMIDADES". Assunto de interesse coletivo que, sob a ótica espírita, nos revela mais importante ainda ao sabermos que voltaremos à Terra em outras encarnações e encontraremos o meio ambiente resultado de nossas próprias atitudes anteriores.
Contamos com vossa honrosa presença.
Wagner Fancio
Secretário Geral UDEsp
 

Resposta da Direção: 

A Direção desta revista agradece o convite e pede, desde já, desculpa por não poder estar presente, por motivos de força maior, no 12º Encontro da UDEsp, que esperamos tenha o sucesso almejado por seus participantes.

 

De: João Carlos Moreira (Embu das Artes, SP)
Segunda-feira, 14 de setembro de 2009 às 12:56:48

Olá meus amigos, eu estou prestes a perder minha família, pois um dia desses eu saí para uma reunião de trabalho e após isso, ao invés de ir para casa, fui até uma festa bebi e cheguei de madrugada e minha esposa foi embora com meu filho de cinco meses. Já fiz de tudo pra ela voltar para casa mas ela diz não querer mais morar lá, devido a esse acontecido e muitas coisas mais. Já não sei o que fazer; estou desesperado; não consigo viver longe de minha esposa e filho. Se puderem me ajudar por favor,  não sei mais o que fazer. Ela diz que vai arrumar um emprego e alugar uma casa e me deixar de uma vez, mas não quero perdê-los.
João Carlos

Resposta do Editor:

Na carta acima alteramos, por motivos óbvios, o nome do remetente, a quem sugerimos recorrer a uma instituição espírita para poder iniciar o indispensável tratamento contra o alcoolismo, que não é somente um vício mas uma doença que requer tratamento sério, aliando-se na terapia a medicina humana e a assistência espiritual, conforme já sugerido nesta revista, na edição 38, no texto “Alcoolismo e obsessão”, disponível em http://www.oconsolador.com.br/38/especial.html.

 

De: Mercedes A. Marson (Campo Grande, MS)
Terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 21:35:38

Foi uma alegria e satisfação ao "descobrir" essa publicação que nos faz crescer a fé, o entusiasmo no crescimento da humanidade.

Que Jesus os abençoe.

Mercedes
 

 

De: Márcia G.  (Recife, PE)
Segunda-feira, 14 de setembro de 2009 às 13:58:14

Como faço para assinar O Consolador?

Márcia
 

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que esta revista não adota o sistema de assinaturas. Para lê-la basta acessar o site www.oconsolador.com, sem necessidade de cadastro, senha ou pagamento.

 

De: José Roberto Vieira da Silva (Aracati, CE)
Terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 09:05:37

Gostaria de obter um minicurso de oratória, se possível até por e-mail, pois preciso repassar para alguns colegas de uma Casa Espírita. 
Eu preciso mais de um conteúdo organizado para repassar.
Atenciosamente,
José Roberto

Resposta do Editor: 

Já enviamos ao leitor, por e-mail, os subsídios de que dispomos com relação ao tema suscitado.

 

De: Bety Alves (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 11:37:42

Eu gostaria de saber se é possível através de vocês conseguir um contato com a autora do livro mediúnico de Leon Tolstoi. Algo além de minha imaginação ocorreu através de sonho referente a este homem que eu nem conhecia. Descobri que ela é uma intermediária das mensagens dele e eu preciso urgente falar com esta autora.

Bety

Resposta do Editor:

Já comunicamos à leitora o endereço eletrônico de Célia Xavier Camargo, que já psicografou obras do autor espiritual citado. Célia é, por sinal, membro do Conselho Editorial desta revista e autora da seção Espiritismo para crianças.

 

De: Cleide Silva Heredia (Rio de Janeiro, RJ)
Terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 13:22:36

olá! Adorei o site de vocês!

Grata!

Cleide

 

De: Carmen J. Facci (Fernandópolis, SP)
Terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 16:31:57

Espetacular o artigo "Espíritas e espirolas",  de Joana Abranches.

Perfeito...
Parabéns!

Carmen

 

De: Gilberto Carlos (Olinda, PE)
Domingo, 20 de setembro de 2009 às 20:03:56

Assunto: Especial 125 sobre pena de morte
Quero expressar os meus parabéns ao autor deste texto sobre a pena de morte pela clareza e precisão com que o mesmo pontuou o assunto, sem falar de como revisitou a história na sua abordagem. Eu, particularmente, obtive aqui esclarecimentos muito úteis sobre a questão.

Gilberto

 

De: Cláudio Luciano (Garanhuns, PE)
Sábado, 19 de setembro de 2009 às 12:59:48

Assunto: Especial 125 sobre pena de morte
Com certeza o povo brasileiro não está preparado para um plebiscito que discutisse a pena de morte, pois age, como afirma Hessen, pela emoção. Sempre que ocorrem crimes bárbaros, a população se volta para a pena de morte. Além de tudo, não pode ser feita PEC (proposta de emenda constitucional), pois a pena de morte é vetada pela CF88 em seu art. 47: "não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX", senda esta cláusula pétrea (Art. 60, § 4º, inciso IV da CF88).

Cláudio
 

 

De: Lindomar Leonardo (Guarani, MG)
Terça-feira, 15 de setembro de 2009 às 18:40:54

Assunto: Especial 124 Como nasceu o diabo (2).

Gostaria de receber se possível e-mail com as 2 partes dessa reportagem,  pois foi escrito de forma prática e de fácil compreensão. Dessa forma torna-se mais fácil sua divulgação via e-mail de amigos.

Sugestão de Reportagem: As Religiões antes de Cristo.

Obrigado.
Lindomar


Resposta do Editor: 

Comunicamos ao leitor que todas as edições desta revista podem ser lidas, bastando para isso clicar no link “Edições anteriores”. Adotamos, no entanto, por norma não enviar textos da revista a quem quer que seja. Para lê-la é preciso que o interessado acesse nosso site.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita