Um confrade residente em
Portugal pergunta-nos se os
clones têm alma.
É evidente que sim, uma vez
que, se não fossem dotados
de alma, não chegariam a
viver.
O assunto é tratado por
Kardec na questão 356 d´O
Livro dos Espíritos, que
adiante reproduzimos:
356. Entre os natimortos
alguns haverá que não tenham
sido destinados à encarnação
de Espíritos?
“Alguns há, efetivamente, a
cujos corpos nunca nenhum
Espírito esteve destinado.
Nada tinha que se efetuar
para eles. Tais crianças
então só vêm por seus pais.”
a) Pode chegar a termo de
nascimento um ser dessa
natureza?
“Algumas vezes; mas não
vive.”
b) Segue-se daí que toda
criança que vive após o
nascimento tem forçosamente
encarnado em si um Espírito?
“Que seria ela, se assim não
acontecesse? Não seria um
ser humano.”
*
É preciso entender que se
aplica o entendimento acima
aos animais superiores, como
a célebre ovelhinha Dolly,
cuja história comoveu
cientistas e leigos.
Esta é também a opinião de
uma especialista no assunto,
nossa confreira Carmem Lúcia
Sartori Rocha, doutora em
Genética, docente na
Universidade Estadual de
Maringá, conforme entrevista
publicada na edição 7 desta
revista, que o leitor pode
ler acessando este link:
http://www.oconsolador.com.br/7/entrevista.html.
De forma resumida, podemos,
então, afirmar que o clone,
seja de um homem, seja de um
animal superior, havendo
sobrevivido ao nascimento, é
indubitavelmente dotado de
alma, visto que a vida fora
do ventre materno depende do
perispírito, envoltório
fluídico da alma, que Paulo
de Tarso chamava de corpo
espiritual e André Luiz
designa às vezes como
psicossoma ou campo
psicossomático.
Em seu livro Evolução em
Dois Mundos, 2ª parte,
cap. XV, págs. 201 a 203,
André Luiz nos informa que o
veículo de manifestação do
ser encarnado pode ser
dividido em duas partes
essenciais: o hemisfério
visível ou campo somático e
o hemisfério invisível, ou
campo psicossomático. No
campo somático, temos o
comboio fisiológico
tangível. No campo
psicossomático, encontramos
o perispírito definido por
Kardec, ou corpo espiritual,
que preside a todas as
formações do cosmo físico.
Verifica-se, assim, que o
perispírito ou psicossoma
não é, pois, um simples
envoltório da alma, mas
participante ativo na tarefa
de manutenção da vida do
corpo físico, fato que torna
imprescindível sua presença
nos seres vivos.
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