WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Internacional
Ano 3 - N° 129 – 18 de Outubro de 2009

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha) 

 

Um sucesso o VII Congresso Nacional de Espiritismo

O congresso, que teve por tema central “Cultura e Espiritismo”, reuniu na cidade portuguesa de Viseu 585 congressistas
 

Após muito trabalho e dedicação intensa da Comissão de Coordenação, Portugal realizou nos dias 4 e 5 de outubro o VII Congresso Nacional de Espiritismo, uma organização da Federação Espírita Portuguesa em conjunto com a Associação Sociocultural Espiritualista de Viseu (fotos).

A acolhedora cidade de Viseu foi a escolhida para sediar o evento e o Pavilhão Multiusos abriu suas portas para receber os 585 congressistas, representantes dos 36 Centros Espíritas federados localizados em várias cidades do país, bem como do Brasil, Suíça, França e África do Sul.

Estiveram também presentes no evento a RTP (televisão pública) e o Jornal NM2, além da TV Espírita, que transmitiu as atividades do Congresso ao vivo. 

O tema central foi “Cultura e Espiritismo”, tendo como subtemas Ciências Médicas e Biológicas, Arte e Ciências Humanísticas e Ciência, Filosofia e Religião.

Para a cerimônia de abertura do evento foram convidados o Dr. Américo Nunes, que representou o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Divaldo Pereira Franco,  José Raul Teixeira,  Vítor Féria, vice-presidente da Federação Espírita Portuguesa, e Major António Mendonça, presidente da Subcomissão de Análise de Temas, para comporem a mesa diretiva.

Dando continuidade ao programa iniciou-se um belo momento cultural onde todos se emocionaram com a apresentação da jovem fadista Mara, do Coral Allan Kardec da Associação Social, Cultural e Espiritualista de Viseu e do Coro Infanto-Juvenil Mozart.

Compondo as atividades de abertura do evento foram exibidos trechos do filme “Jesus de Nazaré” ao som do coral Allan Kardec e, visando a homenagear Francisco de Assis pelo seu dia, exibiram-se também trechos do filme “Irmão Sol, irmã Lua”. 

As palavras iniciais de boas-vindas ficaram a cargo de Arnaldo Costeira, presidente da Federação Espírita Portuguesa, que agradeceu a presença de todos e divulgou em seguida uma mensagem psicografada em reunião mediúnica em 16 de julho de 2009, assinada pelo Espírito de Isidoro Duarte Santos,  homenageado nesta oportunidade por ter sido um dos principais elos de ligação do Movimento Espírita inicial com o surgido após o 25 de Abril de 1974, data da revolução que tirou o país da ditadura.   

Um apelo do saudoso Isidoro Duarte Santos à Paz e à União entre todos os espíritas 

Vale destacar os seguintes trechos da mensagem:

(…) Caros congressistas, uma nova era se apresenta à vossa, à nossa frente, que exige de todos aqueles que abraçamos com paixão a Doutrina Libertadora, trabalho, dedicação, amor fraterno e, também, mais vigilância.

(...) Abraçamo-vos a todos com afeto e deixamo-vos um desafio: Fazei a Paz e a União entre todos os espíritas. São bem poucos e nosso Mestre Amado apontou um caminho bem fácil. Só é preciso percorrê-lo com lealdade e amor. 

A seguir, a Associação Social e Cultural Espiritualista de Viseu presenteou a Federação Espírita Portuguesa com um busto de Allan Kardec, que foi apresentado por Arnaldo Costeira e descerrado por Divaldo Franco. 

A conferência inaugural foi proferida por José Raul Teixeira, que apresentou brilhantemente o tema “A Evolução da Ciência e a Doutrina Espírita”. 

Nos intervalos e horários de almoço a confraternização maior estava presente no espaço reservado onde Divaldo Franco e Raul Teixeira dedicavam parte do seu tempo para autografar obras por eles psicografadas. 

Dando continuidade às atividades do período da tarde, foi realizado o 1º Painel, subordinado ao tema "Ciências Médicas e Biológicas", com uma conferência de Divaldo Pereira Franco, que, embalado por seu costumeiro e contagiante entusiasmo, brindou a todos com uma esclarecedora conferência intitulada “Espiritismo e a Atualidade Científica”. 

Durante a tarde, ainda dentro do mesmo Painel, várias palestras foram proferidas, a saber: 

  • Medicina e Espiritismo – Dra. Maria Carlos (Viseu)

  • Glândula Pineal – Ponte entre duas realidades – Henrique Lourenço (Viseu)

  • Dissecando a Morte – Paula Amorim (Porto).

Vista do pavilhão

Vista parcial do público

Palestra de abertura com Raul Teixeira

Apresentação do coral

Nilson de Souza Pereira,
durante homenagem

Homenagem a Alda Albuquerque

Palestra de encerramento com
Divaldo Pereira Franco

Voluntários no momento musical

Livraria

Divaldo concedendo autógrafos

Raul Teixeira durante autógrafos

“Arte e Ciências Humanísticas” foi o tema central do 2º
Painel do congresso

Finalizando as atividades do primeiro dia, ocorreu um momento muito peculiar. Às 18 h, antecedida por uma prece, deu-se início a uma reunião pública de psicografia. Foi uma atividade que contou com a participação de 10 médiuns, colocados à mesa, e teve duração de cerca de 15-20 minutos. No dia seguinte, visando transmitir ao público mensagens edificantes de estímulo ao trabalho, foram lidas em plenário trechos de algumas mensagens, preservando-se, porém, a identidade do Espírito comunicante bem como a identidade dos médiuns.

Um novo dia amanhecia e com ele a expectativa de todos para mais um dia de trabalho, estudo e confraternização.

Às 9h30 iniciaram-se as atividades com a realização do 2º Painel, denominado “Arte e Ciências Humanísticas”. Dessa vez a conferência principal foi proferida por José Raul Teixeira, que abordou com maestria o tema “Manifestações artísticas da natureza humana e Espiritismo na Arte”.

Dentro desse Painel, foram apresentadas posteriormente as seguintes palestras:

  • Música e Espiritismo - António Silva (Viseu)

  • Arte, Inspiração e Genialidade - José Ucha e Manuel Costa (Lisboa)

  • Fernando Pessoa… Médium! - Emanuel Almeida (Viseu).

Durante o horário de almoço, os congressistas tiveram algumas excelentes opções para aprenderem um pouco mais sobre a Doutrina Espírita, a saber:

1. Exposição de Vida e Obra de Allan Kardec;

2. Exposição dos precursores do Movimento Espírita Português com biografia e fotos de muitos deles. Durante o Congresso também foi exibido um vídeo visando homenagear esses precursores.

3. Exposição  de pinturas mediúnicas  -  psicopictografias  de Florêncio Anton e de José Medrado.

Ressalte-se também a grande quantidade de livros expostos para venda na livraria da Federação Espírita Portuguesa, Mansão do Caminho e Remanso Fraterno.

Na conferência de encerramento, feita por Divaldo Franco, a emoção tomou conta de todos

Após o almoço, o programa iniciou-se com o 3º Painel, no qual Arnaldo Costeira apresentou de maneira clara e objetiva o tema “Ciência, Filosofia e Religião”.

Dando continuidade foram proferidas as seguintes palestras:

  • Pensamento - Atributo do Espírito, Eugénio Marques (Viseu)

  • O dia em que a Ciência descobriu o Espírito, Paulo Silva (Viseu)

  • A marcha da espiritualidade através dos tempos, Fernando Santos (Coimbra)

  • Formação Doutrinária. Kardec e Herculano Pires, Antero Ricardo (Lisboa).

Antecedendo o encerramento do VII Congresso Nacional de Espiritismo, novo momento musical apresentado por pela fadista Mara, pela cantora lírica Ana Celeste e pelo Coral Allan Kardec encheu os corações dos presentes de emoção e alegria.

Divaldo Pereira Franco foi convidado para proferir a conferência de encerramento explanando sobre o Espiritismo como doutrina do amor de Jesus e uma nova proposta científica, religiosa e filosófica para a humanidade. A emoção tomou conta de todos quando Divaldo encerrou a conferência com a bela prece de gratidão.

Antes das despedidas finais, como reconhecimento ao esforço e dedicação, cada palestrante e artista recebeu da Comissão Organizadora uma simbólica lembrança.

Um momento especial ocorreu em função da homenagem de gratidão a Alda Albuquerque, secretária da Comissão coordenadora do Congresso, pelo seu trabalho anônimo de investigação histórica sobre o espólio e os arquivos da FEP, assim como a  Nilson de Souza Pereira, presidente da Mansão do Caminho, pelo importante trabalho que realiza no campo social.

As palavras finais foram proferidas por Arnaldo Costeira, presidente da Federação Espírita Portuguesa, o qual desejou que este evento seja um ponto de arranque para a transformação definitiva da visão da sociedade sobre a Doutrina, daí a escolha do tema “Cultura e Espiritismo”, conferindo intelectualidade e espiritualidade onde ainda permanecem o obscurantismo e o misticismo.


Colaboração e fotos: Nuno Emanuel, de Lisboa, Portugal.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita