WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 127 – 4 de Outubro de 2009

ELSA ROSSI 
elsarossikardec@googlemail.com
Londres, Inglaterra (Reino Unido)


A técnica do abraço no VIII Encontro Espírita Holandês

 
A parte da manhã fora muito produtiva. Discorremos sobre o tema que versou sobre a unificação do trabalho no bem. Apresentando slides em português e holandês, diante de um público muito interessado e participativo, com a ajuda do confrade Matheus, nativo do país, que fala muito bem o idioma português, pudemos passar a nossa mensagem.

O tema fora inspirado nos cursos que o Conselho Espírita Internacional (CEI) vem oferecendo para preparar e esclarecer o trabalhador espírita, ou todo aquele que tiver interesse em conhecer o funcionamento da coordenação de Estudos Espíritas nas áreas Doutrinárias e Administrativas.

É sabido que o CEI oferece um rico material nas áreas da Mediunidade, da Evangelização Infantil e da Preparação do Trabalhador Espírita e, com isso, vem dando oportunidade a todos os países terem acesso aos Manuais que são oferecidos e aos livros espíritas em diversos idiomas.

O programa estava sendo seguido dentro do horário, com todo o aproveitamento possível. Em seguida, logo após a pausa para o coffee break, lançamos em holandês e português a Campanha da Gentileza. Aproveitamos a oportunidade e dividimos o público em sete grupos para, logo depois do almoço, trabalharmos uma dinâmica de grupo.

O tempo para o almoço deixado pela organização fora de uma hora, para que o público pudesse confraternizar, trocar ideias, enfim, desfrutar um momento de descontração que, no final, deixa saudades.

No retorno, formadas as equipes com 3 a 4 pessoas, pedimos que todos se pusessem em pé e explicamos a técnica do abraço. Consiste ela em pedir aos presentes que abracem o maior número possível de pessoas no recinto; irmãos da direita, da esquerda, do canto da sala, enfim, foram quase 10 minutos de abraços e sorrisos e muita emoção, que abrangeu até mesmo aqueles que não haviam ainda trocado um simples bom dia. A irmã holandesa Leus e a outra irmã das Antilhas ficaram emocionadas e gostaram muito desse momento.

Passou-se em seguida para a interpretação de frases distribuídas a cada grupo, que leram, trocaram ideias e depois apresentaram uma síntese do assunto, diante do grupo todo. Novamente momentos de alegrias, quando a holandesa Loes trouxe a primeira interpretação.

Quando mais tarde foi perguntado qual o momento mais significativo do dia, imediatamente duas pessoas responderam: o abraço.

Vemos que, a gentileza, o abraço, a troca de emoções e energias não têm fronteiras nem língua falada específica, mas a linguagem do amor fraternal que ilumina corações e traz os irmãos de todas as terras para o mesmo solo do amor cristão que enobrece a nossa vida em terras de além-mar.


Leia sobre o VIII Encontro Espírita Holandês a reportagem de Claudia Werdine publicada na edição 126 desta revista, disponível em
http://www.oconsolador.com.br/ano3/126/especial2.html

 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita